Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Covid19: Como se prevenir e preparar caso exista algum caso próximo de você

Covid19: Como se prevenir e preparar caso exista algum caso próximo de você

No atual momento em que estamos, a pandemia da covid-19 gerou dúvidas, incertezas e muitas perdas. E enquanto alguns puderam ficar em casa para amenizar o contágio, outros tiveram que manter suas idas ao setor de trabalho.

Mas como se prevenir? Caso tenha tido contato com alguém que apresenta sintomas, o que fazer?

Não se sinta sozinho ao se perguntar isso. Afinal, todos passamos por situações como essa, e precisamos renovar as informações, como quando se substitui os pisos comuns por piso industrial. 

Resolvemos, então, reunir um apanhado de informações de confiança para falarmos sobre como podemos responder tais perguntas.

O que é covid-19?

O coronavírus (Covid-19) é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov 2, um vírus que se espalha na maioria dos casos pelo ar. A derivação 19 deste vírus é, até agora, a mais contagiosa. Os relatos começaram em dezembro de 2019 em Wuhan, cidade da China, mais precisamente em um mercado popular de raridades e coisas exóticas. 

Existem outros membros da família Sars, mas não haviam atingido uma escala tão grande quanto a de agora. Os pesquisadores, chamados de caçadores de vírus, têm de fazer um trabalho exaustivo para tentar definir sua exata origem, podendo ter quase certeza de que foi uma derivação do vírus em um tipo de morcego.

O nome Covid-19 é uma junção do Sars-Cov e o ano da descoberta. O que mais assustou os cientistas foi a sua rápida transmissão. Embora tenha surgido na 42° cidade mais populosa do mundo, o que facilita a transmissão, o tempo foi recorde. Logo, a OMS declarou uma nova variante do Sars, deixando o mundo em alerta. 

Como se espalha?

A princípio, tudo eram teses que, ao longo dos meses, foram tornando-se fatos. A transmissão é feita pelo ar. Embora o Mers e outros tipos de Sars (vírus causadores de gripes e crises respiratórias) possam ser transmitidas por animais, não há nenhum registro que animais possam passar esse vírus adiante. 

Portanto, começaram estudos de transmissibilidade para ver todas as vertentes do contágio. Para ficar mais simples de entender, é como se uma empresa comprasse um purgador de vapor. Eles, logicamente precisam saber como funciona, onde alocar, quais cuidados que deveriam ter. 

Pois bem, não é diferente nesse caso. Os estudos realizados em tempo recorde (graças a avanço tecnológico e investimento em ciência) levaram à conclusão de que o coronavírus é transmitido pela fala, tosse, espirro, contato com esse tipo de atitude pode levar ao contágio. 

Como prevenir? 

O vírus é levado pelo ar, por meio de partículas de saliva. Daí, a primeira recomendação para tentar prevenir o contágio foi o uso contínuo de máscaras.

A OMS deixou claro que o contágio poderia ocorrer de pessoas assintomáticas. Geralmente, 2 dias após o diagnóstico, o paciente já está espalhando o vírus. Se não estiver usando máscara, contamine outros. Os casos mais graves podem manter esse contágio por mais tempo após a pessoa ser diagnosticada.  

Outra forma bem simples de começar a prevenção é se vacinar. Sim, as vacinas continuam sendo a melhor saída. Após 15 dias de vacinação, o corpo já está produzindo mais anticorpos capazes de se defender do coronavírus. 

Isso fará com que você não pegue a doença? Entenda, tais medidas são preventivas, como quando se compra uma mesa rústica de madeira e o vendedor diz que, para durar mais e prevenir o desgaste, é importante aplicar produtos adequados. Porém, vacinados e com máscaras, mantendo um distanciamento seguro e não se aglomerando, fazem com que seja mais difícil da saliva penetrar no seu sistema.

Qual máscara usar?

Há indicativos e estudos realizados para quem necessita ter contato com pessoas infectadas, como as pessoas da área da saúde.

A n-95 se destacou em vedação e segurança, mas para pessoas que necessitam ter contato com gases ou vírus perigosos com frequência.

Já no nosso caso, máscaras descartáveis podem ser úteis, assim como as de pano.

Em caso de contato com pessoas infectadas, o que fazer ?

É importante que mapeie os seus passos e faça o teste caso apresente algum sintoma. Enquanto não for confirmada que não está infectado, evite contato. Com o resultado em mãos, mantenha os cuidados para prevenção. 

Mas, se testar positivo, isole-se por, no mínimo, 14 dias. Entre em contato com todos que estiveram por perto, afinal, eles precisam fazer os testes para evitar que novos contágios surjam.

Lembrando que é preciso definir o que é ter contato com uma pessoa com covid. Essa pessoa precisa estar diagnosticada, de preferência por um agente de saúde.

Segundo contatos como:

  • Beijos;
  • Abraços;
  • Pessoas sem máscara;
  • Pessoas que moram com você;
  • Pessoas que dividiram ambientes fechados;
  • Contato com fluidos corporais.

Lógico que o campo de contágio é grande, mas estamos finalmente avançando na vacinação e se mantivermos os cuidados diariamente, é muito improvável que esse vírus se mantenha forte. 

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados