Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Comprar backlinks dofollow de alta qualidade é bom para SEO?

Quer comprar backlinks dofollow de qualidade? Não é nenhum segredo que a quantidade e a qualidade de seus backlinks definem se suas campanhas de SEO são bem-sucedidas ou falham.

=> Se precisar da menção de links importantes para seu conteúdo, solicite nossa consultoria no site Marketing Mestre

Mas nenhum backlink é igual, e muitos detalhes aparentemente pequenos podem afetar drasticamente o valor que você obtém de cada link. Por isso, hoje, veremos quais backlinks são os melhores e os piores em SEO.

Quais backlinks são melhores para você?

Backlinks podem fazer ou quebrar seu SEO. Obtenha muitos links bons e o Google saberá imediatamente que você é alguém cujo conteúdo as pessoas merecem ver. Obtenha muitos backlinks de spam e veja seus rankings irem pelo ralo. Mas o que torna alguns backlinks ótimos?

Geralmente, os melhores backlinks são backlinks “dofollow” relevantes de sites respeitáveis, onde o link aparece no conteúdo principal da página. Embora você deva buscar backlinks de alta qualidade, você ainda pode criar impulso por meio de links de qualidade média, mas evite links de baixa qualidade a todo custo.

Backlinks são usados ​​para distribuir a autoridade do site ao redor. Os backlinks de alta qualidade indicam essencialmente que o site de origem recomenda o site de destino. Eles sugerem que o site do destino é autoritário e de alta qualidade no assunto, merecendo mais visibilidade.

Isso porque os backlinks funcionam como “votos de confiança”. A qualidade do backlink representa a qualidade do voto. Juntamente com o número de backlinks que você possui, isso fornece ao Google bons insights sobre a relevância e autoridade da página vinculada. Em outras palavras, muitos backlinks de baixa qualidade podem sugerir fortemente que seu site não merece ser exibido no topo. Além disso, às vezes pode sinalizar diretamente que você está se envolvendo em esquemas de links que visam enganar o algoritmo.

Por outro lado, ter muitos votos de alta qualidade sinaliza para o Google que você estabeleceu um certo nível de credibilidade em seu setor. Sua reputação, credibilidade e utilidade geral são importantes para o Google porque seu objetivo é satisfazer o usuário final. Na verdade, concentrando-se em backlinks de alta qualidade, você pode evitar quase totalmente se preocupar em impactar negativamente seu SEO. Em outras palavras, não há necessidade de se preocupar se você “não fez nada de errado”.

Mas backlinks de alta qualidade são importantes não apenas pelos benefícios diretos de SEO. Eles podem trazer tráfego mais relevante e abrir portas para parcerias com influenciadores e meios de comunicação. Por sua vez, isso pode impulsionar todos os seus esforços de marketing, pois aumenta o reconhecimento da sua marca.

9 características comuns de backlinks de alta qualidade:

Backlinks de sites em seu nicho

Quando se trata de backlinks, a relevância é fundamental. Como os backlinks funcionam como citações acadêmicas para o seu site, é sempre melhor ser reconhecido pelos especialistas em seu setor.

Por exemplo, imagine que seu site é sobre pesca. Nesse caso, um backlink de um site oficial sobre vida ao ar livre ou caça ainda pode ser muito valioso. Isso é especialmente verdadeiro se o conteúdo específico que está vinculado a você for sobre o seu assunto.

Backlinks de sites confiáveis

Embora não exista um número verdadeiramente objetivo que possamos colocar na autoridade de um site, obter um backlink de um site de alta qualidade ainda é ótimo. Por exemplo, mesmo que não seja especificamente no seu nicho, um backlink de um meio de comunicação de alta autoridade como o Entrepreneur.com ainda pode ser muito benéfico. No mínimo, ser apresentado por tal mídia é uma grande conquista – então você pode esperar ser devidamente recompensado por isso.

Backlinks de páginas com links de alta qualidade

Outro fator importante a ser considerado é se a página vinculada a você possui backlinks de entrada de alta qualidade. Como você sabe, os backlinks são um dos principais fatores de classificação no Google e seu valor é transferido. Se o seu backlink vier de uma página da web com autoridade, você pode esperar que parte dessa autoridade seja transferida para você.

Backlinks Dofollow que passam seu valor total

Um fator importante a ser observado é se seus backlinks são dofollow ou nofollow. Os backlinks nofollow ainda carregam algum valor , mesmo que alguns SEOs discordem e os evitem. No entanto, os backlinks dofollow são conhecidos por passar o máximo de autoridade possível. Por isso, ao analisar seus backlinks , considere observar quais links são dofollow e nofollow.

Backlinks colocados no topo do conteúdo principal

Onde seus backlinks estão localizados na página também importa. Nas Diretrizes do avaliador de qualidade , o Google solicita explicitamente aos avaliadores que marquem as diferentes seções de conteúdo das páginas da web. Eles definem cada seção com base no tipo de conteúdo presente nela. Os três tipos são Conteúdo Principal (MC), Conteúdo Suplementar (SC) e Anúncios/Monetização (Anúncios). Naturalmente, os backlinks da área de conteúdo principal fornecem sinais de relevância em comparação com os links do conteúdo complementar ou anúncios.

Além disso, embora ainda não comprovado, existe a possibilidade de que os backlinks no início do conteúdo tragam um pouco mais de valor do que aqueles colocados na parte inferior.

Backlinks com textos âncora ricos em palavras-chave

Backlinks com textos âncora ricos em palavras-chave são conhecidos por agregar mais valor às suas páginas. Para provar isso, pegue a explicação original do Google:

“Primeiro, as âncoras geralmente fornecem descrições mais precisas das páginas da web do que as próprias páginas.”

Os textos âncora não são tão importantes quanto costumavam ser simplesmente porque hoje em dia o Google é melhor em entender o conteúdo de uma página. No entanto, eles ainda desempenham um papel importante. Um backlink de alta qualidade de um site oficial com uma âncora rica em palavras-chave pode ser um grande impulsionador para os rankings da sua página.

Os textos âncora também são um importante fator de influência para a detecção de spam. O Google pode detectar esquemas de backlinks que tentam burlar o sistema analisando os textos âncora do site. Por causa disso, concentre-se em criar links naturais sem tentar forçar os limites. Seus textos âncora devem ser naturais, com a maioria sendo âncoras de marca ou âncoras de link nu.

Especialmente ao olhar para páginas de destino, ter muitas âncoras ricas em palavras-chave pode ser um sinal de spam. Isso ocorre porque os proprietários de sites que normalmente criam backlinks geralmente não gostam de vincular diretamente às páginas de vendas. É também por isso que os blogs para empresas estão se tornando tão populares – eles permitem que você ganhe backlinks para conteúdo que outros consideram valioso e passe esse valor para páginas importantes por meio de links internos .

Backlinks de conteúdo aprofundado e valioso

Quanto mais valioso for um conteúdo, mais autoridade seus backlinks fornecerão. Um bom sinal de que um backlink é ótimo é se ele já recebe algum tráfego do Google. Por exemplo, se o artigo com link para você já estiver no topo de uma palavra-chave competitiva, você pode ter certeza de que o site é visto como autoritário.

Além disso, se essa página já recebe uma boa quantidade de tráfego, é provável que você obtenha algum tráfego de referência devido ao efeito de transbordamento.

Por último, mas não menos importante, procure backlinks que estejam vinculados contextualmente no texto. As frases que cercam seu backlink também fornecem contexto para usuários e mecanismos de pesquisa, o que significa que você se beneficia dele. Os backlinks contextuais dão ao usuário um motivo para explorar seu conteúdo. Também pode ser um bom sinal para o Google, pois ajuda o mecanismo de pesquisa a restringir seu tópico e estabelecer a intenção de pesquisa exata para a qual sua postagem deve ser classificada.

Exemplo de um backlink de alta qualidade

Aqui está um exemplo de um link de alta qualidade que encontrei ao analisar o perfil de backlink do nosso site. Seguindo as dicas acima, vou detalhar o que torna esse link bom. Na parte inferior, também comentei sobre como esse link poderia ser melhor.

O link em questão é do respeitado site Hubspot.com, onde nosso profissional de SEO de marketing colaborou com seus redatores. Nele, expressamos nossa opinião sobre alguns ótimos plugins do WordPress. Aqui está o que parece:

O próprio Hubspot é um site muito autoritário. Eles classificam bem para toneladas de palavras-chave no mesmo setor que nós e, portanto, podemos supor que o Google vê esse link como altamente relevante.

O link em si é colocado muito contextualmente, e o usuário sabe o que esperar quando clicar nele. O texto âncora é o nome da nossa marca, o que está perfeitamente bem. Afinal, dado o contexto do artigo, forçar-nos a um texto âncora rico em palavras-chave não seria natural.

A página em si não é “fina” e tem quase 3000 palavras de conteúdo. Eu usei esta ferramenta para verificar a contagem de palavras na página. Melhor ainda, o próprio link aparece na seção de conteúdo principal, então temos certeza de que dá ao Google os sinais certos.

Além disso, muitos sites de alta qualidade têm links para o próprio artigo do Hubspot:

Na verdade, existem 115 deles.

Por fim, o link também é “dofollow”, o que significa que ele passa todo o seu valor potencial para nossa página.

Este link pode ser melhorado? Sim, e aqui está como. Você pode ver que este link vai diretamente para nossa página inicial. Essa situação é bastante normal, e a maioria dos links que você obtém apontam para a página inicial. Sua primeira página é importante porque eleva a autoridade de todo o seu site.

No entanto, em última análise, você também deseja ter “links profundos”, que apontam para outras páginas além da sua página inicial. Quando a concorrência em palavras-chave específicas for difícil, você também precisará de links apontando diretamente para a página exata para a qual deseja classificar.

Dito isto, você nem sempre pode obter um link diretamente para suas páginas importantes naturalmente. Se tivéssemos tentado “forçar” nosso backlink lá, o HubSpot poderia ter rejeitado nossa contribuição. Além disso, como o Google está ficando mais avançado, eles podem ter notado uma má prática de vinculação.

Por isso, honestidade e veracidade nos ajudaram a construir uma reputação melhor com a HubSpot, o que ajudou nosso SEO. É importante lembrar que você raramente obtém “cenários de casos perfeitos” com seus links. E de qualquer forma, esse não é o objetivo do link building. Você quer um perfil natural e diversificado com alguns bons links como o acima.

Na verdade, de certa forma, os algoritmos do Google estão procurando diligentemente muitos desses “cenários de caso perfeito” porque são um indicador claro de um esquema de link.

Quais backlinks são menos importantes para você?

Geralmente, muitos SEOs evitam criar links nofollow porque os consideram sem importância. No entanto, os links nofollow não são necessariamente ruins – e para provar isso, o Google mudou a forma como tratava os links nofollow em 2020 . Por isso, para responder quais backlinks não são importantes para você, devem ser evitados ou podem prejudicar totalmente o seu SEO, precisamos procurar em outro lugar. Uma abordagem mais verdadeira é seguir as diretrizes do Google para determinar quais links são ruins. Afinal, o Google não é contra links nofollow. No entanto, eles têm diretrizes rígidas para outros tipos de links que visam enganar o algoritmo.

Como regra geral, você deve evitar backlinks de spam de baixa qualidade, pois eles são os menos valiosos ou podem prejudicar o SEO. Os backlinks de spam geralmente são caracterizados como gerados automaticamente – geralmente estão em outro idioma e aparecem em sites de spam com conteúdo pequeno ou duplicado.

Links nofollow são uma parte natural da internet por muitas razões – e muitas vezes podem provar que você tem valor comparado a não obter links ou menções. Considere isso – um grande meio de comunicação como a Forbes decide publicar uma de suas contribuições. No entanto, naturalmente, porque eles não têm certeza se seu site estará no ar daqui a um ou dois anos, eles decidem não seguir o link para ele.

Essa contribuição pode ser ótima para sua marca geral e trazer mais exposição e até clientes – grandes recompensas a longo prazo. No entanto, se você olhar para ele através da “lente da velha escola de SEO”, porque o link nofollow pode não apresentar uma recompensa grande o suficiente a curto prazo, você pode perder todos os outros benefícios.

Enquanto isso, infelizmente, backlinks ruins, de baixa qualidade e spam são inevitáveis. Quase todo site em crescimento recebe um em algum momento. Mas, felizmente, o Google pode detectar muitos desses links usando seu algoritmo Penguin. Eles geralmente os removem como um fator de influência no índice e você não é penalizado. Isso significa que eles fazem a “manutenção do perfil do link” para você e não o penalizam diretamente se você receber apenas um link ruim.

No entanto, se o algoritmo do Google detectar que você ainda está ganhando backlinks ruins depois de algum tempo – e se for capaz de determinar se você está fazendo isso de propósito – você pode ser penalizado. Seu site costumava ser marcado como suspeito no passado, e a equipe de revisão do Google (composta por milhares de revisores humanos) poderia tomar medidas contra ele. Isso também era conhecido como “Ação Manual”.

Hoje em dia, no entanto, a maioria das penalidades é automática e aplicada quando determinados critérios nos algoritmos proprietários do Google são atendidos. Para classificar um link de baixa qualidade com mais facilidade, vejamos suas características mais comuns.

7 características comuns de backlinks de baixa qualidade:

Links de conteúdo perigoso ou “proibido”

Uma tática popular para piorar a pontuação de spam de um site é direcionar muitos links de conteúdo explícito inadequado para todos os públicos. Evitar esses links é importante porque eles podem confundir os mecanismos de pesquisa, fazendo-os desaprovar seu conteúdo. Esses links podem ser especialmente prejudiciais se o seu site estiver em um tópico YMYL .

Links de sites de cupons

Links de cupons gratuitos não são necessariamente ruins para SEO, simplesmente porque o Google tem facilidade em encontrá-los e ignorá-los. Nos últimos tempos, o Google fez grandes esforços para mudar a forma como tratam spam na web, incluindo backlinks. Isso significa que, embora esses backlinks pudessem penalizá-lo no passado, hoje em dia, o Google está simplesmente tentando ignorar esses sinais.

Backlinks de página de perfil fino

Embora não sejam necessariamente prejudiciais, os backlinks de perfil não fazem muito pelo seu SEO. Geralmente, os links de perfil podem ser facilmente detectados e classificados pelo Google, o que permite que o mecanismo de pesquisa simplesmente os ignore. Os links de perfil às vezes são chamados de links de travesseiro porque alguns SEOs optam por construí-los ao tentar diversificar o perfil de backlink de uma empresa. O “travesseiro”, neste caso, refere-se ao efeito de amortecimento de um travesseiro, que está tentando suavizar os potenciais efeitos negativos da construção de links não naturais. No entanto, se isso está comprovado que funciona (especialmente a longo prazo) ainda está em debate.

Links pagos especificamente para SEO

O Google é fortemente contra a compra de links puramente pelo valor de SEO que ele traz para você. Na verdade, o Google é contra qualquer tática de criação de links em que o valor gira em torno do próprio link. Essas práticas não apenas tentam burlar o algoritmo de classificação, mas também criam um ambiente desonesto para concorrentes e usuários finais.

Por isso, evite esquemas de backlinks que prometem ótimos resultados pagando por links. Em vez disso, tente realmente fornecer valor à Internet e aos seus clientes em potencial. Fazer isso melhorará não apenas seu SEO, mas também seus esforços gerais de marketing.

Redes privadas de blogs

Assim como os links pagos de SEO, os links PBN são um dos grandes problemas para os mecanismos de busca. A premissa por trás de um PBN é simples – é uma rede de sites que uma única pessoa ou empresa possui. Os PBNs costumam ser discretos para evitar que os algoritmos do Google descubram o esquema. Esta definição por si só diz o suficiente sobre se você precisa deles. Embora os SEOs da BlackHat tenham confirmado continuamente que os PBNs podem te classificar, esses resultados geralmente são de curta duração. As atualizações algorítmicas do Google garantem regularmente que o efeito de classificação de muitos PBNs grandes e pequenos seja apagado.

Backlinks irrelevantes e de baixa qualidade

Geralmente, muitos backlinks de baixa qualidade não prejudicam seu SEO. Isso porque o Google prefere ignorar backlinks de baixa qualidade em vez de penalizar os sites por eles. No entanto, links de baixa qualidade também não têm um efeito positivo.

Ao longo dos anos, o algoritmo do Google avançou na detecção de backlinks de autoatendimento que qualquer um pode criar. Além disso, a preocupação com o “SEO Negativo” também tem sido grande na comunidade. Ambos os fatores levaram o gigante dos mecanismos de busca a mudar a forma como os backlinks de baixa qualidade afetam os rankings do site. Em vez de penalizar os sites, eles simplesmente ignoram os links. No entanto, uma penalidade ainda é possível em alguns casos extremos.

Por isso, evite construir links em sites irrelevantes com conteúdo de baixa qualidade. Na melhor das hipóteses, você está desperdiçando seu tempo e, na pior das hipóteses, eles podem te penalizar.

Backlinks de spam em outros idiomas

Um dos piores tipos de backlinks que você pode obter é um link de baixa qualidade de outro idioma. Normalmente, esses backlinks são gerados em massa por ferramentas que prometem construção automática de links. No entanto, esses links são frequentemente ignorados pelo Google, pois não agregam valor. Nos piores cenários, eles podem até prejudicar seu SEO. Na verdade, algumas ferramentas populares de SEO tentam levar em consideração esses links ao calcular as pontuações de spam do seu site .

Exemplo de um backlink ruim

Como mencionamos, alguns backlinks de spam são inevitáveis, e está fora de seu controle se algum raspador automático de sites for direcionado a você. Ninguém está “seguro” de backlinks ruins, e você provavelmente obterá alguns em algum momento. Isso também já aconteceu conosco – e fico feliz em detalhar para você. Em meu esforço para ser transparente com você, deixe-me mostrar um exemplo disso com nosso próprio site.

Abaixo, você pode ver que recebemos um backlink de um “site de cupons gratuitos”. Pelo que parece, tenho certeza de que esse link foi gerado automaticamente, já que toneladas de sites raspam a internet e criam páginas dinamicamente.

Como você pode ver, o link não é colocado contextualmente e quase não há conteúdo na página. O conteúdo é fino e provavelmente duplicado ao ser copiado de outro site. Também não é absolutamente relevante para o assunto (“códigos de cupom” vs. “estratégias de marketing”)

Aqui, você pode ver que este site não é autoritário de forma alguma. Ele não recebe nenhum tráfego relevante dos mecanismos de pesquisa – e, portanto, o Google não o vê como uma autoridade em nenhum tópico específico.

Além disso, o link acima é “nofollow”. Claro, normalmente, eu preferiria um link dofollow, mas neste caso, estou feliz com a situação. A última coisa que quero são links dofollow com spam e irrelevantes que podem prejudicar nosso site.

Além disso, nenhum link aponta para esta página – o que significa que o valor do PageRank para a página é muito baixo.

E para concluir o detalhamento, o site em si também não é relevante para nós de forma alguma – eles são um site de cupons gratuitos e somos uma ferramenta de SEO. A linha inferior é que este link é praticamente inútil.

Conclusão

Para encerrar, lembre-se de que você pode avaliar rapidamente a qualidade de um backlink com base em como se sente sobre isso. Se você ganhou um backlink genuíno e se orgulha disso, o Google provavelmente lhe dará os benefícios. Enquanto isso, se você sabe que um link específico não é honesto e transparente e serve apenas para o seu SEO, as chances são de que seja um backlink de baixa qualidade.

Uma técnica simples que uso para julgar a qualidade de um backlink é a seguinte: imagine que você oferece serviços de SEO para um cliente que espera o melhor de você. Você honestamente ficaria orgulhoso de compartilhar o backlink com seu cliente ou tentaria escondê-lo? A resposta irá levá-lo no caminho certo.

natanaeldsouza

natanaeldsouza

Especialista
Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

You must login to add a comment.

Posts relacionados