Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como posso motivar meus funcionários a vender mais?

Como posso motivar meus funcionários a vender mais?

equipe_unida_500x500

Em momentos de crise, a sua equipe de venda deve estar muito bem preparada. Para isso, é preciso mantê-la capacitada e motivada para enfrentar a concorrência, atrair e conquistar novos clientes. Os vendedores devem conhecer bem o produto, o serviço e a concorrência. Mais que isso: devem ser verdadeiros consultores, apresentando soluções para os problemas do cliente.

Confira dicas para fazer seus vendedores aumentarem a produtividade:

1- Estabeleça objetivos

Acompanhe sua equipe com metas específicas, mensuráveis e atingíveis. Determine em qual período deve ser alcançada. Exemplo:

– Aumentar em x% o ticket médio de venda de uma linha nos próximos dois meses;

– Campanha de redução de estoque: reduzir em x% o estoque de determinado produto ou linha de produto a cada semana;

– Aumentar em x% a taxa de conversão (orçamento x pedidos fechados) nos próximos 30 dias;

– Efetivar a migração de X clientes para um pacote de serviços mais completo e de maior valor agregado para a empresa, no próximo trimestre.

2- Reforce as estratégias de marketing

O marketing deve apoiar as vendas. Neste sentido, divulgue a marca; tenha material promocional; mantenha canais de comunicação com o cliente; monitore o comportamento de compra, as preferências e tendências dos clientes; e analise e direcione estas informações para a equipe vendas.

3- Separe bem as tarefas

É comum em micro e pequenas empresas o proprietário fazer as vendas, a entrega e a cobrança. Porém, o ideal é dividir uma pessoa para cada área. Por exemplo, o vendedor não pode ser responsável por cobrar um cliente, pois futuramente não terá abertura para realizar novas vendas este consumidor.

4- Seja franco com sua equipe

Aproxime-se dos colaboradores com conversas francas sobre a situação do mercado e da empresa, e exponha sobre a necessidade de manter o faturamento e os negócios. Quando os colaboradores sentem que são valorizados, é comum contribuírem com sugestões, ideias inovadoras e com a busca de soluções. Cabe ao empresário criar o espaço para que as contribuições possam fluir por toda a empresa.

As empresas que não têm os seus colaboradores inteirados de todos os seus momentos – bons e não tão bons – terão mais dificuldade em tempos difíceis, pois quando eles não se sentem partes da empresa, ficam no aguardo de decisões, o que sobrecarrega o empresário.

5- Seja um líder

Liderar é fundamental para se atingir os objetivos da empresa, sendo fator de competitividade e crescimento dos negócios de sucesso! Nesse momento, o seu papel de líder é mais do que fundamental, é imprescindível. O líder deve, entre outras coisas, usar sua habilidade de influenciar pessoas a realizarem as ações necessárias para contornar a crise, usando uma comunicação que cause impacto positivo na equipe. Deve ainda promover a comunhão entre as necessidades e interesses da empresa e as necessidades e interesses da equipe. É uma posição delicada, que exige equilíbrio e discernimento.

Fonte: Alavanque sua empresa em tempos de turbulência, do Sebrae em SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Freeimages.com

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados