CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Criação de bovinos para corte

Criação de bovinos para corte

A pecuária de corte está entre as principais criações brasileiras, sendo grande responsável pelo fornecimento de proteína de origem animal para o ser humano, em conjunto com aves, suínos e peixes.

sebrae mercados, gado de corte

A pecuária de corte é encontrada em todo território nacional, e sua produção é baseada em vários níveis tecnológicos e, consequentemente, em diferentes níveis de produtividade. Diante disso, a maior demanda por alimentos que ocorreu durante e está ocorrendo após a Copa do Mundo de 2014 e a abertura de novos mercados internacionais criarão oportunidades para aumentar a produção e produtividade da carne bovina no Brasil.

De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, até as Olimpíadas o número de turistas estrangeiros no Brasil deve chegar a 10 milhões ao ano, número bem superior ao de 2012, quando 5,6 milhões de turistas internacionais vieram ao país. Portanto, estes turistas serão consumidores potenciais da carne bovina brasileira em território nacional e nos seus países de origem, já que a carne brasileira é exportada para mais de 135 países.

Projeções para o mercado interno de carne bovina: Segundo o Ministério da Agricultura, estima-se que daqui a 10 anos o consumo brasileiro de carne bovina será de 9,4 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de aproximadamente 25% no período (BRASIL, 2012).

Carnes especiais: A produção e comercialização de carnes especiais, aquelas de alta qualidade e valor agregado é tendência de crescimento no Brasil. Os eventos esportivos que se aproximam podem consolidar ainda mais este segmento.

O aumento da produção de carne bovina brasileira se sustenta com o aumento da demanda interna, pois, segundo o governo federal, daqui a 10 anos o consumo interno de carne bovina será de 9,4 milhões de toneladas. As políticas de transferência de renda, melhorias no poder aquisitivo da população de baixa renda e o crescimento da economia do país poderão fazer com que aumente o consumo deste produto por parte da população. Todavia, os custos internacionais de alimentos, bem como as barreiras sanitárias, são aspectos que merecem atenção do setor produtivo.

Segundo informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o número de refeições diárias preparadas no país deve subir dos atuais 62 milhões para 70 milhões em 2014. Ainda segundo dados da última pesquisa de orçamentos familiares, de 2010, 31,2% dos gastos com alimentação foram feitos fora de casa. Nos Estados Unidos e na Europa, esse percentual supera 50%. Portanto, há espaço para que aumente a demanda de carne bovina neste segmento, o que ajudaria a sustentar o crescimento projetado pelo governo.

 

Para mais informações sobre esta oportunidade de negócio acesse: Sebrae 2014

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae