CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cooperativismo de crédito e Sociedades de Garantia de Crédito

No início de 2012 elaboramos um texto para o blog Pequenos Negócios & Finanças do Sebrae Nacional, apresentando um panorama sobre dois temas considerados estratégicos pela instituição para a ampliação do acesso a serviços financeiros para os pequenos negócios. Um deles tratava do fomento de um modelo organizacional inovador no país, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), e o outro discorria sobre o cooperativismo de crédito como instrumento de desenvolvimento socioeconômico regional.

O ano está se encerrando, e as ações relacionadas aos temas Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) e Cooperativismo de Crédito, conduzidas pela Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros, foram intensas e inseridas no Projeto de Inclusão Financeira do Sebrae Nacional. Este texto tem o objetivo de informar o leitor do blog sobre a agenda de entregas do projeto.

Na agenda das Sociedades de Garantia de Crédito, cinco novas cartas-consulta para a constituição de SGC foram recebidas, das quais três tiveram planos de negócios e processo de conveniação com o Sebrae Nacional aprovados. São elas: SGC do Centro Sul do Paraná, SGC do Norte do Paraná e SGC do Estado da Paraíba. Duas sociedades de garantia de Minas Gerais ainda precisam entregar seus planos de negócios.

O Sebrae organizou o 3º Fórum Nacional de Garantia de Crédito e Financiamentos para Micro e Pequenas Empresas na cidade de Belo Horizonte, com o objetivo de promover a discussão sobre garantias de crédito para micro e pequenas empresas (MPE), relacionando sua evolução e desafios a partir de um contexto de redução do spread no Sistema Financeiro Nacional. Nesta mesma linha, conduzimos a missão de lideranças brasileiras para a 17ª edição do Fórum Iberoamericano de Garantias em Buenos Aires, em outubro de 2012. O Brasil apresentou, por intermédio do Sebrae Nacional, a candidatura para sediar a 18ª edição do Fórum Iberoamericano de Garantias, em setembro de 2013. O evento será realizado no Rio de Janeiro.

No processo de difusão da informação sobre as SGC, foi elaborada a segunda edição da Revista Conhecer SEBRAE – SGC, com casos de sucesso de empresários que recorreram às sociedades de garantia de crédito para alavancar os negócios. Outra conquista foi a criação de uma identidade visual padronizada, que elas passaram a utilizar em 2012, com o objetivo de fortalecer o movimento e criar uma marca de reconhecimento comum. O portal das SGC está em desenvolvimento e será lançado em 2013.

Por fim, buscando o fortalecimento do processo de governança das SGC, um diagnóstico foi realizado em seus manuais, procedimentos operacionais e controles internos, por meio de consultoria.

Em 2013, o tema Sociedades de Garantia de Crédito tem grandes desafios postos em pauta, entre eles, articulação, com os órgãos e entidades públicas, para a criação do marco regulatório do sistema nacional de garantias e a discussão de criação de um fundo de garantias de segundo piso.

Na agenda do cooperativismo de crédito, que é também prioridade no plano estratégico do Sistema Sebrae, em 2012, as ações de fomento a melhores práticas de atuação das cooperativas de crédito com as micro e pequenas empresas foram deflagradas em 17 unidades estaduais do SEBRAE. Os projetos, aprovados em 2011, contam com a parceria dos sistemas cooperativos  Sicoob, Sicredi,  Ascoob,  Cresol,  Unicred e Cecred.

Os projetos, além de promover maior integração entre os Sistemas Sebrae e a Cooperativa de Crédito Brasileiro, buscam a melhoria constante da oferta de produtos e serviços financeiros aos pequenos negócios e a ampliação do conhecimento pelas cooperativas de crédito sobre empreendedores e micro e pequenas empresas, para que haja mais agilidade e eficiência no acesso ao crédito. Além disso, há intercâmbio de informações entre as cooperativas de crédito e o Sistema Sebrae para a disseminação de melhores práticas com o objetivo de elevar o padrão de atendimento às MPE.

Grandes entregas foram realizadas e contribuíram para a ampliação do conhecimento sobre cooperativismo de crédito e pequenos negócios. Em agosto, na cidade de Nova Petrópolis/RS, paralelamente ao 9º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (CONCRED), foi realizado o 3º Fórum Brasileiro de Cooperativismo de Crédito para Micro e Pequenas Empresas. O objetivo do evento foi promover a discussão do tema Empreendedorismo e Sustentabilidade nas cooperativas de crédito que atuam com micro e pequenas empresas, buscando disseminar experiências exitosas e contribuir para a melhoria do ambiente do crédito para os pequenos negócios.

Durante o 3º Fórum, foi divulgada pesquisa que mapeou produtos e serviços do cooperativismo de crédito com as micro e pequenas empresas. Em 2012, desenvolvemos boletim que resgatou histórico da atuação do Sebrae com o cooperativismo de crédito brasileiro, desde os primeiros passos até a atualidade, além das perspectivas para os próximos anos.

Mesmo que de forma ainda parcial, os resultados das ações de fomento a melhores práticas de atuação das cooperativas de crédito com as micro e pequenas empresas nos projetos do Sebrae e sistemas cooperativos nos 17 estados, em 2012, já renderam atendimento a mais de 21 mil empresas, mais de 6 mil capacitações em temas relacionados à gestão de pequenos negócios e, principalmente, mais de R$ 251 milhões em créditos concedidos às micro e pequenas empresas e empreendedores. Para 2013, quando os projetos estaduais atingirem uma curva de desenvolvimento mais elevada, espera-se que os resultados sejam ainda mais substanciais.

Em nossa avaliação, 2012 foi um ano produtivo, com o cumprimento das metas estabelecidas. Que venha 2013!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae