CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Crédito cooperativo se fortalece no Amazonas

codajas Codajás é um município do estado do Amazonas, distante de Manaus cerca de 280 quilômetros. O meio de acesso é por um expresso de barco que demora cerca de 6 horas. Codajás tem aproximadamente 10 mil habitantes e sua economia é baseada, principalmente, no extrativismo do açaí.

A única forma de acesso da população a serviços financeiros é pelo Bradesco, que mantém uma agencia na cidade, e pelo correspondente bancário dos Correios. No entanto, desde o dia 7 de fevereiro de 2013, o município passou a contar com uma cooperativa de credito, a Codcred.

A Codcred, que é a segunda cooperativa de crédito do Estado – a primeira foi a Solicred, instalada em Benjamim Constant em 2009 – contou com o apoio do Sebrae, OCB, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura Municipal e Sistema Cresol.

A cooperativa é uma conquista de um grupo de 35 pessoas, entre agricultores, comerciantes e poder público de Codajás, que em 2009 iniciaram todo um processo de mobilização no município e que agora conseguiram materializar o sonho de ter sua própria instituição financeira.

As perspectivas são bem otimistas quanto ao desenvolvimento e crescimento da cooperativa, pois o município já percebe a importância da cooperativa para a população e para a economia local.

A cooperativa mista de extração de frutos de Codajás se revela um dos principais associados da Codcred, por onde pretende realizar suas movimentações financeiras. O comércio local também busca maiores informações a respeito da cooperativa, assim com muitos outros moradores da cidade que já foram pessoalmente até a sede da cooperativa para se inteirar do novo empreendimento coletivo. Assim pude constatar nesse período em que estive visitando o local.

Deixo aqui meus parabéns e desejos de muito sucesso aos 35 empreendedores que acreditaram no sonho que se tornou realidade para aquela comunidade. Sem dúvida alguma, um grande feito até aqui. Diria ainda que a grande batalha está por vir, ou seja, colocar esse empreendimento em funcionamento e que possa cumprir seu objetivo social, econômico e da inclusão financeira de pessoas.

Leia mais

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae