Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Compliance: o que é e como implantar na sua empresa?

Compliance: o que é e como implantar na sua empresa?

As empresas que trabalham em solo brasileiro têm diversas preocupações que precisam de atenção diariamente. Muitas vezes, esses problemas são coisas normais do dia a dia que uma empresa precisa se preocupar naturalmente, mas às vezes a coisa pode ficar um pouco mais difícil e esses problemas podem ter consequências jurídicas, principalmente quando tem a ver com o cumprimento de algumas leis.

 

E quando falamos sobre empresas tendo que trabalhar dentro da lei, não estamos falando apenas de problemas de corrupção dentro das grandes indústrias, mas também o cumprimento de obrigações trabalhistas, obrigações fiscais, coisas que as empresas devem ter regularizadas.

 

E algumas vezes os proprietários das empresas acabam se perdendo e deixando certos problemas se acumularem, e muitas vezes não é por má índole, e sim por apenas não saber organizar o próprio negócio devidamente.

 

E é exatamente aí que o compliance se torna fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. E pode ser até que você nunca tenha ouvido falar desse termo ou saiba o que ele representa, mas saiba que se você quer deixar a sua empresa funcionando da maneira correta sem sofrer com consequências de problemas legais, é hora de você estar por dentro e aplicar isso ao seu negócio.

 

Por isso hoje para te ajudar nesse processo nós vamos explicar perfeitamente o que é o compliance e como ele pode acabar ajudando a sua empresa a andar na linha.

 

O que é compliance?

 

Se você acompanha as notícias desse país pode ser que você já tenha ouvido falar da lei anticorrupção, que é como ficou conhecida a lei 12.846/13, que foi o que acabou dando o início na popularização do compliance.

 

Isso porque compliance na verdade significa, em uma tradução livre, cumprir ordens. E se a gente puxa isso para o meio corporativo, o que temos é uma relação direta com garantia que as coisas da sua empresa estejam totalmente alinhadas com a lei e com as obrigações legais.

 

Então para uma empresa, trabalhar com compliance é ter uma série de procedimentos e medidas que visão deve, remediar e também evitar todo tipo de irregularidade que possa existir ali dentro, desde corrupção até problemas que são causados por desatenção.

 

E trabalhar dessa forma envolve ter posturas que trabalham com a ética de forma correta, a fim de cuidar para que sua empresa chegue longe, mas chegue pelo caminho correto, deixando tudo o mais transparente possível.

 

Como o Compliance é aplicado em uma empresa?

 

A aplicação do Compliance sempre é feita através de etapas, mas vale lembrar que é sempre bom ter uma equipe jurídica como o escritório de advocacia em Canela para te ajudar, mas antes de contratar uma equipe você deve ter em mente as fases necessárias.

 

Começando por uma avaliação de riscos, que é feita para analisar e mapear todos os processos da sua empresa, saber quais são os pontos fracos onde a sua empresa está exposta, um setor propício para corrupção e esse tipo de coisa. Dessa forma você vai saber exatamente o que proteger e o que precisa de mais atenção do que o normal.

 

Depois que a primeira fase for concluída com sucesso é hora de trabalhar o ambiente da sua empresa. O desenvolvimento de um ambiente ético é fundamental para que todos ali trabalhem dentro dos limites da lei, trazendo segurança para você e para todos. Isso porque esse processo envolve tanto garantir que o funcionário esteja trabalhando com tudo o que ele tem direito, mas também garantir que ele trabalhe com integridade e honestidade ali dentro, fazendo assim um ambiente anticorrupção. 

 

Depois disso é a hora da criação de atividades de controle, que vão desenhar e também implantar várias atividades que vão ter como objetivo identificar e remediar qualquer tipo de falha no controle interno. 

 

Dessa forma a pessoa consegue prevenir qualquer caso de corrupção antes mesmo que ele apareça, o que auxilia na criação de códigos de ética, políticas internas da empresa para combater esse tipo de coisa e até manuais anticorrupção.

 

Feito isso, é hora de seguir para a estruturação de canais e processos, em que como o nome já sugere, você vai ajudar a criar formas de denunciar coisas erradas acontecendo na sua empresa.

 

A ideia é que sejam coisas internas, então junto com isso vai haver planos de gestão e de crise e também de resposta direta a algum incidente. Esse aparte é importante, já que ela evita que você seja pego desprevenido com alguma situação.

 

Feito tudo isso, passa a ser necessário fazer o monitoramento de tudo. Nesse caso, você precisa ter certeza de que a sua empresa está agindo conforme as regras estabelecidas, e fazendo tudo o que a lei exige.

 

Como você já criou vários processos de fazer isso acontecer, tudo o que você vai precisar fazer é ficar de olho em cada um deles, e ir melhorando os planos conforme a necessidade.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados