CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Conservas de alimentos: um segmento em expansão

Conservas de alimentos: um segmento em expansão

Conservas_Capa 1

O cenário para o mercado dos alimentos processados é de crescimento em todos os países. Os consumidores buscam cada vez mais produtos prontos para o consumo por força da praticidade e da conveniência encontrada em alternativas como as conservas de alimentos.

Além disso, há oportunidades para segmentos de mercados para consumidores com restrições alimentares. No caso da produção de conservas de frutas, é importante ficar atento às demandas por produtos que apresentam teores reduzidos de açúcar. Já no caso da produção de conserva de legumes, atenção é para oferecer produtos com teores reduzidos de sódio.

De modo geral, produtos artesanais, notadamente oriundos de espécies nativas brasileiras, são de grande aceitação pelos turistas, especialmente estrangeiros. Um perfil de consumidor que, ano a ano, aumenta sua presença no Brasil e que em 2014 será ainda mais intensa, por causa da Copa do Mundo FIFA 2014.

Mas no país, a comercialização de vegetais processados, frutas ou legumes já vem aumentando em função de diversos fatores, principalmente devido à melhoria da qualidade dos produtos ofertados, ao maior número de mulheres trabalhando fora de casa, ao maior número de pessoas morando sozinhas, ao aumento da renda e à maior facilidade para adquirir produtos já prontos para o consumo. Em alguns casos, esse aumento de consumo de alimentos preparados supera o de vegetais frescos. Assim revela a publicação Ideias de Negócios para 2014 – Conservas de Frutas e Legumes.

Se você vai produzir conservas de frutas e legumes, saiba que os canais de comercialização podem ser desde redes de supermercados, feiras livres, lojas especializadas (delicatéssen), panificadoras, restaurantes, hotéis e até lanchonetes à beira de rodovias. Por ser um mercado tão diversificado, um modo de identificar os potenciais clientes para distribuir seus produtos é categorizando-os entre:

a)    aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes: restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa, refeições etc.);

b)    aqueles que compram para revenda: supermercados, atacadistas, feiras livres, panificadoras etc.

 

Este texto foi extraído (com adaptações) da publicação Ideias de Negócios para 2014, componente da série de publicações do Sebrae que busca trazer uma visão estratégica das oportunidades da Copa do Mundo no próximo ano.

Caso pretenda se apropriar desta ideia de negócio, conheça o conteúdo na integra. Nele você poderá saber mais sobre temas relacionados a fornecedores, custos, capital de giro, fontes de recursos, além de dicas de especialistas. Acesse aqui.

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga