O Programa de educação a distância do Sebrae oferece 20 cursos gratuitos destinados a empresários de microempresas.
Entre eles, estão:
Um processo de atendimento abrange questões que são essenciais em qualquer empresa e que devem ser compreendidas e colocadas em prática da forma mais adequada ao negócio.
O curso ATENDIMENTO AO CLIENTE propiciará aos participantes condições para identificar aspectos que contribuem com a satisfação do cliente, para refletir criticamente sobre o atendimento em suas empresas e para o planejamento de ações que possibilitem resultados positivos na satisfação dos clientes.ocesso de atendimento abrange questões que são essenciais em qualquer empresa e que devem ser compreendidas e colocadas em prática da forma mais adequada ao negócio.
Direcionado a clientes do Sebrae, empresários e profissionais de atendimento que mantenham contato direto com os clientes, o conteúdo do curso é distribuído em módulos e unidades que tratam dos seguintes temas: Tratar bem ou atender bem, Superando as expectativas do cliente, A escada da lealdade e Diretrizes para o tratamento de reclamações.
Para proprietários de negócio com menos de dois anos que queiram concretizar a presença do seu empreendimento na internet, o curso INTERNET PARA PEQUENOS NEGÓCIOS oferece a oportunidade de conhecer as ferramentas disponíveis no ambiente virtual para elaborar estratégias de participação nesse mercado.
O conteúdo está distribuído em quatro módulos, cada um composto por unidades que tratam, por exemplo, dos temas: Como encontrar e ser encontrado na Internet, Usando redes sociais no seu negócio, Usando o Google nos seus negócios e a Construção da presença na internet.
As redes sociais estão revolucionando a relação entre empresas e consumidores. Por isso, a gestão do marketing das microempresas brasileiras tem que continuar evoluindo para a interação com consumidores.
Microempresas que não usam esses canais como ferramenta de negócio perdem benefícios no relacionamento com o cliente e na divulgação de promoções de produtos e serviços, entre outros.
Direcionado aos empresários dos micro e pequenos negócios e interessados em preparar sua empresa para atividades de exportação, o curso PLANEJAMENTO PARA EXPORTAR propiciará aos participantes a compreensão da empresa como uma organização sistêmica, o desenvolvimento de atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada e a incorporação no cotidiano da empresa de princípios da gestão integrada, visando à eficácia empresarial.
O conteúdo está distribuído em seis módulos que tratam dos seguintes temas: A Importância da Exportação para as Empresas, Internacionalizando a Empresa, Quem Pode Exportar, Definindo Produto e Mercados, Planejamento Estratégico e A Importância dos Aspectos Culturais.
Para obter mais informações sobre os cursos a distância do Sebrae, tais como conteúdo programático, carga horária e certificado de conclusão acesse http://www.eadsebrae.com.br.