CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Confie na demanda monitorando compras e vendas

Confie na demanda monitorando compras e vendas

Oportunidade Monitorada_capa 1

Segundo pesquisa realizada pela FIFA 98% da população brasileira reconhece a marca da Copa do Mundo e 53% disse que os produtos oficiais da marca vão chamar sua atenção na hora da compra.

Já em pesquisa realizada pelo Instituto Ibope 22% de entrevistados, em um universo de mais de 120 milhões de pessoas, disseram que comprariam lembranças, camisetas, mochilas, entre outros produtos que tivessem como tema a Copa do Mundo FIFA 2014.

É mesmo para se acreditar que a Copa do Mundo no Brasil trará excelentes oportunidades para o comércio de souvenirs dessa temática, principalmente quando a mesma está fundamentada em pesquisas de instituições renomadas.

Esse crédito aumenta ainda mais quando o assunto é Copa do Mundo no Brasil. O já sacramentado hábito de os brasileiros vestirem, literalmente, a camisa verde e amarela da seleção canarinho vem agregado, inclusive, ao comportamento de torcedores tão (ou mais) apaixonados por futebol que usam e colecionam camisas oficiais dos times estrangeiros que admiram.

Nessa tamanha paixão pelo esporte ainda se presume a demanda de turistas que o país espera receber para os jogos, quando esses visitantes defenderão seus países com camisas, bandeiras e acessórios que se reportem às suas origens.

Mas o fato é que confiar nesse comportamento de consumo, seja brasileiro ou estrangeiro, não é garantia de sucesso nas vendas.  O sucesso nas vendas está sim diretamente relacionado ao conceito de eficácia, o que representa obter lucro com a comercialização de produtos de acordo com a demanda do mercado.

Para que isso ocorra de modo adequado é fundamental planejar. Saber fazer a conta certa na hora das compras para não terminar o grande evento com produtos encalhados nas prateleiras.

A gestão das compras eficiente é uma necessidade que acontece desde a indústria (com a aquisição de matérias primas, insumos e suprimentos para a confecção dos artigos) até as portas do varejo, com o registro, a fiscalização e a gestão de entradas e saídas de mercadorias e produtos da empresa.

O controle de estoque possibilita:

a) Quanto comprar; quando comprar; o que comprar; quanto manter em estoque;

b) Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;

c) Controlar os estoques em termos de quantidades, valores e fornecer informações sobre a posição dos itens estocados;

d) Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados e;

e)  Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados;

f) Evitar o extravio de mercadorias;

g) Planejar as compras, evitando a estocagem de itens desnecessários;

h) Conciliar os saldos físicos com os contábeis;

i) Efetuar a promoção dos itens que não estão girando;

j) Acompanhar com maior rapidez das mudanças de hábito de consumo dos clientes;

Ninguém duvida que o futebol seja paixão mundial. Ninguém duvide que essa paixão avassaladora domine as emoções em solo pátrio durante os próximos eventos. Mas avançar nesse terreno sem planejar e monitorar compras e vendas é o mesmo que atirar no próprio pé. Vai ficar difícil caminhar no mercado depois.

Identifique as soluções do Sebrae que melhor atendem ao seu negócio em www.serbrae.com.br

Leia mais sobre o tema clicando nos títulos dos boletins abaixo:

  •  Acessórios de inverno inspirados na Copa 
  • Artigos para a torcida

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga