CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cuidados evitam doenças e diminuem custos na suinocultura

Cuidados evitam doenças e diminuem custos na suinocultura

090

A sanidade, ou a saúde, é um dos pilares de sustentação da produção intensiva de suínos e seus principais objetivos são diminuir riscos e reduzir custos para o produtor. Para isso, é preciso aplicar medidas de biossegurança, programas de vacinação, medicações profiláticas e programas de limpeza e desinfecção.

As monitorias sanitárias são realizadas para constatar, qualificar e quantificar o nível sanitário dos suínos em relação a determinada doença ou infecção. Os médicos veterinários identificam se determinada granja está livre de doenças ou qual o nível que elas apresentam, orientando os criadores com medidas preventivas e de cura.

Essas monitorias podem ser feitas nos animais, no ambiente onde estão alojados, nos insumos utilizados no sistema de produção (água, ração, medicamentos) e nas pessoas que trabalham com esses animais.

Para manter o nível de contaminação ambiental sob controle, é necessária a realização de um programa de limpeza e desinfecção da granja. Além de proporcionar higiene e saúde, essa atitude garante um sistema mais eficiente e lucrativo.

Podem ser adotadas práticas simples, como:

  • Evitar a presença de fezes no piso;
  • Evitar a proximidade de leitões doentes e sadios;
  • Evitar contato com instrumentos de trabalho sujos e contaminados;
  • Separar roupas e botas exclusivas para uso na granja;
  • Limitar o número de visitantes nos criatórios.

 

Essas práticas de monitoria, limpeza e desinfecção trazem benefícios ao criador em termos de melhoria do desempenho e da produtividade. Além disso, reduzem os gastos com medicamentos, animais refugados e doenças como parasitas, diarréias, problemas de pele e respiratórios.

 

Fique por dentro de outros cuidados com a suinocultura. Clique no link abaixo e conheça uma cartilha que fornece informações e recomendações simples para o crescimento do empreendimento com a prática da responsabilidade ambiental. Acesse: http://bis.sebrae.com.br/OpacRepositorioCentral/paginas/downContador.zhtml?uid=A4DEFB9FA25C1277832574570050C804

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é