CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Conheça as fontes de recursos para o seu negócio

Conheça as fontes de recursos para o seu negócio

129

Com o fortalecimento das instituições que compõem o sistema financeiro nacional, cada vez mais se apresentam aos seus usuários um portfólio de produtos e serviços financeiros que atendam suas demandas, seja nas áreas de gestão financeira, de gestão de pessoas, de contas a receber, de contas a pagar e de acesso ao crédito.

Nesse cenário, é importante o empresário perceber que o simples fato de contratar um serviço de pagamento eletrônico de salários ou de cobrança bancária, por exemplo, fortalece o relacionamento entre a empresa e a instituição financeira e amplia suas possibilidades de acesso a serviços financeiros de maior complexidade, como por exemplo, as linhas de empréstimos e financiamentos.

Além disso, no que tange ao acesso ao crédito, será exigido maturidade do empresário na gestão das finanças empresariais e, para isso, faz-se necessário a realização de planejamento financeiro e o conhecimento da capacidade de pagamento da empresa.

As fontes de recursos disponibilizadas pelas instituições financeiras têm origem em recursos livres – aqueles captados pelos bancos junto ao mercado financeiro, como por exemplo, a maioria das linhas de capital de giro disponibilizadas pelos bancos – e em recursos direcionados – aqueles provenientes de programas de governo, como por exemplo, as linhas de investimentos do BNDES, repassadas pela maioria das instituições financeiras.

Dessa forma, é importante que o empresário identifique primeiramente a origem dos recursos da linha de crédito que irá acessar, pois isso afetará diretamente as taxas de juros praticadas, as condições de pagamento, os procedimentos para acesso e a disponibilidade dos recursos.

Ainda, é importante perceber que linhas de crédito com recursos direcionados, normalmente, possuem as mesmas condições de financiamento independente do banco que a disponibiliza, ao passo que as linhas de crédito com recursos livres são produtos concorrenciais entre os bancos, o que exigirá do empresário a pesquisa antes da decisão.

Fundos Constitucionais de Financiamento

São importantes instrumentos de desenvolvimento para as regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte. Os recursos são disponibilizados pelos bancos administradores, com taxas e condições que variam de acordo com o porte do empreendedor e, para o atendimento de produtores rurais, firmas individuais, pessoas jurídicas, associações e cooperativas de produção, que desenvolvam atividades nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, infraestrutura, comercial e de serviços. Para saber mais sobre os fundos constitucionais, acesse:

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste – FCO
http://www.sudeco.gov.br/cartilha-fco

Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE
http://www.sudene.gov.br/incentivos-fiscais-e-fundos/fundo-constitucional-de-financiamento-do-nordeste-fne

Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO
http://www.sudam.gov.br/incentivo-a-investimentos/fundo-constituciona l-do-norte-fno

 

 

Busque mais informações para o seu negócio, elas podem ser o pontapé inicial para o seu sucesso. Acesse: www.sebrae.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae