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Confira dez regras de sobrevivência fundamentais para a pequena empresa brasileira

Confira dez regras de sobrevivência fundamentais para a pequena empresa brasileira
Especialista indica que caminhos trilhar para a empresa ser bem sucedida
Foto: Felipe Rau/AE
Abrir um negócio traz, muitas vezes, incertezas a respeito do futuro do
empreendimento. Muitos questionamentos passam pela cabeça do pequeno
empresário no momento de se lançar no mercado. Pensando na carência de
informações práticas sobre esse universo, os especialistas em micro e
pequenas empresas Dirceu Pio e Pedro Cascaes Filho lançaram o livro
“Caminhos Seguros para o Empreendedor” (Paco Editorial, 2012). O
objetivo da dupla é instruir esses empresários a como trilhar um caminho
de sucesso e livrar seus pequenos negócios da ruína.
  
Em entrevista ao Estadão PME, Dirceu Pio estabeleceu 10 regras
fundamentais para a sobrevivência do pequeno empreendimento. Se você
pretende ou já tem um negócio, confira e veja de que maneira você pode
aprimorá-lo.

1) Como planejar a abertura de uma empresa?

Antes de abrir uma empresa, você tem que se cercar de todas as
preocupações financeiras. O planejamento financeiro precisa ser feito
por uma pessoa que tenha conhecimento nessa área de finanças. Caso não o
tenha, o melhor a fazer é deixar esse trabalho na mão de um bom
contador, que possa assessorar e que faça o serviço mais pesado.

2) Como lidar com a falta de crédito facilitado?

Tem que evitar pedir empréstimo para parente. Somente em último
caso, se tiver a certeza que vai poder pagar. Nada perturba mais um
negócio do que ter um credor na família, ou um credor próximo de você.
Analise as ofertas do banco de maneira geral. Analise tudo e peça ao seu
contador ajuda para calcular os números.

3) Negócios com familiares dão certo?

Não pense que sociedades nunca dão certo. Deve-se saber que,
muitas vezes, uma boa ideia só se viabiliza com uma boa sociedade, seja
com alguém da família ou com algum amigo. Para dar certo, você precisa
tomar algumas providências.

A primeira delas é fazer a autocrítica quando algo dá errado e
saber que não se pode culpar o sócio por tudo. Em segundo lugar, é
importante você tomar informações sobre seu possível sócio, procurar
saber quem é a pessoa com a qual você vai se associar para não entrar
numa fria. Por fim, uma das coisas mais importantes é você resolver as
pendências do negócio no dia a dia. Deve existir uma comunicação diária.

4) Como deixar os clientes fascinados com a minha empresa ?

Ouvir o cliente tem que se tornar uma grande preocupação de
rotina. Mais importante ainda é dar consequências práticas para as
reclamações do cliente. Você pode ter uma pequena urna, um pequeno
questionário. E é preciso estimular o consumidor a responder isso e
levar muito a sério essa opinião. Se ele faz uma queixa, entre em
contato com ele, ligue, dê uma satisfação.

5) Como faço um bom planejamento de marketing?

A grande missão de uma pequena empresa deve ser na área de
marketing. É ele quem vai determinar se o negócio vai fazer sucesso ou
se ele vai fracassar. Pesquisas apontam que as duas grandes causas da
morte das pequenas empresas é a dificuldade em lidar com dinheiro e a
falta de visão de marketing.

É preciso fazer algumas perguntas. Quem vai comprar o meu
produto? Qual preço esse consumidor está disposto a pagar por ele? O que
eu sei sobre o meu público-alvo? Como me informar sobre esse público?
Qual o perfil desse dele? Quais são seus concorrentes? Capte e pesquise
todas as informações e só abra seu negócio com muita informação sobre o
público.

6) Que estratégias devo usar para motivar minha equipe?

De acordo com cálculos dos autores, um trabalhador dedica ao
emprego uma carga horária que supera todas as outras atividades no dia:
ele fica de 14 a 16 horas de seu tempo útil no emprego. Se ele não
encontra no trabalho um clima agradável, um mínimo de felicidade no
trabalho, como ele pode se sentir motivado? O empresário, então, deve
providenciar um ambiente de trabalho agradável, descontraído, tratar com
respeito as pessoas e não exercer pressão acima do razoável sobre seus
funcionários.

Uma boa medida é estimular a participação dos funcionários nos
assuntos da empresa. Hoje, os trabalhadores querem participar da vida do
negócio, nas estratégias, dar a sua contribuição. Isso os motiva.

Outro aspecto diz respeito ao valor da empresa. Não se pode
estabelecer os valores de cima pra baixo, tem quem ouvir o que essas
pessoas pensam e assumir esses valores como os da própria empresa.

7) Preciso treinar meus funcionários, mas não tenho dinheiro. Como faço?

O treinamento precisa ser sistemático. Pesquisas pelo mundo
inteiro mostram que o treinamento de pessoas é que faz a grande
diferença no sucesso de qualquer empreendimento. Acontece que as
pequenas empresas normalmente não têm condição de contratar empresas
especializadas em fazer treinamento, seja para tarefas de rotina ou para
atender o cliente. Então, uma medida interessante é o empreendedor ir a
uma loja semelhante, ainda que seja seu concorrente, e imaginar como
que ele gostaria de ser atendido lá. E então trazer essa receita pra
dentro do seu negócio e treinar as pessoas pra seguir esses objetivos.

Caso opte por contratar serviços de treinamento, o empresário
tem que insistir e não pode desistir de capacitar seus funcionários,
porque uma hora eles vão aprender a fazer o trabalho. Ele também deve
facilitar a vida do funcionário que busca por cursos externos e
liberá-lo se for preciso, pois todo o conhecimento adquirido beneficia o
negócio. Isso traz motivação e muitas vezes evita que ele perca o
funcionário para um concorrente.

8) Como arcar com os encargos sociais na folha de pagamento?

Se o pequeno empresário optou por abrir o negócio, ele tem que
saber quais são as regras trabalhistas as quais ele está sujeito. O
livro recomenda que ele pense duas vezes antes de contratar alguém. Só
contrate quando você percebe que é extremamente necessário, pois a
legislação brasileira não favorece a pequena empresa.

A saída, então, é evitar contratar ou contratar absolutamente
quando for indispensável. Há negócios que morrem por mau atendimento ao
cliente. Se você for olhar com atenção, ele – o empreendedor – não tinha
as pessoas necessárias pra prestar esse serviço.

9) Quais os cuidados que o empreendedor precisa ter na gestão financeira de seu negócio ?

O planejamento financeiro precisa ser feito por uma pessoa que
tenha conhecimento nessa área de finanças. Caso não o tenha, o melhor a
fazer é deixar esse trabalho na mão de um bom contador, que possa
assessora-lo e que faça o serviço mais pesado.

10) Meu negócio está indo muito bem. É hora de abrir uma franquia?

Antes de abrir uma franquia, você precisa saber se ela está bem
posicionada no mercado em que vai chegar. Checar se existe demanda na
região pelo produto que você vai oferecer é uma boa estratégia. Tem que
pesquisar o público e analisar os concorrentes. Se não fizer isso, você
pode fazer uma opção por uma franquia errada no lugar errado e
enfraquecer seu negócio. Você tem que olhar a franquia pelo lado do
posicionamento da marca, se ela terá uma bos visibilidade como tem a
sede. 

Fonte: Estadão PME

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