CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

CRAB INAUGURA A EXPOSIÇÃO “RETRATOS ILUMINADOS”

CRAB INAUGURA A EXPOSIÇÃO “RETRATOS ILUMINADOS”

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, situado no Rio de Janeiro convida o público para visitar a exibição de bordados, Retratos Iluminados, a partir de 2 de junho até 3 de setembro.

A produção surgiu através da parceria dos irmãos Campana com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), e as bordadeiras das comunidades de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas, incentivada pelo Sebrae e pelo governo do estado de Sergipe.

O IPTI desenvolve projetos sociais ligados à economia criativa, integrando arte, ciência e tecnologia e o Instituto Campana busca resgatar habilidades manuais que estão fadadas ao desaparecimento ou restritas as pequenas comunidades.

Neste projeto, os Campana se uniram aos artesãos para dar vida a projetos que compartilhem técnicas e materiais, sem descaracterizar o modo de fazer tradicional, estimulando a liberdade criativa. Segundo Fernando Campana, o design pode ser uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas.

A ideia de confeccionar grandes bordados com pontos em cruz e redendê, usados tradicionalmente em retratos surgiu dos Campana. A mudança veio no tema, saíram dos típicos da região, como fuga do habitual. “Quisemos colocar as bordadeiras como protagonistas e que elas mostrassem os seus rostos, como um ato afirmativo”, conta Humberto Campana.

Renata Piazzalunga, cofundadora do IPTI, comenta sobre o apoio que as equipes recebem dos designers, que fazem a ponte entre os projetistas e os artesãos, e os projetos acabam sendo sistematizados, documentados e viram exemplos de metodologias de abordagem para o Sebrae.

“Com os resultados apresentados até o momento, é possível mostrar um artesanato que mantém as técnicas tradicionais e a identidade local, porém com inovação e adequado às necessidades do mercado”, diz Maíra Fontenele, coordenadora nacional do CRAB. 

O Sebrae atua diretamente no reposicionamento mercadológico do artesanato, e o projeto é uma das ações focada nessa estratégia. Através dele o artesão tem a chance de ampliar sua linha de produtos e rede de contatos, desenvolvendo produtos mais inovadores e competitivos.

Bordados Iluminados

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga