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Como ser bem sucedido no varejo da moda?

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Em todo o Brasil, há 720 mil negócios voltados para o varejo de moda. Estamos falando de pequenas lojas de bairro até grandes marcas de fast fashion. São empresas que enfrentam diariamente desafios impostos pelo consumidor, a concorrência e as mudanças típicas do mercado da moda e da economia.

Para ajudar os pequenos varejistas de moda, selecionamos alguns desafios enfrentados diariamente e propusemos algumas soluções. Confira:

Gestão
Problema: muitos empreendedores deste segmento iniciam o negócio sem qualquer noção de gestão de empresa, gerenciamento do estoque e como liderar a equipe. Estes são apenas alguns dos itens que interferem no sucesso do negócio, mas há muito mais em jogo na condução de uma empresa.

Solução: fazer cursos de qualificação em gestão é essencial para manejar a empresa rumo ao sucesso. Procure o Sebrae mais próximo para se inscrever nos cursos. Ligue 0800 570 0800 ou acesse www.ead.sebrae.com.br.

Planejamento
Problema: há dias em que se vende muito, mas há outros em que a loja passa horas vazia.

Solução: Fábio Krieger, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae no RS, ressalta que é necessário muito planejamento e disponibilidade em investir. Ter conhecimento de gestão financeira e orçamentária ajudará a ter um fluxo de caixa para os meses com baixa entrada. O Sebrae também oferece cursos nestas áreas. Informe-se em www.ead.sebrae.com.br ou 0800 570 0800.

Identidade do negócio
Problema: todo negócio tem uma identidade própria, que está vinculada a sua missão e objetivos. No entanto, esta “personalidade” do empreendimento pode não estar clara e atrair os clientes errados, gerando frustação, perda de vendas e até uma imagem negativa.

Solução: o gerente de Comércio e Serviços do Sebrae no RS explica que “a loja deve transmitir a personalidade dessa marca, elaborando estratégias de divulgação para conquistar clientes”. Mas nada de pressa! Este é um processo lento, e deve ser perseverado dia a dia.

Atrair clientela
Problema: ficar conhecida no mercado não é tão simples, dada a grande concorrência do mercado. Isso exige investimento de tempo, dinheiro e estratégias divulgação.

Solução: para a marca conseguir criar certa visibilidade, uma saída é participar de feiras locais, praticar descontos para quem indicar clientes e investir em redes sociais, dando dicas de moda para o seu consumidor. Publicidade em canais de comunicação que têm o mesmo público que o seu, também é uma boa iniciativa.

Diferencial competitivo
Problema: muitas lojas vendem produtos muito similares aos dos concorrentes, e aí fica difícil cativar o cliente apenas com o produto e preço. É preciso algo mais, o chamado diferencial competitivo.

Solução: Fábio Krieger ensina: “o consumidor, através de pequenas lojas, tem sua necessidade atual de exclusividade e customização satisfeita através desses empreendedores. A empresa de marca própria pode usar ao seu favor a facilidade de readequação dos produtos próprios de acordo com a resposta do público consumidor”. Esta exclusividade pode ser conseguida com confecção própria, estampas personalizadas e até modelagens que abarquem diferentes biótipos.

Com informações do Sebrae-RS e do Instituto by Brasil.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

Foto: Mariana Mansur/Flickr

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Sobre Lucio PiresBoas respostas

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

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