Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Compras online crescem durante pandemia no Brasil

Compras online crescem durante pandemia no Brasil

Como era de se esperar, os brasileiros aumentaram o consumo online durante a pandemia de Covid-19. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o país teve um aumento expressivo no uso da internet neste período, especialmente entre as classes mais pobres.

O principal motivo para a presença maior dos brasileiros online durante os últimos meses está nas compras pela internet, além dos serviços de streaming de vídeo e de áudio.

O levantamento levou em conta os hábitos de cerca de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre o período de junho a julho de 2020. Além desses dados, também foi feita uma avaliação com base em recortes de região, gênero e renda, dividida em categorias A, B, C, D e E.

Crescimento por categorias

O comércio eletrônico, que foi considerado essencial para este período de distanciamento, em que a recomendação era evitar sair de casa, teve um crescimento maior entre as mulheres. Em 2018, apenas 39% das mulheres haviam feito compras online, enquanto em 2020 esse número passou para 70%.

O aumento entre as pessoas da classe C também foi bastante notável, passando de 37% a 64% para o mesmo período, enquanto entre as classes A e B o aumento foi de apenas 20 pontos percentuais, passando de 63% a 83%.

Entre os produtos mais adquiridos deste período estão os serviços de comida por delivery. De acordo com a pesquisa, apenas 15% dos participantes haviam solicitado delivery online em 2018. Já em 2020 esse número aumentou para 44%.

Restaurantes e bares foram inicialmente um dos primeiros setores a sofrer com as restrições durante a pandemia. No entanto, os serviços de delivery – principalmente por aplicativo – ajudaram que muitos desses estabelecimentos mantivessem suas atividades, tanto entre os mais tradicionais, como pizzarias, quanto restaurantes de comida japonesa.

Produtos como roupas, calçados e outros equipamentos esportivos se mantiveram no mesmo patamar para o período: 50%.

Setor online também teve queda

No entanto, nem todos os produtos tiveram o mesmo aumento no interesse. Com a incerteza de quando a situação irá se normalizar, os setores de turismo e entretenimento (shows) tiveram as maiores quedas. Enquanto o setor de eventos teve uma queda de 27% para 5%, as passagens aéreas caíram de 17% a 6%.

You must login to add a comment.

Posts relacionados