Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Contabilidade e tecnologia: saiba a importância dessa união

Contabilidade e tecnologia: saiba a importância dessa união

Existe muita coisa a considerar na hora de escolher um escritório de contabilidade para o seu negócio. Um deles, por exemplo, é saber como trabalhar a ligação entre contabilidade e tecnologia e saber que tipo de benefícios essa conexão pode gerar para a sua empresa. Afinal de contas, a área contábil é muito importante para o sucesso de uma companhia.

Para se ter uma ideia, hoje em dia as empresas brasileiras gastam cerca de 2000 horas por ano para lidar com todas as suas demandas tributárias. Tudo isso pode ser feito de maneira mais simples se houver um bom trabalho envolvendo contabilidade e tecnologia. Afinal de contas, certas ferramentas contábeis e tecnológicas ajudam a facilitar muito o trabalho contábil de um negócio.

Quer saber qual a importância da contabilidade e tecnologia no seu negócio? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como funciona a combinação entre contabilidade e tecnologia?

Durante muito tempo, o contador foi visto como aquele profissional responsável por cuidar majoritariamente de uma tarefa chata, entediante e puramente operacional dentro de uma empresa.

Ele cuidava das notas fiscais, do controle de demandas da Receita e outros elementos contábeis e tributários que não tinham grande impacto na administração do negócio. Em outros termos, o contador era o “carregador de piano” do time da empresa, enquanto os gerentes de venda, compra e marketing eram os “camisas 10” da equipe.

Esse cenário, no entanto, mudou consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, a importância da Contabilidade cresceu muito e a área se tornou uma das principais dentro dos negócios, especialmente por causa da sua conexão com a tecnologia.

O desenvolvimento da Contabilidade Digital é uma maneira de trabalhar as demandas contábeis usando recursos tecnológicos como a Inteligência Artificial, a automação de tarefas e o Machine Learning.

Esses recursos tecnológicos permitem que a Contabilidade Digital tenha uma função muito mais estratégica do que simplesmente operacional. Isso porque trabalhar dados contábeis tornou-se incrivelmente mais fácil.

Por exemplo, tarefas repetitivas podem ser feitas em poucos minutos com a automação. Isso abre espaço e tempo para que os contadores possam se tornar mais livres para pesquisar benefícios fiscais e outros recursos para as empresas.

Do outro lado, o Machine Learning pode desenvolver algoritmos de IA que aprendem com um gigantesco conjunto de dados (como o código tributário nacional) para encontrar as melhores respostas e medidas para a sua empresa.

A própria IA pode ser usada para verificar erros, falhas em contratos e muitos outros pontos que devem ser analisados pela sua empresa em cada documento contábil ou tributário.

Tudo isso faz com que a Contabilidade Digital tenha, hoje, uma importância capaz de tornar uma empresa mais produtiva ou mais competitiva no mercado. Basta saber como utilizar esses recursos e aplicá-los de forma estratégica.

Quais os tipos de benefícios que seu negócio pode esperar?

Existem muitos benefícios para a aplicação da Contabilidade Digital dentro do ambiente de uma empresa no Brasil atualmente. Para começar, claro, pela análise de que os trabalhos contábeis se tornam mais rápidos e baratos.

Antigamente, para uma empresa declarar todos os seus tributos, de fato eram necessárias mais de 2.000 horas. Hoje em dia, isso ainda acontece, mas não com todas as empresas.

Muitos negócios conseguem cuidar de seus compromissos fiscais e tributários de forma muito mais rápida. Quer ver um exemplo? Faça uma compra online em um grande e-commerce. É extremamente provável que você receba a nota fiscal no seu e-mail imediatamente. Isso é automação na contabilidade. E é feito em poucos segundos.

Outro benefício interessante que a Contabilidade Digital traz para os usuários é a redução de erros e outros problemas em suas declarações contábeis ou tributárias. Muitas empresas, especialmente aquelas de profissionais liberais, sofrem em acertar suas documentações tributárias. Por não saberem como fazer esse tipo de coisa, eles acabaram errando, misturando documentos e por aí vai.

O resultado, certamente, é o pagamento de multas e juros por conta de erros, atrasos e correções nessas demandas contábeis. Isso tudo acumula e pode ter um impacto significativo em seu negócio.

Por fim, a Contabilidade Digital encontra sempre o melhor cenário possível para a empresa pagar menos impostos dentro da legalidade. Ou seja: o negócio sempre terá o menor custo tributário possível, pois as ferramentas analisarão todos os cenários para saber qual o mais vantajoso.

Dessa forma, a empresa ganha uma ligeira vantagem econômica sobre os rivais e pode atuar no mercado com mais competitividade, até mesmo com redução de preço, se for o caso.

E aí, agora que você já entendeu a combinação de contabilidade e tecnologia, o próximo passo é procurar por maneiras de explorar essa ligação na sua empresa. É claro que a solução ideal difere de empresa para empresa. Por exemplo, grandes negócios precisarão de muito mais recursos do que pequenos (que correspondem a 99% das empresas nacionais). No entanto, é fato que todos podem se beneficiar dessa combinação.

O que você achou do conteúdo? Interessante? Então comente abaixo com a sua opinião!

You must login to add a comment.

Posts relacionados