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Como Vender pelo WhatsApp: 12 Dicas Infalíveis para Conversão de Clientes

Como Vender pelo WhatsApp: 12 Dicas Infalíveis para Conversão de Clientes
Atualmente o WhatsApp é uma das melhores ferramentas para quem quer ter um contato ainda mais direto com clientes no momento de desenvolver a estratégia de vendas. Por isso, saber como vender pelo WhatsApp pode ser essencial para o seu negócio. Mesmo assim, isso não significa que o processo seja simples. É necessário ter uma estratégia montada para uma conversão de clientes bem sucedida, já que você pode acabar afastando os clientes ao não ter um posicionamento estratégico. Independente do seu tipo de negócio, seja um delivery, loja, afiliado, venda de produtos ou serviços, o WhatsApp é uma excelente estratégia. Portanto, confira neste artigo 12 dicas de como vender no WhatsApp sem nenhuma dificuldade e o melhor: com uma alta taxa de conversão!

Dica 1: Utilize o WhatsApp Business

Antes de mais nada, é de grande importância que você utilize apenas o WhatsApp Business. O WhatsApp normal acaba retirando o profissionalismo da sua marca e pode até mexer com a confiabilidade do cliente. Por outro lado, o WhatsApp Business passa maior credibilidade e ainda conta com diversas ferramentas muito úteis para o seu negócio, como a opção de catálogo, respostas automáticas e classificação de conversas. Você sabia disso? Assim, baixe o aplicativo no App Store do seu celular antes de seguir as próximas dicas de como vender no WhatsApp. Além disso, divulgue o WhatsApp da sua empresa através do Instagram, no seu site e em todas as redes sociais que você participa.

Dica 2: Utilize o WhatsApp Web

Após fazer o processo de instalação do Business, saiba que utilizar o aplicativo pelo computador é muito melhor para qualquer negócio. Isso porque você poderá aproveitar dos benefícios de estar em um computador. Por exemplo: é possível responder aos clientes mais rapidamente, assim como fazer pesquisas simultâneas e até mesmo enviar e-mails enquanto está com o aplicativo aberto. Portanto, não se esqueça de começar a utilizar o WhatsApp Business pelo computador para fazer mais vendas.

Dica 3: Tenha uma boa foto de perfil

É impossível negar: a primeira impressão é a que fica. Logicamente, a foto de perfil tem grande responsabilidade na primeira impressão que as pessoas terão de você. Logo, é essencial caprichar. Siga esse passo a passo para ter uma boa foto de perfil:
  1. Coloque uma roupa que passe uma imagem mais profissional;
  2. Procure por um fundo branco e liso, como uma parede;
  3. Tire a foto durante o dia para se ter uma iluminação natural;
  4. Não coloque filtros. Eles tiram o profissionalismo da foto e reduzem a qualidade.
Pronto! Com esse simples passo a passo você saberá como vender pelo WhatsApp através de uma boa foto de perfil. Você utiliza logo? Então, tenha uma logo limpa e que combine com a sua marca. A identidade visual tem grande importância neste caso.

Dica 4: Cuidado com a forma de escrever

Os erros de português afastam os clientes rapidamente e fazem com que toda a sua estratégia de vendas vá por água abaixo. Assim, é muito importante reler suas mensagens e procurar por erros de português. Caso você tenha dificuldade nesta parte, lembre-se sempre de ativar o corretor do celular para ter uma referência melhor. Além disso, manter uma linguagem mais formal é essencial para passar profissionalismo a quem está falando com você.

Dica 5: Cuidado com spam

O envio de mensagens excessivas e não solicitadas através de comentários, mensagens privadas ou marcações é caracterizado como spam. O spam irrita as pessoas e, consequentemente, afasta qualquer possível cliente do seu negócio. Por isso, de nada adianta aprender como vender no WhatsApp e continuar fazendo spam. É essencial ter uma frequência de contato, mas jamais através de mensagens não solicitadas. Logo, mantenha uma comunicação clara, dinâmica e sem excessos.

Dica 6: Produza conteúdo

Você acha que o WhatsApp é apenas para o envio de mensagens corriqueiras? Então, você está errado. Estamos na era do conteúdo, então você deve sempre trazer informações de qualidade para seus clientes. É sim possível produzir conteúdo através do WhatsApp, mas os textos devem ser objetivos e precisam ajudar as pessoas que te acompanham. Tendo isto em mente, pense: qual problema sua audiência possui? Qual a solução para este problema e como você consegue trazer essa solução? Pronto. Produza textos com base nessas perguntas e então você terá uma estratégia de vendas. Além disso, você também pode compartilhar materiais, como ebook gratuito, que podem ajudar as pessoas e assim, criar mais autoridade.

Dica 7: Crie uma estratégia de conteúdo

Apesar da necessidade de produzir conteúdo, entenda que você precisa também pensar no planejamento do que será enviado através de um calendário editorial. O calendário editorial nada mais é do que o planejamento do que você enviará aos seus clientes. Assim, você pode definir sobre qual assunto irá falar em cada uma das mensagens. Mesmo assim, lembre-se de não mandar mensagens a todos os momentos para que seu WhatsApp não seja classificado como spam. Tenha mensagens para quando os próprios clientes vierem atrás do seu trabalho.

Dica 8: Trabalhe o copywriting

Já compreendeu que para saber como vender pelo WhatsApp você precisa também produzir conteúdo? Então, saiba que há outra parte essencial desse conteúdo: o copywriting. O copywriting trata-se de uma estratégia muito utilizada no marketing digital para chamar mais atenção dos clientes através de seus textos. É com ele que você poderá vender mais rápido e gerar textos irresistíveis. Porém, saiba que para fazer um bom copywriting você precisa estudar bastante. Assim, no início faça apenas conteúdos de teste até garantir que você realmente pegou o jeito. Depois, chegou o momento de conquistar seus clientes! Então, utilize gatilhos mentais nos títulos e nas frases que promovem seu produto ou serviço.

Dica 9: Não crie grupos

Você criou um WhatsApp Business e então decidiu que iria fazer um grupo para colocar todos os seus clientes? Essa é a pior estratégia possível e vamos te explicar o porquê:
  • Reclamações: um cliente pode ter um mal entendido com a empresa e precisa resolver. Ao invés de entrar em contato com o responsável, irá diretamente no grupo compartilhar a experiência com todos os outros clientes;
  • Spam: grupos tendem a atrair mensagens spam das pessoas que estão presentes, tornando o ambiente antiprofissional;
  • Exposição: você estará expondo toda sua cartela de clientes para terceiros.
Logo, o grupo é uma péssima estratégia. Por isso, crie uma lista de transmissão para os seus clientes mais fiéis.

Dica 10: Cuidado com o tempo de resposta

O tempo de resposta pode ser um amigo ou um inimigo de quem trabalha através do WhatsApp, por isso, é importante ter muita atenção a esta parte. Ao criarmos um WhatsApp a intenção é sempre fazer com que a comunicação fique mais rápida. Logo, não faz sentido demorar para responder o seu cliente, não é mesmo? Sendo assim, sempre responda rapidamente e não fique online sem responder, já que isso passa a impressão de que você está ignorando a pessoa. Inclusive, mesmo no pós-venda, você deve responder rapidamente, para solucionar as questões do cliente.

Dica 11: Utilize um QR Code

Está com todo seu WhatsApp em ordem? Então, chegou o momento de divulgá-lo para as pessoas, e a melhor maneira de fazer isso é através de um QR Code. O QR Code nada mais é do que um código escaneável que leva direto para algum lugar. Com ele, você pode fazer um código escaneável que leve para seu WhatsApp e esse código pode ser colocado até mesmo em cartões de visitas. Portanto, utilize esta função que o WhatsApp Business tem a te oferecer para facilitar não apenas seu trabalho, mas também o dos clientes que só precisarão da câmera do celular para te encontrar. Viu como vender pelo WhatsApp não é difícil? Com o conhecimento necessário e a estratégia correta, essa é uma das melhores maneiras de atrair mais clientela e ter uma comunicação de qualidade.
Fabiana Lince

Fabiana Lince

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Oi! Meu nome é Fabiana Lince. Sou empreendedora digital e fundadora do blog ProduzaSeuSucesso. Minha missão é expandir meu negócio online e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. Principalmente, ajudando pessoas a trabalhar com marketing de afiliados. Crio conteúdo de marketing digital para ajudar empreendedores.

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