CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Conheça 3 estratégias de marketing digital para escritores

Conheça 3 estratégias de marketing digital para escritores

Você escreveu e publicou um livro? Ou ainda pretende se lançar no mercado editorial? Se respondeu sim para uma dessas perguntas, saiba que o marketing digital para escritores precisa estar nos seus planos.

Marketing é um conjunto de ações estratégicas que visam atrair, reter e fidelizar clientes por meio da satisfação de suas necessidades. Philip Kotler, conhecido como o grande pai do marketing, diz este é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Assim, podemos concluir que o objetivo do marketing é levar uma oferta ao mercado de modo a alcançar potenciais consumidores e, assim, fechar novos negócios. Com o crescente acesso à internet, os hábitos dos consumidores mudaram para os ambientes online. Dessa forma, surgiu uma nova forma de fazer marketing — o marketing digital.

Então, conheça 3 estratégias de marketing digital para levar as suas histórias ao mercado literário!

Índice [Esconder]

  • 1 Marketing digital para escritores: 3 estratégias decisivas para alcançar mais leitores
    • 1.1 1. Marketing de conteúdo
    • 1.2 2. Marketing nas Redes Sociais
    • 1.3 3. E-mail Marketing
  • 2 Dica bônus: ferramenta para centralizar suas estratégias

Marketing digital para escritores: 3 estratégias decisivas para alcançar mais leitores

A internet desburocratizou a divulgação de novos negócios e produtos. Na indústria do livro não é diferente. O marketing digital oferece estratégias mais acessíveis e com maior potencial de retorno sobre o investimento quando comparado ao marketing tradicional em TV, rádio e imprensa.

Além disso, a web proporciona ferramentas do tipo “tudo em um”, nas quais você consegue realizar a maioria das ações em um único ambiente. Por exemplo, uma ferramenta de automação de marketing digital.

Por outro lado, não basta que o autor tenha apenas perfis em redes sociais para escritores. É necessário atuar com um posicionamento estratégico. Veja a seguir 3 estratégias que não podem faltar em seu planejamento de marketing digital:

1. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia em que se produz conteúdo relevante com o intuito de envolver e gerar valor para uma determinada audiência, criando laços entre esse público e a marca a fim de gerar mais vendas.

Em suma, pensando em marketing digital para escritores, você pode criar conteúdos sobre sua obra, levando informações úteis relacionadas aos temas abordados nela. Além disso, mostrar o making-of do seu livro. Ou seja, o processo de produção da criação literária, desde a concepção da ideia, escrita e publicação do livro.

A ideia é envolver seus leitores com conteúdo inédito, capaz de aguçar o interesse pelo seu trabalho. Muito além de tentar vender o livro o tempo todo, você precisa criar um relacionamento com seus potenciais leitores.

2. Marketing nas Redes Sociais

As redes sociais são excelentes canais para desenvolver um diálogo com seus leitores, expandir sua audiência e fazer seus conteúdos conhecidos. A maioria da população brasileira está ativa em alguma rede social. Sendo que para o mercado literário, as mais interessantes são:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Assim, além de criar perfis e páginas nessas redes, mantenha-os alimentados com publicações frequentes. Por exemplo, publique fotos e vídeos curtos contando sobre suas experiências, novos projetos e como é sua vida de escritor.

3. E-mail Marketing

Com a crescente adoção das redes sociais pode parecer que o e-mail ficou para trás. Mas, isso não é verdade. Estima-se mais de 4 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo e 61% dos usuários usam essa ferramenta diariamente.

Assim, o e-mail é uma ótima forma de se relacionar com sua audiência. Desse modo, uma dica de marketing digital para escritores é convidar as pessoas para entrar em suas listas a fim de receber novidades e atualizações por e-mail.

Dessa forma, ao criar uma base de contatos, você terá um poderoso ativo para seus lançamentos, novos projetos e eventos. Basta manter essa base engajada com conteúdos relevantes e convidá-las à ação desejada quanto uma oportunidade aparecer.

Dica bônus: ferramenta para centralizar suas estratégias

Além de ser completamente mensurável, personalizável e potencialmente mais rentável, o marketing online pode ser mais facilmente aplicado com a adoção de ferramentas.

Existem várias no mercado e uma ferramenta de automação de marketing digital permite fazer mais com menos esforço. Por exemplo:

  • Agendar publicações nas redes sociais;
  • Monitorar o engajamento nas redes sociais;
  • Acompanhar todas as interações dos usuários no mesmo lugar;
  • Criar formulários e páginas de captura para formar suas listas de e-mail;
  • Envio e gestão de campanhas de e-mail marketing;
  • Análise e acompanhamento de métricas;
  • E etc.

Uma solução nacional de automação de marketing digital é a LeadLovers, só para exemplificar. Mas, seja qual for a ferramenta, o mais importante é implementar estratégias já validadas no mercado, como o marketing de conteúdo, marketing nas redes sociais e e-mail marketing.

Portanto, se você quer fazer marketing digital para seus livros, siga as dicas deste post e veja como os resultados vão começar a aparecer. Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!

Fonte: https://booklabs.com.br/marketing-digital-para-escritores/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentários ( 2 )

  1. excelente artigo ! Atualmente estou usando a estratégia de blog de afiliados! O meu site de relacionamentos Porém é bem complicado a concorrência!

  2. Venda qualquer produto pela internet para qualquer pessoa.
    Acesse esse link e aproveite: https://bit.ly/VENDASEUPRODUTOOUSERVIÇONAINTERNET

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga