CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Controle de pragas e doenças em sua horta

Controle de pragas e doenças em sua horta

Pragas podem acabar com um belo trabalho de plantio, então fique atento a algumas dicas que podem ajudar a manter sua horta doméstica em ordem e livre de pragas indesejadas.

sebrae mercados, horticultura, evitando pragas em sua horta

Uma das missões do Sebrae é levar mais conhecimento também ao campo.

Isso significa criar publicações que possam enriquecer a experiência dos produtores rurais no trato com a terra e fortalecer suas chances de assegurar a própria subsistência e conquistar mercados.

Cultivar hortas caseiras é um hábito familiar, antigamente ensinado pelas avós, que precisa ser resgatado para melhorar cada vez mais a qualidade de vida no meio rural.

Afinal, o consumo de alimentos mais nutritívos, dentro dos princípios de “Boas Práticas Agrícolas”, serve para combater a obesidade e prevenir uma série de doenças. Neste sentido, este texto tem foco nas hortas familiares e como controlar algumas pragas que podem prejudicar o crescimento das hortaliças.

Para hortas caseiras e domésticas, vale utilizar sempre que possível os inseticidas caseiros, entre os quais destacam-se:

Solução de Água de Fumo – é obtida com o corte de 20 centímetros de fumo de corda que fica de molho por 24 horas em um litro d’água e guardada num recipiente. Depois, dilui-se de três a cinco colheres de sopa da solução em um litro d’água para pulverizar os focos das pragas.

Solução de Água de Sabão – é obtido com a mistura de cinco litros d’água com uma colher de sopa de sabão raspado. Agitar bem até dissolver todo o sabão e pulverizar as plantas com a solução. Em seguida, regar as plantas que apresentarem sintomas de pragas e doenças.

Aparecimento de lesmas – coloca-se pelo chão da horta, entre as plantas, sacos de aniagem bem molhados com água e um pouco de leite. Após um ou dois dias, mate as lesmas que estarão ali abrigadas.

 Recomendação do Sebrae

Nunca aplique defensivo agrícola sem orientação técnica de um especialista. Somente em casos de ataques intensos de pragas e doenças na horta, usar esse produto.

 

Para saber mais acesse a cartilha do Sebrae: Hortas um bom negócio, plante e cultive alimentos saudáveis.

 

Fonte: Sebrae.com.br

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é