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Como usar o cadastro do cliente para vender mais

Como usar o cadastro do cliente para vender mais
Saber como gereciar o banco de dados é o diferencial para a efetividade no relacionamento com os clientes
Foto: Divulgação
Uma pesquisa do Sebrae São Paulo feita com 2.552 empresas e divulgada em abril mostrou que 30% delas não possuem cadastro de
seus clientes. O ato de preencher um formulário para estreitar o
contato com a loja que acabou de te vender algo muitas vezes parece uma
perda de tempo. Principalmente se você não entende o objetivo desse
sistema. O que nos leva a dois grandes questionamentos: por que então
ter um sistema de cadastro de clientes e como o fazer dar certo?
“O cadastro de clientes ainda é uma tendência forte mundialmente”,
afirma Rafael D´Andrea, professor de marketing do Insper. “Mas a empresa
precisa ser capaz de gerenciar e utilizar os dados que recolhe de cada
consumidor.” Com essas informações, a empresa pode fidelizar o cliente e
mantê-lo ativo.
Com ajuda do professor D’Andrea, criei um passo a passo de como fazer esse cadastro e usá-lo de forma eficiente:
1) Para ter um banco de dados, seus vendedores
precisarão abordar os clientes. Para não perder a oportunidade, ofereça
um benefício que valha o tempo de que o consumidor dispõe para preencher
um cadastro. Por exemplo, um desconto na compra que ele está acabando
de fazer. E não se esqueça de informar exatamente por que você está
requisitando cada um daqueles dados.
2) Essas informações devem ser atualizadas em um sistema automatizado e que possa monitorar o padrão de compras
de cada consumidor. Assim, você poderá fazer ofertas e descontos
específicos para cada um deles, aumentando o grau de fidelização. “O
mais importante desses programas é reconhecer o valor do consumidor. O
cadastro deve dar relevância e personalização à comunicação”, afirma
D’Andrea.
3) Manter esse banco de dados é algo custoso, portanto não guarde o cadastro de clientes que não são mais ativos em seu negócio. Atualize sempre as fichas daqueles que voltam sempre ao estabelecimento.
4) Crie um cartão de fidelidade que traga benefícios
para os clientes ativos. Todo consumidor gosta de ser lembrado.
Portanto, ações especiais em datas comemorativas, como aniversários,
ajudam a cativar seus clientes.
5) Malas diretas e e-mails só devem ser utilizados se mostrarem que estão tendo algum tipo de efeito. Caso contrário, descarte-os.
Fonte: Papo de Empreendedor PE&GN

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