CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Conversando sobre acesso a serviços financeiros para empreendedores individuais

Tema 1 – Benefícios da abertura de conta-corrente e escolha da instituição financeira

A abertura de conta-corrente como pessoa jurídica é o primeiro passo para acesso a benefícios exclusivos para empresas formais no Brasil

A cada mês cerca de 100 mil pessoas se formalizam como empreendedores individuais (EI) no Brasil no Portal do Empreendedor. Ao final de 2012 teremos cerca de 3 milhões desse tipo de empresa.

Com tantos profissionais obtendo seu primeiro CNPJ é importante destacar os passos para acessar os benefícios de uma empresa formal no sistema financeiro nacional.

Abrir uma conta-corrente no banco de sua preferência é o primeiro passo

Assim como em qualquer outra empresa, realizar o controle do fluxo de caixa é essencial para o seu controle financeiro. Para auxiliar esse controle é essencial possuir uma conta-corrente para especifica para a atividade do EI. Mas esse não é o único benefício de se ter uma conta-corrente. É a partir desse serviço financeiro que se podem agregar outros produtos bancários como linhas de financiamento, aplicações financeiras, Cartão BNDES, microcrédito, meios eletrônicos de pagamento (por exemplo, maquininhas de cartão de crédito), entre outros.

Importante lembrar que o empreendedor individual tem sido alvo de diversos incentivos do governo, como isenções de tributos e ofertas de crédito barato.

Então abrir conta em bancos públicos é a melhor opção?

A escolha pela contratação de serviços financeiros é uma decisão do empresário frente aos benefícios oferecidos. A boa notícia é que o mercado brasileiro já possui um bom nível de competitividade entre os agentes ofertantes de serviços financeiros.

Assim, é importante realizar uma pesquisa junto às instituições para saber que serviços oferecem e quais são os benefícios. Por um lado, os bancos públicos oferecem inicialmente programas governamentais como o Programa Crescer de Microcrédito e linhas do BNDES. Por outro, as informações dos bancos privados e de alguns usuários revelam que os bancos oferecem mais benefícios àqueles que já são clientes como pessoa física. Assim, se você é um empreendedor individual recentemente formalizado, terá mais benefícios, descontos e crédito no banco em que tem um histórico de clientela. Certos bancos, inclusive, possibilitam que o seu gerente seja o mesmo para as duas contas (PJ ou PF).

De fato, uma pesquisa do Sebrae analisada pelo consultor do Sebrae André Dantas revela que apesar de os bancos públicos serem os mais procurados, as instituições de microfinanças, cooperativas de crédito e bancos privados são os que melhor atendem as demandas.

(…) os bancos públicos são os mais procurados (68%), seguidos dos bancos privados (27%), das cooperativas de crédito (4%), dos particulares (3%) e das Oscips (2%). Entretanto, quando a pergunta é focada no sucesso do empresário em conseguir o empréstimo que buscava, observa-se que há uma inversão das instituições, já que 89% dos que buscaram crédito conseguiram obtê-lo nas Oscips; 79%, nas cooperativas de crédito; 62%, nos bancos privados; e 50%, nos bancos públicos.

Percebe-se que para cada empresário poderá existir um agente financeiro que melhor atenda as necessidades.

 Além dos bancos, quais outras instituições oferecem serviços financeiros ao EI?

Na sua pesquisa para contratação de serviços financeiros, é necessário lembrar-se de que, além dos bancos, existem importantes instituições que atendem pessoas jurídicas, como as cooperativas de crédito que têm se destacado, segundo revela este artigo: Cooperativas de crédito atendem e querem cada vez mais atender micro e pequenas empresas.

Além das cooperativas existem ainda as Sociedades de Crédito ao Microempreendedor  e Oscips, dentre elas as Instituições de Microfinanças.

Nos próximos posts conversaremos mais sobre benefícios e oportunidades para o empreendedor individual em relação aos serviços financeiros.

Confira outros temas de finanças para o Empreendedor Individual

Tema 2: CARTÃO BNDES. Como os empreendedores individuais podem acessá-lo?

Tema 3: Quais as vantagens e como obter a maquininha de cartão?

Tema 4: Dificuldade para cobrar seus clientes em compras a prazo? Já experimentou o boleto bancário?

 

Acompanhe esse tema em http://192.168.1.10:83?author=8.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae