CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Criação de aves ornamentais como oportunidade de negócios

Criação de aves ornamentais como oportunidade de negócios

sebrae mercados, Criação de aves ornamentais

As pessoas que habitam os grandes centros urbanos têm uma necessidade cada vez maior de se aproximar do campo e da natureza, muitas vezes como hobby em suas horas vagas. A criação de aves ornamentais é uma alternativa para favorecer este processo.

Aspectos relacionados às técnicas de cuidado e criação, bem como as licenças e autorizações para a criação de aves ornamentais já estão evoluídos, não representando riscos de descumprimento das leis de proteção aos animais, assim como as normas do IBAMA para criação de animais exóticos.

As pessoas de modo geral buscam companhia e realização pessoal na atividade relacionada a cuidar de bichos de estimação. Segundo vários terapeutas, é uma excelente forma de manter o equilíbrio entre a saúde física e mental, reduzindo os níveis de stress e depressão.

Aspectos como a grande variedade das espécies e suas diferenças nas cores, tamanhos e formas, acabam gerando um senso de competição entre os criadores, sejam eles admiradores que se dedicam a cuidar de poucas aves, ou mesmo os criadores em escala, que buscam aperfeiçoamento constante das técnicas de manejo e reprodução das espécies. E esta competição acaba promovendo eventos em que os animais são expostos e cativam a atenção e interesse de novos adeptos, tornando o negócio de criação de aves ornamentais interessante sob o aspecto financeiro.

O principal mercado associado à demanda por animais deste tipo está relacionado a outro mercado que se apresenta em expansão, que é a grande quantidade de pequenas chácaras que vem sendo criadas próximas aos centros urbanos.

Buscando refúgio da agitação do dia-a-dia, as pessoas estão estruturando pequenas chácaras onde podem levar seus filhos e netos para proporcionar um contato maior com a natureza. Este é o cenário perfeito para a introdução de aves ornamentais, tanto terrestres quanto aquáticas.

O prazer que proporciona às pessoas, o sentimento de cuidar destes animais, alimentá-los, montar estruturas adequadas para sua permanência e exibição, acaba conquistando-as e tornando-as grandes admiradoras da beleza dos animais.

Não existem estatísticas muito confiáveis a respeito do tamanho deste mercado, uma vez que é desconhecido o número de pessoas que praticam esta atividade como hobby e comercializam informalmente os animais.

O comércio informal pode estar relacionado com tráfico de animais silvestres, o qual se configura como o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

Estima-se que o mercado ilegal de animais silvestres em todo o mundo movimente uma quantia superior a 15 bilhões de dólares. A rentabilidade deste negócio é inversamente proporcional ao imenso prejuízo causado a diversas espécies animais. Estudos comprovam que para cada animal comercializado fora das normas, ilegalmente, outros dez perecem.

O Brasil participa desse mercado ilegal com aproximadamente US$ 2 bilhões ao ano. Estes dados demonstram a grande oportunidade que existe para o desenvolvimento de negócios associados à criação de aves ornamentais, que ao serem devidamente legalizados, podem tomar o espaço que vem sendo ocupado de forma clandestina.

Quer saber mais sobre o segmento de aves? Acesse a seção de Agro do Sebrae Mercados.

Fonte: Sebrae.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae