CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Consumidoras impõem novo desafio aos Salões de Beleza

Há alguns anos, o Brasil se posiciona como o terceiro maior mercado mundial de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

A concorrência no setor, que sempre foi grande, está cada vez mais acirrada. Um dos motivos é o aparecimento veloz de novas empresas depois do incentivo à formalização do Programa de Microempreendedor Individual (MEI). Em um único ano, o segmento chegou a crescer 43%. Estima-se que, atualmente, sete mil novos salões de beleza são abertos no país, por ano.

Em 2013, um estudo do SEBRAE apontou cerca de 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa, considerando a atividade “Cabeleireiros e Manicures”. Quando agregado a esta conta “Outras Atividades de Beleza”, chegava-se a mais de 400 mil CNPJs.

Não é só o número de estabelecimentos prestadores de serviços de beleza que crescem no país. Cresce também, e de forma bastante acelerada, o número de lançamentos de produtos que privilegiam o uso doméstico, a partir da exploração de benefícios como a praticidade.

Inserem-se ainda nesse ambiente de alta competitividade as mudanças comportamentais, culturais e sociais pelas quais o mundo está passando.  As mulheres, com uma presença cada vez mais contundente no mercado de trabalho, estão puxando o crescimento desse mercado ao mesmo tempo em que estão modificando os paradigmas e conceitos dos salões de beleza.

Mais ocupadas, elas querem ser atendidas sem hora marcada e não se importam em pagar mais por um produto/serviço de qualidade. Valorizam inovações e novidades e estão antenadas e conectadas às tendências da moda, beleza e estética. Esse comportamento de consumo, especialmente do público feminino, é um grande desafio para o negócio de salões de beleza. A disputa pelo tempo e pela atenção das mulheres é muito grande e, para que se estabeleça uma comunicação efetiva e conveniente, é preciso compreendê-las profundamente.

Essa é a conclusão de um Estudo realizado pela Sophia Mind que revelou ainda que 56% das mulheres estão insatisfeitas com sua aparência. Como principal motivo elas apontaram o sobrepeso e, como o segundo, a insatisfação com o cabelo.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga