E então, você já se perguntou se deveria trabalhar em casa ou voltar ao escritório? Tudo se resume ao ambiente em que você será mais eficaz, juntamente com o setor em que atua. Pois, se fizer manutenção de Luminária de emergência, isso não será possível.
Com isso dito, vamos dar uma olhada nos prós e contras do home office! Então, vem com a gente!
Vantagens
- Horário flexível. Você pode fazer pausas a qualquer momento, não ter pressa em desligar um telefonema familiar quando os mesmos ligarem e, óbvio, almoçar a qualquer hora que quiser. Pense que se estiver tranquilo, pode fazer duas horas de descanso.
- Ambiente personalizado. Configure o nível de ruído do jeito que quiser. Isso vai de pessoa para pessoa. Alguns não têm problemas em trabalhar num ambiente onde um Servomotor atua. Outros precisam de mais silêncio.
E se estiver atento ao seu espaço, poderá criar um ritmo mais forte para seus fluxos de trabalho. Isso fará com que seja mais produtivo.
- Roupas aconchegantes. Use aquelas calças de moletom ou uma camiseta de manga curta. Não tem problemas. A única coisa é que, quando surgiu uma reunião, vista-se adequadamente, penteie o cabelo e ligue a câmera.
- É mais fácil fazer chamadas. Você não terá que se esforçar para encontrar uma sala de conferências ou lidar com um colega de trabalho que fala demais. É verdade que as crianças ou os animais de estimação em casa podem dificultar isso, mas há uma normalização até nestes fatos.
- Acabe com algumas tarefas do fim de semana. Tarefas como roupas que precisam ser lavadas e passadas, louças que se acumulam na pia. Isso tudo pode ser resolvido durante a semana e sem grandes complicações ou acúmulos para o fim de semana.
Desvantagens
- Força de vontade. Foco é importante, principalmente quando há tantas distrações como Netflix, YouTube e etc. Crie uma agenda para facilitar estes processos.
- Dificuldade em manter uma rotina. A ordem em que você faz as coisas no trabalho quase nunca é a ordem que faz em casa. Pode ser difícil espelhar sua agenda e seus processos fora do escritório. Mas há apps que te ajudam, basta bom senso e concentração.
- Colocar seu celular no modo silencioso. Isso é válido para que, em momentos específicos, você não seja atrapalhado. Às vezes ocorre de call center entrar em contato… com o celular no silencioso, isso não ocorrerá. Mas fique atento com as reuniões, para não se atrasar.
- Não gaste excessivamente. Você pensou que estava economizando dinheiro, não é? E aí, quando vai ver, gastou uma grande quantia no IFood, por exemplo. Tenha equilíbrio e coloque um teto de gastos para esse caso.
- Tédio. Ficar sem ver os amigos de escritório pode ser muito ruim. O contato pessoal é importante e, para muitos, pode ser fundamental para um melhor desempenho.
Sejamos realistas, não importa de onde esteja trabalhando e com o que, seja moda ou um representante de vendas de Tinta térmica, o importante é ter um ofício.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.