Ter um cliente insatisfeito com uma compra que fez em seu estabelecimento pode causar prejuízos incalculáveis. Da mesma forma que um cliente fiel consegue trazer mais clientes para o seu negócio por meio da propaganda boca a boca, um cliente insatisfeito consegue expulsar até os que já são os seus clientes por meio de uma propaganda negativa.
Além disso, dependendo do seu negócio, seja em vendas de estrutura metálica para telhado, por exemplo, certamente existem outros que vendem os mesmos produtos e até pelo mesmo valor. O atendimento é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência. Como é algo feito por pessoas, não tem como ser copiado.
Como aplicar o atendimento consultivo?
A primeira coisa que você pode precisar para realizar um bom atendimento consultivo é treinar a sua equipe para isso. Ela precisa entender a importância desse atendimento e como utilizar as técnicas certas, no momento certo.
Alguns pontos para prestar um bom atendimento consultivo são importantes, como entender que a venda de um produto não faz parte apenas do setor de vendas, mas envolve todos os departamentos da empresa. Por exemplo, o setor de marketing de uma empresa de automação predial, certamente tem participação ao fazer com que o cliente chegue ao seu negócio para realizar a compra.
Trate os seus clientes como pessoas. Pode ser estranho ler isso, mas, em muitas situações, queremos tanto vender que nos esquecemos que estamos diante de uma pessoa que, assim como nós, possui necessidades.
Além disso, se ela foi ao seu estabelecimento, essa já é uma ótima oportunidade de criar confiança e credibilidade passando informações corretas, ainda que algumas não sejam tão positivas.
Investir no atendimento consultivo, sem dúvidas, é uma ótima forma de melhorar as suas vendas e alavancar o seu negócio. Crie um bom relacionamento com os clientes e eles o recompensarão por isso.
Demonstre que tem responsabilidade
Todos nós precisamos contratar serviços em algum momento. Quando você percebe que sua necessidade será suprida por uma empresa ou um profissional que tem responsabilidade e comprometimento, se sente mais satisfeito e seguro, certo? É esse sentimento que você deve transmitir aos seus clientes.
Esteja compromissado
Não basta parecer comprometido, é preciso realmente se dedicar ao projeto e dar o melhor de si. Não se engane: o cliente sabe quando você é esforçado e quando é apenas “papo”.
Lembre-se de que um trabalho bem-feito pode te render muitos outros. Para conseguir atingir e até superar as expectativas, mantenha-se atualizado e busque por qualificação e especialização constantemente.
Ofereça qualidade nos produtos
Comprar materiais certos e de boa qualidade é o que vai assegurar a satisfação de seu cliente a longo prazo. Afinal, não adianta entregar a obra no prazo, fazê-la com todo o esforço, se em poucos meses começaram a surgir problemas, como infiltrações, rachaduras e vazamentos.
Sendo assim, ainda que isso demande mais tempo e dedicação, pesquise sobre os materiais e a qualidade do produto, independente se for um purgador de vapor ou outros produtos. Verifique a qualidade que eles têm e invista em bons produtos.
Normalmente, ações simples impedem grandes problemas, como no caso da infiltração, em que a compra de uma boa lona já previne a situação e impede que sua credibilidade e reputação sejam afetadas por opiniões negativas sobre seu trabalho.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.