Em algum momento da vida, você deve ter visto anúncios ou postagens nas redes sociais que fizeram você parar e refletir, não é mesmo? Se sim, saiba que você estava em contato com o trabalho de um bom copywriter.
Diferentemente do que se acredita, o copywriter é uma profissão que possui um grande poder nas mãos, que é o de encantar, envolver e converter os clientes certos, gerando valor e impactando vidas.
Mas afinal, como se tornar um copywriter e ter sucesso? É exatamente o que vamos te contar a seguir.
O que é copywriting e o que faz um copywriter?
Primeiramente, vamos falar sobre o que é o copywriting e o que faz um copywriter. O copywriting é a área da escrita e redação publicitária que se ocupa de criar conteúdos e materiais persuasivos, a fim de vender um determinado produto ou serviço.
Normalmente, o copywriting é encontrado em textos de páginas de vendas, e-mail marketing, sites institucionais e na jornada de compra, persuadindo o cliente a tomar uma decisão.
Nesse sentido, esse tipo de produção é feito por um profissional, conhecido como copywriter, que é a pessoa que desenvolve os textos e se ocupa de utilizar alguns gatilhos mentais, como por exemplo, a prova social, escassez e exclusividade.
Para que você entenda melhor, vamos utilizar o exemplo de alguém que está procurando o melhor seguro de carro, mas que está em dúvida de qual a melhor opção.
Nesse caso, o copywriter irá construir várias peças e materiais voltados para persuadir e converter esse cliente, fazendo com que ele escolha a melhor opção e tome a decisão de compra.
É possível fazer um texto explicando quais as melhores seguradoras de carro, bem como criar outras peças escritas para isso.
Habilidades que todo copywriter deve ter
Segundo a revista Exame, as profissões do futuro estão diretamente ligadas ao mundo digital, e a profissão de copywriter é uma delas.
Porém, para se tornar copywriter, é necessário possuir algumas habilidades essenciais, como por exemplo:
- Habilidade de leitura, pois é a partir dela que você construirá um vocabulário muito mais rico e vasto;
- Dominar gatilhos mentais para utilizá-los nos textos, conforme o seu público alvo e a necessidade;
- Escrever de maneira direta e sem muita enrolação, fazendo com que o texto seja muito claro e focado nas vendas;
- Dominar storytelling, que é a arte de envolver o público e gerar identificação.
Além disso, você deve possuir a habilidade de aprender com os erros e melhorar continuamente, para assim continuar evoluindo com a experiência e com a prática no mercado.
Como se tornar um copywriter de sucesso
O mercado de trabalho para os copywriters é bastante vasto, e esta profissão é bastante requisitada dentro das redes sociais e no mercado atual. Porém, nem todas as pessoas estão preparadas o suficiente para preencher as vagas.
Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para você se tornar um copywriter de sucesso e se destacar no mercado.
Leia muito e estude sobre a área
Não tem como fugir: um bom copywriter é, também, um bom leitor e que está disposto a aprender, pesquisar, testar e conhecer mais sobre a área, não se limitando ao que já é comum no mercado e ampliando o seu vocabulário.
Por isso, você deve buscar cursos na área, ter uma formação na área para assim começar a aplicar as técnicas e os gatilhos mentais na prática.
Utilize o poder de persuasão
Falando sobre gatilhos mentais e o seu poder sobre as vendas, um bom copywriter é aquele que utiliza os gatilhos de forma prudente, conversando diretamente com o poder de persuasão e com os desejos do público.
Por isso, é importante utilizar os gatilhos da forma correta, sem manipular o público, mentir ou fazer propaganda enganosa.
Lembre-se: um bom copywriter é aquele que influencia as pessoas de forma positiva, gerando valor, e não apenas pensando em dinheiro ou em ganhos pessoais.
Escreva de maneira direta
Aliada à verdade, uma comunicação direta e clara torna o exercício da profissão muito mais rico, gerando valor e trazendo resultados reais.
Sendo assim, aposte em uma escrita direta, clara e que não enrole demais o leitor, pois esse tipo de comunicação pode tirar o foco do seu público e colocar todas as suas estratégias a perder.
Por isso, é importante que você conheça bem o seu público e saiba os reais motivos e objetivos da sua copy, tal como ela pode influenciar na vida das pessoas.