CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Competitividade e integração na América Latina e Caribe

Mercados vizinhos têm muitas oportunidades de negócios para empresas competitivas e inovadoras

Durante anos, a ambição de toda empresa era estar presente nos mercados dos países tidos como desenvolvidos. Na última década, em função da crise financeira internacional e de alguns acidentes de cunho climático, houve uma nova valorização e reflexão do papel estratégico dos mercados locais e mais próximos. Entretanto, uma variável passou a ser diferenciadora para garantir esta presença e assim poder usufruir das oportunidades desses negócios: ser competitivo em padrão internacional.

O tema é tão importante que foi debatido na última assembléia da ALIDE – Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento, realizada nos dias 19 e 20 de maio em Assunção, no Paraguai. Representantes de diversas agências de desenvolvimento da América Latina e Caribe discutiram estratégias de competitividade que contribuam para o aumento da presença da pequena e média empresa da região nesses mercados locais, aproveitando as oportunidades desse novo cenário.

Entre as estratégias de competitividade, foram tratadas questões como internacionalização, inovação e melhoria de logística e infraestrutura da região. A partir de relatos de boas práticas de apoio financeiro e não financeiro em empresas, também foi possível identificar algumas lições que precisam ser trabalhadas:

• Ampliar as oportunidades de cooperação entre as entidades da região;

• Buscar caminhos de integração e complementaridade produtiva;

• Fortalecer a oferta de instrumentos não financeiros (assistência técnica) para empresas;

• Dar visibilidade a produção da região;

• Agregar valor aos produtos e serviços da região;

• Aproveitar a onda de crescimento da região para uma inserção competitiva de nossos produtos serviços e empresas no comercio internacional;

• Fortalecer a relação sul-sul;

Como se vê, oportunidades existem, mas elas também trazem desafios que precisam ser superados de forma integrada, sistêmica e com ganhos para todos.

* Paulo Alvim é gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga