CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como potencializar resultados da sua marca no varejo online?

Como potencializar resultados da sua marca no varejo online?

Empreender é um sonho para uma parcela significativa da população. Em 2020, com uma pandemia em curso e a impossibilidade da materialização das lojas físicas, as opções para a abertura de negócios ficaram focadas no meio virtual, alternativa com maior potencial de vendas e propagação. Apenas ao longo deste ano houve um aumento de 40,7% na criação de lojas virtuais, que já são mais de 1,3 milhão registradas no país, de acordo com a 6ª edição do levantamento “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela PayPal, em parceria com a BigData Corp.

A alta demanda de lojas e negócios virtuais representa o aumento das possibilidades aos consumidores, que poderão analisar os serviços antes de efetuar as compras. Aos varejistas, cabe a reflexão sobre as formas de potencializar os resultados de uma marca no meio virtual e torná-la competitiva em meio à grande oferta de produtos similares.

Para especialistas, a resposta para essa dúvida gerada entre os empreendedores gira em torno de um conceito: a jornada do consumidor. O termo refere-se a toda ação realizada pelos clientes, como o desejo por uma mercadoria, pesquisa em buscadores gerais ou específicos, análise de preço e funcionalidades, checagem da reputação da marca, compra, experiência com a entrega e avaliação dos serviços prestados.

Deste modo, a estratégia principal é resolver esses pontos, de modo a prestar um trabalho de qualidade e eficaz. Em primeiro plano, no entanto, é importante trazer o consumidor para dentro do universo da marca, seja site, marketplace, e-commerce ou, simplesmente, uma loja virtual, por meio das redes sociais.

No caso dos sites, é preciso apostar em infraestrutura e design capazes de oferecer um catálogo de produtos organizado, com descrições informativas e com bom funcionamento em computadores, smartphones e tablets, para simplificar a jornada do consumidor. Para que a loja seja encontrada com facilidade nos buscadores, também é necessário investir em SEO. 

Enquanto em lojas convencionais as etapas de início e finalização de compra acontecem em um período, normalmente, curto de tempo, a jornada do consumidor é maior quando as transações são feitas de forma digital, já que existe o período entre a aquisição e o recebimento do produto. Deste modo, é importante que o estabelecimento invista em estratégias como atendimento personalizado, disponibilização de vários canais de dúvida e fortalecimento do serviço logístico para conseguir fidelizar os consumidores.

Ferramentas

No online, assim como nos negócios físicos, existem ferramentas que facilitam o trabalho e a organização de estoque e logística, como o PDV (Ponto de Venda), que auxilia no gerenciamento de estoque, abertura e fechamento de caixa e controle de trocas e devoluções de forma automatizada.

O recurso pode ser integrado ao sistema ERP (sigla para Enterprise Resource Planning), onde os gestores podem visualizar todos os processos da empresa de uma forma única, e com os dados armazenados em nuvem, com acesso rápido a todos que possuírem as credenciais de uso.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Debora RamosBoas respostas