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Como se diferenciar na Indústria Gráfica?

Como se diferenciar na Indústria Gráfica?

O segmento gráfico, principalmente na área de impressos comerciais e rápidos é bastante diversificado e apresenta bom potencial para ser explorado. Apesar da forte concorrência, a empresa precisa investir na estruturação do negócio, oferecer serviços diferenciados, atendimento personalizado, novidades técnicas e, acima de tudo, rapidez e qualidade.

 

 

Quais são os requisitos do setor gráfico?

1- Criatividade;

2- Inovação;

3- Sensibilidade de perceber as exigências do mercado;

4- Responsabilidade socioambiental;

5- Respeito às normas técnicas e aos parâmetros elevados de qualidade.

 

Outro fator fundamental para se manter no mercado é fazer frente à “corrida” tecnológica que esse mercado requer, pois as empresas desse segmento que não estejam em patamar desenvolvido de tecnologia, ficarão bastante defasadas em relação aos demais investidores, considerando que a cada dia os clientes exigem maior velocidade no atendimento de suas demandas e alto nível de qualidade dos produtos.

Uma garantia de sucesso será sempre o compromisso de fornecer ao cliente produtos acabados com ótima qualidade de impressão, evitando a todo custo distorções de cores, brilho em excesso nos impressos, entre outros fatores técnicos.

 

Como se diversificar?

1- Estudar a possibilidade de agregar valor à produção de outros itens gráficos em sua empresa;

2- Procurar aberturas e oportunidades de mercado visando preencher determinadas lacunas deixadas ou de pouco interesse por parte dos concorrentes.

 

Qual é o posicionamento no mercado?

O posicionamento é uma característica imprescindível para o sucesso das empresas. Basicamente é vincular uma imagem na mente de seu consumidor, por meio de algum conceito que seja implícito em sua marca ou produto.

 

1- Estude o mercado

Antes de iniciar qualquer estratégia de posicionamento, é fundamental entender como seus concorrentes se posicionam na mente de seu consumidor. Se a ideia é vincular um conceito a sua marca na mente do consumidor, torna-se muito mais difícil vincular o mesmo conceito que outra empresa já se posicionou. Analise cuidadosamente como seus concorrentes se comunicam, quais os conceitos estão arraigados em sua operação e principalmente que os consumidores têm de tais empresas. Procure conceitos que ainda estejam abertos na cabeça de seu consumidor.

 

2- Entenda a sua operação, produtos e serviços

O posicionamento estratégico é o primeiro item a ser definido. Uma vez que há sugestões de posicionamento a serem tomadas, é fundamental que eles sejam coerentes com a forma de operação de sua empresa e também com os produtos e serviços. Não adianta tentar se posicionar para algum conceito que não condiz com a realidade. A partir do posicionamento é que derivam a forma de operação, produtos, serviços e estratégia de comunicação.

 

3- Busque o cliente certo

Uma vez com o posicionamento definido da sua empresa e o produto moldado de acordo com o perfil do cliente, agora é preciso o buscar o mesmo com tudo o que já foi feito. Para cada tipo de posicionamento, há um perfil de cliente diferente.

 

4- Comunicação coesa

A partir do momento que tudo está definido, desde o posicionamento, a operação até a moldagem de produtos e serviços, o próximo passo é estabelecer cuidadosamente a comunicação com seu consumidor. É importante que a comunicação seja clara e objetiva desde a criação de sites, mídias sociais, conteúdo, comunicação impressa, entre outros. Tudo deve remeter aos conceitos estabelecidos no posicionamento da empresa. O posicionamento deve ficar claro na mente de seu consumidor, para que ele associe sua marca ao conceito que ela representa.

 

5- Fortaleça a marca

Para reforçar sua marca junto ao público, ter um diferencial é importante. Pode ser um tipo distinto de serviço prestado, um extra em seu produto que a concorrência não tem, uma maneira de atender que só sua equipe sabe fazer etc. Uma maneira de fortalecer sua marca é gerando identificação com ela. Tenha uma identidade visual para a marca, pois faz toda a diferença na hora de reforçar a marca na mente do consumidor. Conheça seus clientes e consumidores: mapeie gostos e preferências, hábitos de consumo, itens visuais que geram maior apelo para eles etc. Dessa maneira, ficará mais fácil saber que elementos agregar à sua marca para fortalecê-la na mente deles e, assim, atraí-los para sua empresa. Canais como mídias sociais, incluindo o youtube são excelentes para trabalhar estratégias de branding, além é claro, de geração de negócios de maneira direta. Definir o tom de voz e a personalidade da marca é um ponto importante para que ela seja lembrada mais facilmente pelo seu público-alvo, de modo a favorecer o marketing de relacionamento do seu negócio. 

 

Quais são as tendências para o mercado de gráficas?

 

1- Materiais recicláveis

Ideias inovadoras que estimulam o “zero desperdício”: madeira, couro, papel reciclado e papelão com uma gramatura mais alta. Utilize materiais naturais como opção para embalagens. Embalagens biodegradáveis que germinam: podem ser caixas, cartões, crachás, convites e uma gama de formatos que, ao invés de serem jogados fora, viram flores ou hortaliças. É só picar a embalagem, plantar e regar. Ampliação do portfólio de produtos: produção de sacolas, copos e canudos de papel personalizados para o cliente.

 

2- Tecnologia aliada ao mercado gráfico

Os meios de impressão digital e offset estarão cada vez mais integrados. Mesmo que os computadores, smartphones e outros gadgets facilitem o acesso às informações por meio da internet, muitas empresas vão continuar investindo em materiais impressos para chamar a atenção e se comunicar com o público. Invista na realidade aumentada para integrar as duas mídias e oferecer ao público uma experiência diferente. Atue com produtos mais atraentes, diferenciados e relevantes. Cabe ao mercado gráfico criar produtos e serviços que transformem o impresso em um complemento para o digital. A inteligência artificial (IA) será uma grande aliada ao setor gráfico por meio de impressoras inteligentes, com capacidade de reconhecimento de voz, tornando o processo de impressão mais ágil. Motivado pela economia, mudança de hábitos e a necessidade de personalização, a impressão digital vai ganhar ainda mais importância na indústria gráfica. A impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada a partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção. Esse crescimento expansivo das gráficas digitais é devido às inovações na tecnologia de jato de tinta, necessidades de tiragens menores e melhorias na velocidade e nos substratos.

 

3- Acabamentos e texturas diferentes

A textura da folha, o formato do corte, o verniz localizado, laminação e outros elementos gráficos, podem deixar os materiais impressos mais atraentes e instigantes, fazendo com que as empresas procurem mais por esses serviços nos próximos anos. A experiência proporcionada pelo material impresso pode ser uma oportunidade para se destacarem no mercado, e as chances de fazer com que a empresa seja lembrada pelo cliente por conta da sensação proporcionada, aumentam.

 

4- Formatos grandes

A comunicação externa é uma das grandes tendências do mercado de comunicação visual. Por isso, a impressão em grandes formatos é uma alternativa bastante rentável para os empreendedores que buscam uma melhor margem de lucro. As mídias impressas estão presentes ainda nas estratégias de marketing de grandes empresas.

 

5- Apelo sustentável

Outro fator importante é a questão do apelo sustentável que também precisa ser levado em consideração nos processos de impressão, com destaque para o descarte e o desperdício de materiais dentro do empreendimento. » A empresa gráfica como forma de apresentar sua preocupação ambiental e também denotar que é uma empresa socialmente justa pode buscar uma certificação que lhe conceda essa comprovação. » Uma das formas é buscar fornecedores de papel e outros itens utilizados na indústria gráfica, que seja detentor de alguma certificação nacional ou internacional, que assegure que as matérias-primas adquiridas são produzidas de forma ecologicamente correta e socialmente justa.

 

6- Embalagem instagramável

Além de proteger o produto e facilitar o seu consumo, as embalagens instagramáveis tem o intuito de oferecer uma experiência. A proposta deste tipo de embalagem é ter um desgin funcional, criativo e bonito, onde a estética é cada vez mais importante, devido a era das redes sociais. Muitas empresas estão apostando em embalagens instagramáveis, inovadoras, coloridas como forma de surpreender o cliente no momento do consumo visando fazer toda a diferença para ampliar a divulgação da marca.

 

Saiba mais sobre Indústria Gráfica aqui. 

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Sobre Thamiris Da Silva AlvesSebrae

Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.

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