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Como vendo mais para os mesmos consumidores?

Como vendo mais para os mesmos consumidores?

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Monte uma campanha de e-mail marketing para ofertar, para cada cliente, produtos que ele ainda não comprou

Para vender mais para os mesmos consumidores, a primeira coisa é entender os hábitos de compra de seus clientes atuais. Para isso, o ideial é ter um banco de dados, no qual relacione informações básicas sobre o cliente, como:

  • Quais produtos que ele compra habitualmente?
  • Qual o valor médio de cada compra?
  • De quanto em quanto tempo, ele volta para comprar?

De posse destes dados, faça o seguinte cruzamento de dados: produtos que você vende x produtos que o cliente compra. O resultado deste cruzamento mostrará exatamente os produtos que cada cliente não compra.

O próximo passo é listar os produtos que cada cliente não compra para realizar um trabalho personalizado. Monte uma campanha de e-mail marketing para ofertar, para cada cliente, produtos que ele ainda não comprou.

Além das ações acima, aproveite este momento para verificar qual é a quantidade de clientes em seu banco de dados. A partir deste dado, defina uma nova meta para a equipe de vendas. Estimule-os a venderem para cada consumidor do banco de dados 1 ou 2 produtos a mais, além daqueles comprados habitualmente.

Não tem banco de dados?

Considerando que sua empresa não tem um banco de dados, as ações de vendas deverão ser mais abrangentes, como por exemplo:

  • Baixe o preço e ofereça o produto encalhado em combinação com itens que não estejam em oferta;
  • Ofereça para o cliente mais pelo mesmo preço. Não deixe de enfatizar o ganho que o cliente tem com aquela compra;
  • Surpreenda o cliente: ao invés do desconto em dinheiro, dê um bônus para ele obter desconto na próxima compra;
  • Proporcione serviços e atendimento diferenciados, como embalagem especial, serviço de entrega, montagem etc;
  • Inicie já a estruturação de um banco de dados. Aproveite a ida do cliente até sua empresa e faça o cadastramento dele. Peça, com o máximo de gentileza, para preencher um cadastro. Como normalmente clientes não gostam de cadastro, para retribuir o esforço, ofereça brindes, descontos e cupons de prêmios;
  • As fichas do cadastro devem ser simples: nome e telefone de contato, e-mail, data (dia e mês) de nascimento. Em cada ficha, o vendedor deve anotar que produto foi comprado, o valor, a data e a forma de pagamento.

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Pixabay (domínio público)

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