CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Criação de Caprino: ótima opção de atividade econômica

Criação de Caprino: ótima opção de atividade econômica

137

O leite de cabra é consumido de diversas maneiras, desde a simples pasteurização e a produção de queijos finos, iogurtes e bebidas lácteas, até na indústria de cosméticos. A criação de caprinos para leite e corte apresenta-se como uma opção de atividade econômica, especialmente para a pequena propriedade rural, capaz de fornecer alimento de qualidade para diferentes segmentos de mercado.

O baixo nível de consumo de produtos caprinos no Brasil, aliado à crescente demanda por proteína animal de qualidade, com reduzidos teores de colesterol e de gorduras saturadas, são características que permitem vislumbrar boas oportunidades para o desenvolvimento da caprinocultura.

A esta demanda crescente de consumo, associa-se os grandes eventos desportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas de 2016, que geram uma expectativa de forte entrada de turistas no país. Este fluxo turístico, associado ao contínuo aumento do consumo nacional e internacional relacionado com as qualidades dos produtos lácteos de caprinos, proporcionará novas possibilidades ao setor nos próximos anos.

Mercado

Tanto no Brasil quanto no exterior, o mercado tem se mostrado aquecido, com tendência a aumentar o consumo de carne fresca ou resfriada em substituição à carne congelada, fato que poderá favorecer as regiões que consigam produzir durante maior número de meses ao ano. As características dietéticas, a maior digestibilidade quando comparado ao leite de vaca e a possibilidade de consumo por pessoas com dificuldades digestivas ou com alergias alimentares colocam o leite de cabra como um importante componente na indústria alimentar.

Sua produção tem como foco principal a fabricação de queijos, mas uma porção relevante é comercializada como leite fluido, em pó ou congelado. Acrescente-se, ainda, o seu emprego como matéria prima na indústria de cosméticos. Com a elevação da renda média da população, há o aumento do consumo de produtos de couro, em especial na indústria de móveis, calçados e no setor automobilístico. A pele de caprinos é um importante derivado da pecuária de corte, sendo o produto com maior potencial de agregação de valor. Entretanto, ações devem ser estabelecidas para a valorização do produto, envolvendo desde práticas de manejo adequadas por parte dos produtores, até políticas de valorização do produto junto à indústria de curtumes.

Veja a ficha completa de negócios. Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-neg%C3%B3cio-para-cria%C3%A7%C3%A3o-de-caprino,2014

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae