CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Conheça a diferença de impressões 3D e moldes de injeção

Conheça a diferença de impressões 3D e moldes de injeção

As impressões 3D e os moldes de injeção chegaram para otimizar os mais diversos processos internos das empresas e tornar a fabricação de vários componentes o mais simples possível.

A modelagem de injeção, até hoje é um dos processos de fabricação mais utilizados entre as empresas ao redor do mundo.

No entanto, com a expansão tecnológica e o surgimento das impressoras 3D, as formas de criar peças e protótipos evoluíram em suas possibilidades.

Agora, tanto os moldes de injeção quanto as impressões 3D solucionam problemas e criam ou fazem ajustes em peças diversas.

Claro, as duas formas utilizadas para a fabricação tem as suas diferenças. Embora ambos os modelos consigam fabricar protótipos com precisão para a criação de variados produtos, como o totem digital, entre outros injeções plásticas, para uma empresa escolher entre as duas maneiras, é preciso conhecer a fundo cada um dos dois conceitos.

Pensando nisso, no post de hoje nós iremos detalhar quais são as diferenças das impressões 3D e dos moldes de injeção. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!

O que são os moldes de injeção?

De forma geral, os moldes de injeção se tratam do processo de produzir peças plásticas na moldagem por injeção.

Basicamente, eles são uma espécie de fôrma que é utilizada para moldar componentes feitos em plásticos!

Imagine, por exemplo, que na época de páscoa muitas pessoas fazem ovos e bombons de chocolate. Cada um desses ovos ou bombons possuem um formato geométrico determinado pela fôrma, certo?

O mesmo acontece no processo de moldagem de algum componente de plástico! Nesse caso, é utilizado uma fôrma (molde de injeção) que possui a forma final desejada de algum produto de plástico.

O que são as impressões 3D?

A impressão 3D são impressões realizadas por impressoras 3D, um modelo automatizado de impressoras de alta tecnologia.

Também conhecida como fabricação digital, as impressões 3D serve para fazer objetos tridimensionais (3D), por meio de um arquivo digital em um processo chamado de modelagem por acumulação.

Basicamente, é como se fosse uma máquina que faz camadas muito finas em duas dimensões, e assim, acaba criando objetos e componentes em 3D.

Com as impressões 3D, já é possível fabricar próteses, replicar órgãos, criar objetos de decoração, e também fazer injeções plásticas! Isso significa que as impressões 3D realiza funções muito semelhantes.

Além disso, uma das vantagens de aderir às impressões 3D para realizar injeções plásticas é o seu custo-benefício e a economia de tempo. Pesquisas indicam que o tempo é reduzido entre 50% a 90% com as impressões 3D.

Por fim, as impressões 3D também são muito versáteis. Se você tem uma prestadora de serviços de divisorias para escritorio, a impressora 3D pode servir para muitas finalidades, como para projetar recursos e matérias-primas necessárias, entre outras.

Agora que você já sabe tudo sobre as diferenças entre as impressões 3D e os moldes de injeção, qual das opções você mais se identificou? Gostou Do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga