Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Conheça mais sobre o benchmarking e saiba como aplicar na sua empresa

Conheça mais sobre o benchmarking e saiba como aplicar na sua empresa

Para que uma empresa consiga sobreviver e se desenvolver no mercado, seja ela uma gestora de resíduos industriais, ou uma rede de cosméticos, é fundamental adotar algumas estratégias.

Há atualmente no mercado, as mais diversas iniciativas que ajudam as empresas a alcançarem os resultados desejados, independente de seu nicho de mercado.

Entre essas estratégias está o benchmarking, que visa analisar empresas do mesmo nicho de mercado, ou seja, concorrentes, para aprimorar suas próprias estratégias.

Neste texto iremos falar sobre o que é exatamente o benchmarking e como aplicá-lo em sua empresa. Fique conosco e acompanhe.

O que é benchmarking?

Em um mercado tão competitivo como o atual, o benchmarking é uma ferramenta eficiente para avaliar como uma empresa está se saindo em relação à concorrência e com isso, conseguir aprimorar suas estratégias.

O benchmarking deve ser feito por qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Por meio do benchmarking os administradores de uma fabricante de peças para ônibus, por exemplo, conseguem tomar melhores decisões sobre o futuro da empresa e identificar quais fatores estão impactando positiva ou negativamente a empresa.

Em suma, o benchmarking funciona como um ponto de referência, se apresentando como um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para que sejam analisados seus serviços, processos e produtos em relação à concorrência.

Entre os principais tipos de benchmarking, podemos citar:

  • Competitivo;
  • Genérico;
  • Funcional;
  • Interno;
  • De cooperação.

Como aplicar o benchmarking em sua empresa?

Agora que já vimos o que é exatamente o benchmarking, vamos ver como fazer para aplicar o processo em sua empresa.

  1. Selecione os concorrentes para análise: uma empresa de argamassa baritada, por exemplo, pode analisar empresas do setor de construção civil. Também é aconselhável selecionar empresas que não atuem no mesmo nicho. Desta forma, é possível despertar uma percepção maior, indo além da própria área de atuação;
  2. Estabeleça os indicadores: os indicadores de análise são quantitativos e qualitativos. 

Para estabelecê-los, você pode criar uma tabela com os aspectos que achar mais relevantes de cada empresa. Por exemplo, no que se trata de marketing digital, pode ser analisado o alcance da empresa nas redes sociais, o engajamento da marca, a qualidade do conteúdo postado etc;

  1. Dados para análise: para obter os dados a serem analisados, é possível utilizar ferramentas específicas. Algumas destas ferramentas podem ser gratuitas. Escolha a que mais estiver dentro do seu planejamento;
  2. Compare e analise: é o momento de reunir os dados coletados para serem analisados. Compare, relacione as informações com iniciativas do seu negócio e verifique o que pode ser relevante para a sua área de atuação;
  3. Identifique os pontos altos e baixos: com todas as informações reunidas, é importante fazer um relatório para identificar o que precisa ser melhorado, oportunidades e possíveis ameaças. Para este fim, também existem no mercado ferramentas específicas para maior eficiência e menor margem de erros.

E então, gostou do nosso post sobre benchmarking? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e continue nos acompanhando.

You must login to add a comment.

Posts relacionados