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Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

Comunicações Unificadas (Unified Communications) como ferramenta de gestão de negócios & gestão de redução de custos.

O ambiente corporativo vem sofrendo mudanças em seus processos, em grande parte por meio da aplicação das mais diversas tecnologias em comunicação para o aumento da competitividade e resultados. A esse conceito dá-se o nome de Comunicações Unificadas.

O que são comunicações unificadas?

O termo vem do inglês, Unified Communications, e significa uma inovação tecnológica, fator base na implantação da transformação digital da empresa em que há o uso de uma única plataforma na união e gerenciamento de todos os equipamentos tecnológicos relacionados ao sistema de gerenciamento de comunicação de uma organização, permitindo que sejam acessados tanto presencial quanto remotamente.

Seus principais objetivos são otimizar a gestão, de maneira com que as tarefas sejam simplificadas, a performance seja elevada e distâncias entre metas e resultados sejam reduzidas. Isso, certamente, se reflete na produtividade e em uma maior lucratividade.

Quais são as vantagens de sua implantação?

São soluções conjuntas de conectividade, como Internet Corporativa (Link Dedicado), Audio & Videoconferência, Telefonia em nuvem (Telefonia IP / Voip) e a transformação digital contribuem ativamente na implantação da IOT (Internet das Coisas), trazendo benefícios tanto para os gestores quanto para equipe interna, fornecedores, clientes, parceiros e clientes.

Graças à fluidez no repasse de informações, todas as tarefas da empresa podem ser feitas de forma rápida, porém mantendo a segurança e a qualidade.

Os dados digitalizados permitem uma tomada de decisão ágil e assertiva por parte dos gestores. Além disso, com um sistema centralizado em operação, o setor de TI também tem suas tarefas otimizadas.

Na mesma medida em que a Comunicações Unificadas é implantada nos processos de gestão ou na linha de produção de organizações, há a economia de recursos e de gastos. É importante frisar que essa não é uma exclusividade de grandes corporações, muito pelo contrário.

rapidez nos processos de comunicação e na tomada de decisão, já são requisitos obrigatórios para o sucesso na maioria das organizações.

Portanto, empresas de todos os portes e segmentos devem pensar seriamente em modernizar o modo como se comunica para ter maior agilidade e acompanhar o mercado.

Por que a Comunicação Unificada é um diferencial competitivo?

Todas as empresas que nasceram pequenas e conseguiram se tornar grandes possuem alguns fatores em comum para explicar seu sucesso. Um dos pontos mais fundamentais para desenvolver um empreendimento é saber dar a devida importância à comunicação, tanto interna quanto externa.

Com o avanço das tecnologias, as organizações passaram a utilizar cada vez mais aparelhos e aplicativos de comunicação. Embora essas diversas ferramentas sejam ótimas por permitirem a comunicação remota e em tempo real, as gestões delas podem ser complicadas. É para resolver essa situação que a Comunicação Unificada (UC) foi desenvolvida.

Entenda como esse tipo de plataforma funciona, conheça os seus beneficios para as empresas e ainda entenda como a Comunicação Unificada colabora para uma maior competitividade. Acompanhe:

Comunicação Unificada: simplificando a gestão dos canais de comunicação

A Comunicação Unificada – em inglês, Unified Communications (UC) – chegou para revolucionar o gerenciamento dos diferentes canais de comunicação usados pelas empresas.

Além do telefone, hoje, o contato com clientes, parceiros e entre os funcionários é realizado por meio de diversas ferramentas como: e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência, entre outras.

Por isso, as empresas passaram a ter a necessidade de contar com uma plataforma única para que todos esses canais pudessem ser gerenciados de uma forma menos complexa e acessados de qualquer lugar. Foi a partir dessa busca por simplificação que a Comunicação Unificada se originou.

Com a evolução, endereços de e-mail, telefones fixos e móveis, aparelhos de videoconferência e diversos outros canais de comunicação são unificados. Além de reduzir a complexidade, essa tecnologia otimiza processos gerencias e os torna mais eficientes.

Os principais benefícios da Comunicação Unificada

Ao integrar os diferentes canais de comunicação, a Comunicação Unificada cria um sistema no qual todos os colaboradores da empresa podem acessar tudo o que precisam, de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Investimento que garante maior competitividade

Diferenciar-se da concorrência é um desafio constante para as empresas, cujos desafios envolvem estar sempre em busca de melhoria nos processos e do aumento da eficiência para atender as demandas de seus clientes. Para não ficar para trás, as empresas precisam estar atentas e prontas para investir na transformação digital e buscar sempre tecnologias para redução de custos nas empresas.

Sabendo dos benefícios da Comunicação Unificada, você deve ter percebido o potencial revolucionário dessa tecnologia para os processos de qualquer negócio. Isso porque, ao simplificar tarefas e permitir um fluxo de comunicação contínuo, a UC proporciona maior eficiência e qualidade para o desempenho dos colaboradores.

Portanto, se a sua empresa deseja conquistar mais espaço no mercado e se destacar das concorrentes, você precisa investir em comunicação unificada o quanto antes!

Principais soluções

Agora que você já sabe mais sobre o conceito e sua importância, conheça em detalhes as soluções mais adequadas para as organizações:

Link Dedicado (Internet corporativa)

Para navegar na rede mundial de computadores (internet), seu computador precisa se conectar a um provedor. A grande maioria dos serviços de internet utilizam conexões normais, em que diversos usuários compartilham o mesmo caminho até o servidor. Isso afeta a velocidade e estabilidade da conexão de acordo com a quantidade usuários simultâneos. No Link Dedicado, sua empresa tem uma conexão exclusiva com o provedor, o que garante uma transmissão de dados o tempo todo com estabilidade e dentro da velocidade real contratada.

O maior problema de conexão com a internet é gerado justamente por causa do congestionamento de acesso ao provedor. Com muitos usuários trocando informações ao mesmo tempo a velocidade diminui, consequentemente oscilações e quedas da conexão. Como no Link Dedicado há um caminho livre, sem congestionamento, sua empresa tem garantia de que terá sempre a mesma velocidade e estabilidade.

Velocidade e simetria da banda

velocidade de banda necessária não será a mesma de uma internet normal compartilhada. Isso acontece porque as operadoras de internet comum garantem entregar 30% da banda contratada. Já o Link Dedicado garante 100% da velocidade contratada. Isso significa que sem a disputa do sinal por outros usuários, a eficiência na troca de dados com o provedor aumenta consideravelmente. Sem a necessidade de repetição de pacotes de dados e com a velocidade em 100% do valor contratado, a conexão será mais rápida. A Internet dedicada garante links com simetria de download e upload, ou seja, a mesma velocidade para os dois.

A escolha da velocidade de banda necessária para sua empresa, deve levar em consideração o número de computadores utilizados e o tipo de atividade. Para se ter uma ideia, um link dedicado de 1Mbps é suficiente para um escritório com 10 funcionários que utilizam a internet para consultas a websites e e-mails. Mas se a necessidade de sua empresa for realizar videoconferências, utilizar aplicações mais pesadas, backups em nuvem, ligação VoIP e download de vídeos HD em tempo real, por exemplo, a velocidade contratada deverá ser maior.

Disponibilidade e atendimento 

Garantia de uma alta disponibilidade de conexão, ou seja, a quantidade de tempo que o sinal estará disponível, sem quedas é superior a 99%. Aliado a tudo isso, oferece suporte exclusivo para a sua empresa por 24h, com atendimento 7 x 24 x 365, e SLA de até 4 horas.

Link dedicado oferece IP’S fixos

Ao contratar um Link Dedicado, a empresa também tem opção adicional a IPs fixos. Através deles, é possível instalar servidores próprios com acesso externo dedicado, garantir que o site da empresa fique estável mesmo recebendo muitas visitas e contratar serviços de certificação SSL para ter segurança de dados.

Link Dedicado através de Fibra Óptica

Projetos que contam com fibra óptica podem transmitir uma quantidade imensurável de dados por segundo, e podem até mesmo integrar diversos sinais em uma mesma fibra, utilizando luzes de cores diferentes. Com ela, as informações podem percorrer distâncias enormes.

Os cabos ópticos podem ser tanto para uso externo, interno, marítimo e subterrâneo. Ou seja, foram desenvolvidos para diversas finalidades. Entre suas vantagens estão:

  • Imunidade a interferência eletromagnética;
  • Possuem dimensões reduzidas;
  • São mais leves;
  • Maior segurança;
  • Melhor relação custo x benefício x tempo;
  • Elevada capacidade de transmissão;
  • Possuem durabilidade.

Audioconferência

A Audioconferência é um sistema de comunicação por voz que conecta pessoas em diferentes locais por telefonia IP ou rede comum de telefonia. A partir do seu uso, é possível criar salas de reunião e gravar os arquivos para consulta ou registro posterior.

A solução é ideal para empresas que possuem fornecedores, parceiros e colaboradores em diferentes localizações e há a necessidade de se comunicar em tempo real.

Hoje, com o crescimento do trabalho home office, por exemplo, é possível marcar reuniões com todos os funcionários de uma mesma área, independente da distância e da localização presencial.

Há modelos para os mais diversos tamanhos de salas, os quais contam com microfones de expansão caso seja necessário maior captação de som.

Para que as conversas sejam seguras, aquele que está comandando a conversa fornece uma senha a todos os participantes da conferência, a qual os identifica e permite o acesso.

Videoconferência

Esse sistema possibilita a comunicação por meio de áudio e vídeo de forma simultânea e em tempo real, possibilitando ainda o compartilhamento de dados e flexibilização do trabalho home office.

Assim como a solução citada acima, é ideal para empresas que precisam se comunicar com pessoas em outras localidades.

Sua vantagem em relação a audioconferência é a sensação de proximidade entre os participantes, devido ao fato de poder realizar o contato visual em tempo real.

Quando há duas localidades conectadas, o sistema é denominado ponto a ponto. E, se duas ou mais localidades estão em conexão simultânea, é chamado multiponto.

Entre seus benefícios estão a redução de custos com telecomunicações e deslocamento, o aumento da competitividade e eficiência operacional e a otimização do tempo e da produtividade.

Telefonia em nuvem

telefonia em nuvem é um sistema de telefonia PABX por meio do Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, que converte os áudios analógicos em dados que podem ser transmitidos pela rede.

Para que funcione, a tecnologia IP depende de um dispositivo específico, que se conecta à rede de computadores de uma empresa para receber dados, imagens e vozes. Esses equipamentos são parecidos com os telefones comuns, porém contam com conectores RJ-45, usadas em placas de computador, ao invés de utilizarem o padrão RJ-11.

Há também a Telefonia VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet. Esse também transforma e transmite a voz digital, porém não precisa de um aparelho específico, mas sim da instalação de um software.

Com equipamentos dotados com a tecnologia em nuvem, além da comunicação por voz, as empresas ainda contam com identificador de chamadas, encaminhamento e reencaminhamento de chamadas, conferência entre várias pessoas e compartilhamento de dados e informações.

A transformação digital vai elevar a sua empresa para outro patamar.

transformação digital é um processo estratégico utilizado por empresas para alavancarem os negócios por meio de artifícios da tecnologia para aprimorar todas as áreas.

Pode não parecer, mas a transformação digital ainda está engatinhando em boa parte das empresas brasileiras. Segundo um levantamento feito pela PWC, apenas 9% das empresas do país se consideram preparadas para essa transformação.

O objetivo da transformação digital é melhorar a qualidade dos serviços, garantindo resultados aprimorados. Essa transformação, embora tenha o objetivo de aprimorar os resultados com o auxílio da tecnologia, tem como foco principal no sucesso do cliente.

IOT (Internet das Coisas)

A estimativa é de que em 2025 teremos mais de 100 bilhões de objetos interligados à IOT (Internet das Coisas)

Conectividade é a palavra-chave de nossos tempos. Tome apenas os exemplos da telefonia celular, telefonia em nuvem e da conexão à internet, serviços que interligam a maioria dos brasileiros. E mais de 70% da população tem acesso à internet. Outro aspecto relevante é que essa conectividade ultrapassa largamente a comunicação interpessoal e alcança a comunicação entre coisas e objetos, com a chamada internet das coisas ou IoT (sigla do inglês internet of things), cujo conceito abrange a interconexão digital de objetos ou coisas com a internet.

A IoT já é uma realidade, pois já existem mais de 15 bilhões de coisas ou objetos conectados no planeta. Por volta de 2025, esse universo pode superar a marca de 100 bilhões de objetos. Estima-se que cada ser humano esteja cercado por 1.000 a 5.000 objetos, em média, potencialmente conectáveis à IoT. As grandes alavancas tecnológicas que viabilizam essa nova internet são a eletrônica, a conectividade proporcionada pela web, além de outros dispositivos de hardware, como sensores, que interagem com outros sensores, e podem ser monitorados e controlados remotamente.

Para auxiliar as empresas a implementar a Comunicações Unificadas em seus processos, a MTR-IT systems, por meio da Unidade de Negócio Unified Communication, oferece aos clientes as mais diversas soluções de comunicação de voz, dados e imagens.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

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Uma empresa focada em propor as melhores soluções e também redução de custos com Telefonia em nuvem, Sip trunk, Serviços de Conectividade de alta capacidade com link dedicado de internet, Infraestrutura e sistemas de gestão educacional e logística, visando sempre a satisfação e o sucesso dos nossos clientes, independente do porte e/ou região.
Atuamos como parceiro estratégico no mercado corporativo em soluções de tecnologia da informação e telecomunicações.

Produtos e serviços:

Pabx / Telefonia em Nuvem
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