CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Copa do Mundo construída em rede

Copa do Mundo construída em rede

Por meio da evolução das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC), os relacionamentos pessoais e empresariais se desenvolveram grandemente, principalmente pelo intensivo uso das redes sociais para compartilhar ou divulgar ideias, manifestos e momentos pessoais e familiares; fazer propaganda de nossos projetos e negócios; e até estudar, pesquisar e namorar. Enfim, é possível realizar uma série de atividades com pessoas vizinhas ou localizadas a milhares de quilômetros.

Mas o que a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil tem haver com as TIC? Simplesmente tudo! Um grupo de cientistas brasileiros do Rio Grande do Norte e de São Paulo do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), conectados em rede com especialistas dos Estados Unidos e Japão, estão desenvolvendo uma tecnologia que utiliza como premissa a inteligência artificial. Objetivo é fazer com que pessoas recuperem movimentos do corpo por meio de um exoesqueleto comandado por estímulos nervosos, que acionam um software responsável por fazer com que os portadores de deficiência voltem a se locomover.

Esse projeto denomina-se Andar de Novo (www.natalneuro.org.br) e encontra-se em estágio avançado. A equipe de internações (brasileiros, americanos e japoneses) está trabalhando intensivamente para que essa tecnologia seja lançada na primeira partida da Copa do Mundo FIFA 2014, com um jovem que se levantará e dará o primeiro chute da competição.

É um grande passo para a história da ciência da nossa Nação, pois as lentes do mundo inteiro estarão voltadas para nós, brasileiros. Cabe ressaltar que, sem o uso das TIC, esta iniciativa não seria possível tempos atrás. As distâncias e os custos operacionais para tal empreitada inviabilizariam o projeto.

O que isso tem a ver com o meu negócio?!

Acredito que, como eu, você deve ter ficado muito feliz pelo nosso País e ansioso por este momento histórico da nossa ciência. Mesmo assim, deve estar se perguntando: o que isso tem haver com o meu negócio? Ora, simplesmente tudo!

Cada vez que acontece um grande feito no campo da tecnologia, inovação e ciência, isso tem um impacto quase que automático em nossos negócios. Basta pensar que, quando teve a sua primeira versão nos Estados Unidos, a Internet era utilizada como ferramenta de comunicação para a guerra. Só depois foi utilizada pelas universidades; e, hoje, é um dos grandes canais de comercialização, divulgação, propaganda e relacionamento com os consumidores, usada por empresas de qualquer porte.

Agora que você tomou conhecimento desse maravilhoso feito histórico para o nosso Brasil, comece a pensar aí como seu negócio poderá ser impactado e como você empreendedor poderá aproveitar essa grande oportunidade comercial. Não se esqueça: o mundo estará de olho em nós em 2014!

Bons negócios!

Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projeto

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Clauberto Maduro CunhaNovo na comunidade

Tecnólogo de Redes de Computadores Especialista em Computação Forense e Perícia Digital

Me siga