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Cultura organizacional: a sua empresa tem uma?

Cultura organizacional: a sua empresa tem uma?

Se você perguntasse aos funcionários qual o propósito da empresa, eles conseguiriam responder? Em um negócio forte e sustentável, é importante que não apenas as autoridades maiores tenham consciência da razão de ser da organização, mas toda a equipe. Essa consciência é alinhada por meio da chamada cultura organizacional.

Para verdadeiramente se comprometerem com os objetivos da organização e, com isso, terem condições de contribuir com o planejamento estratégico, é necessário que os funcionários acreditem na empresa e entendam o valor das suas funções dentro dela.

No entanto, para se chegar a este cenário ideal, é preciso dedicação e esforço, principalmente da alta liderança, em construir e manter uma cultura organizacional forte.

Pensando nisso, neste post, os profissionais do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) preparam um conteúdo completo com tudo que é necessário você saber para começar a desenvolver a sua. Acompanhe!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional de uma empresa (também chamada cultura empresarial) é um conceito amplo que define a forma com que a organização conduz seus negócios e em como trata seus clientes e colaboradores.

É, portanto, definida como um conjunto de crenças, costumes, valores, pressupostos, hábitos, comportamentos e regras compartilhadas por dentro de uma empresa.

Além disso, a cultura organizacional também engloba a missão, a visão e os valores do negócio, além de um conjunto de regras que são respeitadas, conscientemente ou de forma inconsciente, por toda a equipe.

Uma empresa de cosméticos, por exemplo, que adota uma política “cruelty free” inclui essa prática em sua cultura organizacional. Até mesmo normas simples do dia a dia, como a existência de um dress code, são parte de um conjunto de práticas organizacionais.

Os tipos de cultura organizacional

No passado, e mesmo recentemente, muitos profissionais se dedicam a estudar e compreender a cultura organizacional.

Desses estudiosos, foi Charles Handy que definiu quatro tipos de cultura. Vamos conhecê-las!

Cultura de poder

Sem dúvidas, esta é a cultura organizacional mais comum, onde quem está mais próximo do centro de poder possui mais influência e poder de decisão. Enquanto as pessoas mais afastadas desse centro não possuem voz ativa e assumem uma postura passiva e obediente.

Apesar de demonstrar uma hierarquia clara e bem definida, o tipo limita o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa.

Cultura de tarefa

Nas organizações que adotam a cultura de tarefa, as equipes são normalmente orientadas por atingimento de metas, seja para desenvolver um projeto ou solucionar um problema.

Nesta cultura o poder é definido com base na experiência e a liderança se alterna conforme o projeto que está sendo desenvolvido.

Cultura de pessoa

Uma empresa que adota uma cultura centrada nas pessoas valorizam, acima de tudo, os seus colaboradores. Com isso, eles têm espaço para crescer e se desenvolver tanto dentro quanto fora da empresa.

Cultura de papel

Essa cultura foca nos papéis desempenhados pelos membros da empresa. Ou seja, as estruturas hierárquicas são bem definidas, o que impede a flexibilidade das tarefas, já que a pessoa deve apenas realizar o que foi determinado.

O modelo também é fortemente orientado por regras. Os profissionais já têm clareza quanto ao que devem fazer. O lado negativo é que não haverá muito espaço para mudanças nem inovações, afetando o crescimento da empresa.

Através dessas classificações, você conseguiu enxergar a cultura organizacional da sua empresa?

Saber identificá-la é essencial, pois os valores e crenças determinam as escolhas. Isto é, a adequação ao perfil da empresa será um critério relevante em avaliações de desempenho, processos de seleção e sistemas de recompensa.

A importância de ter uma cultura bem definida

A cultura é um dos pilares responsáveis por sustentar o sucesso de qualquer organização. Ela influencia no dia a dia e no futuro da empresa. Como? Veja a seguir!

  • A cultura organizacional contribui significativamente para a construção de uma identidade, a qual é transmitida internamente (entre os funcionários) e também para o público externo (clientes e parceiros, por exemplo);
  • Empresas com uma cultura organizacional forte têm mais visibilidade no mercado e são foco de interesse de dezenas de profissionais, o que ajuda a atrair talentos e desenvolver equipes de alta performance;
  • Culturas que valorizam os funcionários estimulam-os a se envolverem mais profundamente no trabalho, o que, consequentemente, aumenta a produtividade;
  • Culturas organizacionais fortes transformam funcionários em defensores da marca;
  • Investir na gestão da cultura organizacional é uma das maneiras de fortalecer os laços entre equipe e fomentar o trabalho colaborativo.

Por todos os motivos acima listados, fica óbvio que uma empresa que conhece e atua proativamente na construção de uma cultura organizacional é capaz de gerar maior lucratividade.

Como melhorar a cultura organizacional da sua empresa

Embora possa parecer difícil mudar algo tão subjetivo quanto a cultura de uma empresa, sempre é possível aperfeiçoá-la e remodelá-la.

Contudo, tenha em mente que essa mudança não será imediata, é um trabalho a ser desenvolvido a longo prazo.

Algumas orientações podem ser essenciais neste processo de melhoria da cultura organizacional; confira.

  • Primeiramente, entenda sua cultura organizacional atual.Esse trabalho pode ser feito por meio de uma pesquisa interna, visando entender qual é a compreensão que os próprios colaboradores têm da cultura.
  • Com o cenário atual avaliado com um olhar crítico, defina um objetivo a ser atingido. Neste ponto, não esqueça de envolver toda a equipe nesse trabalho, afinal, a cultura organizacional é construída por todos os que se envolvem com a empresa.
  • Por gostarmos de hábitos e rotinas, é importante conscientizar toda a equipe sobre a necessidade de mudança; Mostre os problemas e as soluções, os malefícios dos costumes atuais e os benefícios dos novos.
  • Uma comunicação eficaz aproxima as pessoas dos objetivos da empresa, promove alinhamento de expectativas e desenvolve a união necessária para que o processo de mudança seja o menos doloroso possível. Por isso, fortaleça-a!

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Rodrigo Huback de Azevedo

Rodrigo Huback de Azevedo

Entrou no jogo
Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

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