Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como trabalhar home office e não perder o foco

Como trabalhar home office e não perder o foco

Já ouviu falar de placa de energia solar? Sabe como funciona? Pois é, muita gente também não. Mas é um aparelho que pega a energia de raios solares e consegue convertê-la em energia limpa, para uso de moradores e empresários em suas fábricas.

Podemos usar esse conceito e aplicar no home office. Essa nova fase de trabalho a distância tem sido a razão para um aumento de produtividade e qualidade de serviço. Um índice que fica comprovado em estudos recentes, que mostra que muitas empresas não pretendem trazer seus funcionários aos escritórios.

Mas porque sistemas de motivação? Embora a empresa saiba das vantagens de se ter um funcionário home office, também se preocupa com o foco que pode ser perdido, já que outros fatores podem atrapalhar a produtividade. 

Uma sinalização de segurança foi instalada para alertar os empresários que optam por esse sistema. Sendo assim, muitos continuam com medo da procrastinação. Então, o que fazer para aumentar a produtividade no home office.

O home office no Brasil e no mundo

Essa modalidade de serviço já existia há muito tempo aqui no país. Porém, ganhou maior destaque durante a pandemia, pois empresas precisaram parar seus serviços presenciais, mudando cenários do e-commerce no país, forçando muitos a passarem projetos e mudarem o cenário de produção para que todos mantivessem o distanciamento.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que o home office vai se manter forte no mercado, ou seja, um aumento de 30% após a pandemia. E não somos o único país a ter um notável crescimento da modalidade, nos Estados Unidos o Cybersecurity Insiders aponta que 19,4% das empresas norte-americanas pretendem expandir seus setores para home office.

De certo essa é uma tendência forte do mercado, mas ainda será necessário ajustes. Por exemplo, se sua empresa é responsável pela confecção, entrega e instalação de forno elétrico de embutir. “Fica claro que nem todos podem ser transferidos para essa área, deixando empregos presenciais pontuais ativos”, é o que diz o CEO Thiago Coutinho. Três desafios podem surgir com essa metodologia:

  1. Manter o foco e conciliar trabalho com rotinas diárias de casa;
  2. Manter o foco e evitar sobrecarga;
  3. Rotinas profissionais devem estar integradas com a da equipe, afinal não adianta um funcionário começar o trabalho às 9:00 hrs e o outro às 22:00 hrs.

Home office durante a pandemia

A consultora Ell Branco lembra que, durante a pandemia, o home office foi, por muitas vezes, inserido de maneira brusca. 

Embora estejamos bem avançados em relação a isso no ano de 2021, muitos ainda sentem dificuldades para organizar as coisas e serem produtivos. Ela ainda ressalta a importância dos líderes manterem contato constante para avaliarem situações que possam perturbar a produtividade da equipe.

Produtividade no home office 

Agora que temos uma visão geral e bem ampla sobre o home office, vamos ver algumas atitudes que podem melhorar a produtividade. 

  • Planejar tarefas

Combine com sua equipe o andar do projeto, quais tarefas serão suas e quais estarão destinadas a outros membros.

Geralmente, em projetos onde o funcionário precisa de apoio, o papel do empresário é o de manter a comunicação em alta. Cabe ao colaborador apenas a organização das atitudes que ele tomará na residência dele.

  • Crie um ambiente propício para o trabalho 

O que sempre vemos acontecer com aqueles que têm muita dificuldade em produzir, é que estão tentando isso em um local não adequado. Você não precisa ter seu próprio escritório, porém o local escolhido para trabalho tem de ser calmo, bem iluminado, com fácil acesso a materiais que usa profissionalmente. 

Uma psicóloga do Reino Unido ainda pede para que atentem a se manter longe de banheiros ou cozinha, pois são ambientes de total perda de tempo e procrastinação. 

  • Determine horários de trabalho 

Se seu empregador não fez isso ainda, ou se a empresa é sua, determine horários de trabalho que sejam bons para aumentar a sua produtividade. Escolha momentos do dia que não tenham tarefas paralelas para serem realizadas e foque somente no trabalho.

Dessa forma seu compromisso com as tarefas terá uma ênfase maior. Ter um propósito move a humanidade.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados