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Como usar o WhatsApp Business para alavancar suas vendas

Como usar o WhatsApp Business para alavancar suas vendas

Na era da tecnologia que vivemos, é essencial tirarmos proveito dela para os negócios. Sendo o principal meio de comunicação no mundo atualmente, o WhatsApp precisa ser usado por todo empreendedor que se preze.

Mas você sabia que existe uma versão do WhatsApp Business dedicada para empresas?

Estamos falando do WhatsApp Business. Ele é um app gratuito que, de acordo com os próprios criadores, foi “desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas”.

Leiam também: 7 aplicativos que todo Empreendedor deveria usar

Os principais usos da plataforma são: atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Vejam aqui um passo a passo completo de como começar a usar o Whatsapp Business, como usar os recursos e como finalizar vendas pelo app.

Instalando o WhatsApp Business

Antes de tudo, saiba que o Whatsapp e o Whatsapp Business são aplicativos diferentes. Sendo assim, você vai precisar baixar a versão Business e providenciar um novo número de celular para sua conta comercial.

Ou, caso prefira, há como transferir totalmente sua conta do WhatsApp padrão para o WhatsApp Web, pois eles podem puxar o backup de todas as conversas um do outro.

Porém, não tem como usar o mesmo número nos dois apps ao mesmo tempo. Isso significa que se você prefere ter contas pessoal e comercial separadas, obrigatoriamente precisará de dois números.

Mas, se você já usa seu Whatsapp para conversar com clientes e negociar suas vendas, basta “trocar” de aplicativo.

Para fazer o backup do WhatsApp normal, dentro do app vá até Configurações > Conversas > Backup de conversas.

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Agora, chegou a hora de baixar o WhatsApp Business. Existem versões para Android e iOS. Depois de instalar, clique em “Concordar e continuar”. Então digite o número que você vai usar para fins comerciais.

Se você for permanecer com mesmo número que usava no aplicativo pessoal, uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela informando que esse número está cadastrado no Whatsapp e será transferido para o Whatsapp Business.

Você receberá um código de verificação por SMS (mensagem de texto), que deve ser copiado no campo indicado pelo aplicativo.

Depois disso, o Whatsapp Business vai solicitar acesso aos seus arquivos e contatos. Para continuar configurando, clique em “Continuar” e depois, “Permitir”.

Se você está mudando de app e fez o backup da versão padrão, nesse momento, o WhatsApp Business irá perguntar se você quer restaurar esse histórico. Clique em “Restaurar” para isso.

Criando uma conta comercial

Chegou a hora de criar o perfil da sua empresa! Todas as informações de perfil podem ser editadas clicando no menu – representado por três pontinhos na vertical, localizado no canto superior direito, em seguida em “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Perfil”.

Coloque o nome da sua loja e uma foto. Saiba que você não poderá mudar o nome do perfil, afinal de contas, empresas não mudam de nome da noite para o dia. Então, certifique-se de que escreveu corretamente! E lembre-se que é um perfil comercial, se possível use a imagem do logo da sua loja ou uma foto que represente bem o seu negócio. Evite selfies e fotos pessoais. Mas, ao contrário do nome, a foto pode ser alterada quando você quiser.

Além de foto e nome da empresa, você pode (e deve) acrescentar a localização do seu negócio. Se você não estiver na sua loja quando fizer isso, escolha a opção “Editar endereço”.

O Whatsapp Business oferece ainda um espaço para a descrição do seu negócio. Logo depois de informar o endereço, você pode escolher uma das opções de categoria para informar a qual setor a sua empresa pertence, inclusive “outros” caso nenhuma das opções disponíveis abranja seu serviço.

Em seguida, você pode escrever um texto de apresentação da sua empresa. Essa etapa é muito importante: a descrição é um dos primeiros pontos de contato com possíveis clientes.

Depois de escrever uma boa apresentação, acrescente o horário de funcionamento da sua empresa. Essa informação é relevante mesmo que você não esteja atendendo em algum estabelecimento físico e só pela internet.

Ainda nessa parte de perfil, você pode acrescentar o endereço eletrônico do seu negócio! Se você não tem um site, um e-commerce ou uma página em um marketplace, não se preocupe. Coloque o link da sua página do Facebook ou Instagram! Se você acabou de começar o processo de digitalização da sua loja e o Whatsapp Business é seu primeiro canal de comunicação online, deixe esse espaço em branco por enquanto e continue digitalizando!

Principais recursos do Whatsapp Business

Agora que você já tem um perfil comercial completo no Whatsapp Business, é hora de conhecer e usar os recursos que esse aplicativo oferece.

1. Catálogo de produtos

whatsapp business

Invista seu tempo montando um catálogo de produtos no Whatsapp Business, pode demorar um pouco, mas isso vai facilitar, profissionalizar e otimizar seu contato com clientes e suas vendas. Veja como criar.

Antes de começar é muito importante que você tenha boas fotos dos seus produtos. Se ainda não tem, essa é uma boa hora! Você mesmo pode fazer essas fotos usando seu celular. Escolha um ambiente bem iluminado onde você possa colocar o produto em destaque e tente tirar fotos padronizadas.

Com as fotos salvas no celular, vá em “Configurações” naquele menu representado pelos três pontinhos. Clique em “Configurações da empresa” e depois em “Catálogo”. Agora é só clicar no botão verde “Adicionar produto ou serviço”.

A foto, o título, o valor, a descrição e o link de pagamento do produto são essenciais! Informe esses dados com precisão sobre todos os produtos que você vende. Se você tem uma organização interna de codificação de itens, coloque o código do produto. Isso pode não ser relevante para o cliente, mas vai facilitar a sua vida. Depois de salvar é só clicar em “+” para acrescentar outros produtos ao catálogo.

Mas por que ter seus produtos catalogados no Whatsapp é tão útil? Sempre que um cliente pedir informações sobre algum produto, ou se você quiser enviar mensagens promocionais sobre algum item, você rapidamente pode enviar uma mensagem completa e profissional sobre aquele produto. Sem precisar encontrar uma foto na biblioteca do celular, sem correr o risco de informar o preço errado ou a descrição de outro produto.

Para enviar um produto por mensagem, basta entrar na conversa desejada, clicar no ícone de clipe que fica no espaço onde você digita e selecionar “Catálogo”. Então, você escolhe os produtos que quer enviar e pronto!

2. Mensagens automáticas

Para evitar que seu cliente fique esperando por uma resposta, você pode criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas. Como funciona? Se um novo contato envia uma mensagem pra você, ele automaticamente recebe uma saudação da sua empresa. Você mesmo pode definir como será essa mensagem. Ela pode conter uma breve apresentação do seu negócio e informar que você retornará o contato o mais breve possível.

A mensagem de ausência é disparada quando um contato envia uma mensagem fora do horário de funcionamento (que você já configurou!). Você mesmo redige o texto explicando que não está disponível no momento, mas que logo logo vai retornar o contato.

Já as respostas automáticas funcionam como atalhos. Vamos usar um exemplo para facilitar. Eu vendo bolos de aniversário e quero fazer uma resposta rápida para agradecer quando finalizo uma venda. A mensagem completa será: “Obrigado por comprar com a gente! Espero que você goste do bolo!” e o atalho será “/obrigado”, ou seja, sempre que eu digitar “/obrigado” em uma conversa, o Whatsapp vai me dar a opção de enviar a mensagem completa.

Todos os atalhos funcionam nesse formato (/palavra). Vamos ver outro exemplo de resposta rápida. Atalho: “/online”. Mensagem: “Nossa produção não parou! Mas agora estamos vendendo online. Nossa loja física está temporariamente fechada, porque estamos seguindo as recomendações da OMS. Nossos bolos estão sendo preparados com muito cuidado e são entregues na porta da sua casa! É só encomendar por aqui.”. Viu como a resposta rápida pode facilitar seu atendimento?

Para configurar qualquer um desses recursos de mensagens automáticas, é só ir ao menu > Configurações da empresa > Ferramentas de mensagem.

3. Etiquetas para organizar conversas

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Esse recurso facilita a gestão de conversas no seu Whatsapp comercial. Você mesmo cria etiquetas pode associá-las a mais de uma conversa. Assim, você pode separar seus clientes por categorias, por exemplo: “Efetuou uma compra”, “Novo contato”, “Cliente fiel”. Assim, você será mais assertivo na forma de conversar com cada um e ainda pode fazer ofertas personalizadas para cada grupo.

Você também pode criar uma etiqueta para identificar clientes que tiveram algum problema na compra. Assim você consegue priorizar o atendimento dessas pessoas e resolver o problema com mais eficiência!

Como finalizar vendas pelo Whatsapp Business

Com sua nova ferramenta de atendimento ao cliente totalmente configurada, chegou a hora de vender online!

Com o link de pagamento e serviços de delivery e logística você pode finalizar suas vendas sem sair do Whatsapp Business. Se você não é cliente Pagar.me, baixe o aplicativo Link.me, aprenda a usar o link de pagamento e comece a vender online agora!

Dicas para promover seus links de pagamento no Whatsapp Business

  • Faça uma promoção para os primeiros dez clientes da semana e crie um link de pagamento com apenas dez produtos.
  • Faça uma oferta relâmpago que vai durar apenas 24 horas. Você pode configurar um link para ser desativado após esse período e conquistar seus clientes com a sensação de urgência.
  • Monte kits de produtos específicos e crie um link com quantidade limitada de desses kits. Envie para clientes mais antigos e apresente a oferta como exclusiva para quem tem tempo de casa.

Conclusão

Como puderam notar, o WhatsApp Business é bem mais que um WhatsApp comum. E mesmo que você use as versões turbinadas do WhatsApp, como por exemplo o WhatsApp GB, ele não possui essas funções dedicadas a negócios que a versão Business tem. Ou seja, corre para instalar e boas vendas!

Se você quer conhecer mais dicas sobre tecnologia de uma forma descomplicada e otimizar sua vida, o nosso portal Tekimobile.com publica dicas diárias de diversos temas.

Com informações: WhatsApp

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