Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como trabalhar home office e não perder o foco?

Como trabalhar home office e não perder o foco?

Com a pandemia do coronavírus que impôs a necessidade de isolamento social,  houve um aumento considerável de trabalhadores que passaram a atuar em suas casas como forma de evitar o contágio e assim preservar a saúde e a vida.

 

No entanto, a mudança para muitos, especialmente aqueles que atuavam presencialmente em setores administrativos de empresas, como uma fábrica de estruturas metálicas, por exemplo, trouxe desafios em termos de organização e principalmente de manutenção do foco. A seguir, veja dicas para não perder a concentração.

 

Por que manter a concentração virou um desafio para muitos em home office?

 

A explicação para a perda fácil de foco durante o trabalho em caso está justamente na alteração do ambiente. 

 

Por exemplo, uma profissional que trabalhava no escritório de uma empresa de placa de energia solar, estava habituado com computadores, ferramentas e com o contato com outros profissionais. Ao mudar para o regime home office de trabalho, há o desafio de adequar o ambiente e isso leva muitas vezes à redução da concentração.

 

Além disso, o trabalhador precisa dividir a rotina com outras pessoas da casa, o que também colabora para a falta de foco no período de trabalho.

 

Para ajudá-lo na tarefa de manter a concentração e com isso a qualidade das atividades, confira no próximo tópico 7 dicas que vão fazer a diferença.

 

8 dicas para evitar perder o foco no trabalho em casa

 

  1. Determine um local na casa para atuar com privacidade: para trabalhadores que atuam com vendas, como, por exemplo, de um forno elétrico de embutir, no qual é necessário contatos telefônicos constantes, a melhor estratégia é escolher um local que permita ter privacidade.

 

  1. Estabeleça uma rotina de horários: assim como no trabalho presencial, a atuação em home office precisa do estabelecimento de uma rotina de horários para iniciar, para almoço e finalização;

 

  1. Vista-se como se estivesse indo para o trabalho: vestir-se como se estivesse indo para o escritório vai facilitar a adaptação e evitar a perda de foco, já que funciona como um estímulo.

 

  1. Evite distrações: para manter a concentração nas atividades diárias, evite ligar a televisão e acessar a todo o momento o celular para ver notícias e redes sociais.

 

  1. Tenha uma boa qualidade de sono: dormir bem é vital para ter foco no dia seguinte. Por isso, crie hábitos para ter boas noites de sono, como evitar bebidas alcoólicas em excesso, comer adequadamente e evitar o uso de dispositivos eletrônicos.

 

  1. Defina períodos de pausa: é importante que no dia a dia o profissional estabeleça horários de pausa. Os intervalos promovem descanso, que consequentemente, melhora a concentração. O ideal é pelo menos 15 minutos de pausa.

 

  1. Alimente-se bem: assim como o sono, alimentar-se adequadamente é primordial para manter-se eficiente durante o período de trabalho.

 

  1. Faça atividade física: os exercícios físicos não apenas são benéficos para o corpo como também são para a mente, pois ajudam a reduzir o estresse. A indicação é realizar pelo menos  três dias por semana.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a ter uma rotina saudável e eficiente no trabalho home office. Se gostou, compartilhe e continue a acompanhar as nossas postagens.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados