Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Cortiça: Solução inovadora para sistemas construtivos

Em meio ao cenário positivo de crescimento do setor de construção civil em nosso país, encontramos nos sistemas construtivos métodos tradicionais que apresentam muitas falhas, encarecem o projeto e tornam o processo lento. Nesse contexto, o Boletim de Tendência de novembro apresenta a cortiça como material inovador para sistemas construtivos. Ao ser aplicado em edificações, esse insumo garante eficiência térmica e acústica ao ambiente e, ainda, confere caráter sustentável ao negócio, o que pode gerar às MPE grande diferencial competitivo.

Características da Cortiça:

  • 100% sustentável, por ser matéria-prima extraída da casca do tronco do sobreiro (um dos gêneros de árvore mais comuns em Portugal, e tem um incrível potencial em nível ambiental), além de ser um recurso renovável;
  • Não é toxica;
  • Produção de baixo consumo energético;
  • Leve e elástica;
  • Resistente ao atrito;
  • Isolante térmico e acústico;
  • Estável à compressão;
  • Grande longevidade;
  • Impermeabilidade a líquidos e a gases

 Aplicações na Construção civil:

O aglomerado de cortiça pode ser aplicado em paredes interiores e exteriores, paredes duplas interiores, tetos, lajes, muros, rodapés, juntas, açoteias e terraços, coberturas planas e inclinadas, piso radiante e solução de enchimento em betonilhas.

Exemplo de sucesso:

O arquiteto Pedro Joel Costa* é o idealizador do projeto CORKitALL®, um sistema de construção modular produzido a partir da cortiça. Em entrevista ao Sebrae Inteligência Setorial, Costa afirma que as características climáticas do Brasil, apesar de diversas, adequam-se bem à cortiça.

No Estado do Rio de Janeiro, onde predomina o clima quente e úmido, além de atuar contra as amplitudes térmicas, a cortiça contribui também para a redução de perdas de energia, reduzindo ainda a condensação superficial da umidade nas paredes e tetos. A ventilação natural dos edifícios é extremamente importante para o conforto espacial, e fundamental para uma boa salubridade e longevidade construtiva.

Costa afirma que entre as condições para que o projeto seja praticável no Brasil destacam-se: a atenção aos princípios internacionais que primam pela eficiência, redução de desperdício material e a utilização de processos responsáveis para montagem e desmontagem de componentes. Atualmente, há esforços no sentido de conferir maior densidade aos aglomerados de modo a potencializar as suas características mecânicas. Portanto, universidades e institutos de pesquisa brasileiros têm papel crucial na viabilização desse insumo na construção civil, especialmente no que se refere às suas características estéticas e tecnológicas enquanto elemento de revestimento exterior.

 

Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Construção Civil e acompanhe outras como essa no http://www.sebraemercados.com.br/blog/estudos . Aqui você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Construção.

You must login to add a comment.

Posts relacionados