CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Compras coletivas

Por Larissa Xavier

Certamente você já ouviu falar nos sites de compras coletivas e já havíamos explorado o assunto no nosso blog. Essa nova modalidade de negócio tem feito muito sucesso aqui no Brasil e a cada dia ganha mais adeptos.

Para o consumidor, é um universo de descontos diários que, por muitas vezes, estimula a compra por impulso e permite experimentar um produto ou serviço antes desconhecido. Para o empreendedor, funciona como um novo canal de vendas, que representa uma oportunidade de conquistar novos mercados, de tornar a empresa conhecida e ainda como estratégia de fidelização de antigos clientes.

Segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, os sites de descontos ou compras coletivas atingiram 5,5 milhões de usuários em setembro, expansão de 27% em relação a agosto. Os homens são a maioria do público com 53,8% e os internautas de 25 a 34 anos representam o maior volume da audiência (38,3%), seguido do grupo de 35 a 49 anos.

Como funciona

A partir de um cadastro no próprio site, o usuário passa a receber por e-mail os descontos oferecidos em sua cidade. Também é possível consultar e adquirir as promoções de outras localidades.

Para que uma oferta seja ativada, um número mínimo de compradores deve ser atingido e isso varia em função da promoção vigente. Caso não alcance o volume necessário de interessados, o dinheiro é devolvido para o usuário.

As promoções agem como atrativos, que ajudam na divulgação da empresa e reduzem os custos com publicidade. Entretanto, publicar uma oferta não é uma brincadeira. O empresário deve se planejar a fim de evitar que a demanda pelo seu produto não seja maior que a sua capacidade. Limitar a quantidade de cupons de desconto é uma alternativa para não ser surpreendido com o sucesso do anúncio.

Atualmente estão disponíveis dezenas de sites com essa proposta, a exemplo do Peixe Urbano, Clickon, Imperdível e Clube Urbano, inclusive o Zipme, que reúne todas as promoções vigentes na web e envia um resumo das ofertas por email para o usuário cadastrado.

Nesse contexto, existem empresas que começam a desenvolver sites de compra coletiva. É o caso da Gafanhoto Atômico, que oferece sua experiência para montar a infra-estrutura necessária ao funcionamento do site de compras.

O principal benefício para os administradores do site é o ganho de uma comissão sobre as vendas realizadas em função da promoção, pois o serviço de cadastro da oferta é gratuito para as empresas.

Larissa Xavier Natario Teixeira, do Sebrae

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae