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Conheça as vantagens da estratégia de Endomarketing

Conheça as vantagens da estratégia de Endomarketing

O marketing é uma área que possui diversas variáveis e segmentações dentro de seu negócio, podendo ter especificações desde o marketing digital, com anúncios pagos, ou até mesmo o marketing indireto, com propagandas colocadas em filmes e séries em um plano considerado secundário. 

Uma empresa que trabalha com a venda de piso industrial, por exemplo, pode optar pelo uso online do marketing, apelando para as redes sociais ou até mesmo anúncios patrocinados, para aumentar sua visibilidade e seu número de vendas. 

Entre as mais diversas áreas presentes no marketing, o endomarketing acaba ganhando destaque, por ser uma estratégia diferente e ousada dentro do mercado. Se você não conhece nada sobre essa área fique tranquilo, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber. 

O que é o endomarketing?

De forma resumida, o endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, para um funcionário da empresa, para que ele se sinta motivado e vista de vez, a camisa de seu negócio. 

Seu principal objetivo é atrair e deixar os seus colaboradores os mais interessados possíveis dentro dessa sua ideia, fazendo com que eles se tornem verdadeiros colaboradores de sua marca, representando sua empresa onde e quando precisar. 

Quanto mais engajado e motivado sua equipe estiver em relação a seu trabalho, mais eles irão defender, ajudar na comunicação interna e divulgar sua marca para as demais pessoas. 

Imagine só uma empresa que trabalha com estruturas metálicas, para motivar seus colaboradores, ela decide dar uma bonificação anual de acordo com desempenho, ou ilustrar um plano de carreira sólido e que se realize com o passar dos tempos. 

Ambas são estratégias funcionais, que geraram uma atração maior para que seus funcionários trabalhem mais e com maior prazer, lembre, um colaborador feliz está motivado e pronto para encarar desafios. 

Quais são as vantagens do endomarketing?

São várias as vantagens causadas pela utilização da estratégia do endomarketing, entre elas, podemos destacar:

Colaboradores motivados e satisfeitos com seu trabalho

O primeiro ponto que vale destacar é a felicidade e a satisfação de seus colaboradores. Como já dito anteriormente, o endomarketing gira ações que beneficiam seus funcionários, fazendo com que eles se sintam valorizados, motivados e satisfeitos com seu trabalho atual. 

Isso gera maior taxa de produtividade e vontade em trabalhar dentro da sua empresa, levando a alcançar melhor números e resultados, além de deixar um ambiente mais leve para todos. 

Menor rotatividade e maior retenção de talentos

O segundo ponto é uma continuação do primeiro, quando mais benéfico for uma ideia para seus colaboradores, mais vontade de representar a sua empresa eles terão, ou seja, isso significa uma maior retenção de talentos e menor rotatividade de funcionários. 

Uma empresa pequena de conectores elétricos, por exemplo, quanto mais endossar o endomarketing, mais pode segurar seus funcionários, fazendo com que eles sintam vontade de construir sua carreira profissional e sua vida dentro daquele lugar. 

Valorização de sua marca no mercado

O terceiro ponto é a valorização iminente que sua empresa tem no mercado. Quanto mais pessoas falarem bem sobre ela, mais bem vista ela será, não só para funcionários ou possíveis funcionários, mas também perante a concorrência. 

Ter um negócio onde todos querem trabalhar sempre é visto como algo benéfico e pode ser utilizado para o crescimento no futuro ou a seu favor em campanhas promocionais. 

Melhora no ambiente organizacional

A última vantagem que vamos destacar é justamente a melhora no ambiente organizacional de forma geral, com o endomarketing, a relação entre colaboradores e líderes se torna algo mais leve e natural de acontecer. 

As pessoas passam a ficar mais tranquilas, ocorre menos brigas ou discordâncias, além de uma comunicação mais limpa e clara entre todos os setores de sua empresa. 

O endomarketing é uma estratégia extremamente útil e responsiva, principalmente para aqueles que desejam ver sua empresa crescendo com o passar do tempo, pensando nisso, essa estratégia deve ser utilizada com frequência e adicionada no portfólio de todos aqueles que desejam aumentar a produtividade e agradar seus colaboradores. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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