CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como planejar o controle financeiro do seu negócio?

Como planejar o controle financeiro do seu negócio?

Realizar um controle financeiro é uma das estratégias fundamentais para a vitalidade e a existência contínua de uma empresa financeiramente saudável e estável.

Por esse motivo, algumas instituições têm recorrido a empresas de automação industrial, com foco em redução de custos por meio da automatização de processos e assim, permitir que o capital de giro se mantenha positivo.

Lembrando que, efetuar um planejamento financeiro de um negócio que já existe ou até mesmo criar um empreendimento do zero não é fácil, até porque, o mundo está em constante modificação e quem não acompanha as mudanças acaba ficando para trás. 

Com isso, planejar um controle financeiro de uma empresa demanda tempo, paciência e muita atenção, pois um passo errado pode colocar toda a organização em risco.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como realizar um planejamento financeiro eficiente, para que sua empresa permaneça em desenvolvimento contínuo. Vamos lá?

Planejando estrategicamente

Para implementar um sistema de controle financeiro é necessário o planejamento primeiro, pois assim é possível atuar com o foco em melhorar os resultados financeiros, seja gerando mais lucros ou diminuindo os custos. 

Durante o planejamento é necessário estudar a empresa, para identificar os pontos críticos de produção, otimizar os processos industriais e criar estratégias de curto e longo prazo, visando melhorias na corporação.

Como em uma fábrica de filtro secador ar condicionado, em que o trabalho requer muito esforço braçal. Durante o planejamento é possível mensurar que implementar alguns equipamentos fará a produção aumentar, diminuindo o esforço excessivo da mão de obra.

Com o planejamento do controle financeiro é possível definir com clareza a missão e objetivos da instituição. Além disso, é durante esse planejamento que as metas organizacionais são estipuladas para apontar os caminhos de execução dos processos.

A partir disso, será possível analisar todas as vertentes do empreendimento, desde o chefe financeiro aos funcionários operacionais e assim, definir onde possui gastos indevidos ou onde deveria ser impulsionado mais capital, para melhorias.

Controle seu caixa

Esse passo é fundamental, pois o controle financeiro do seu negócio necessita de um acompanhamento regular dos números e dados da sua empresa. 

Ter controle da entrada e saída de dinheiro é essencial para que o empreendimento mantenha o fluxo positivo. E dessa forma, estará preparado para eventuais emergências e terá dinheiro para futuros investimentos.

Esse controle também evita saídas desnecessárias racionalizando os gastos necessários.

Como a implementação de um gerador de energia, por exemplo. Através dele, a empresa reduz o consumo elétrico por meio das operadoras de energia e evita o recebimento de multas por excessos. 

Busque o desenvolvimento

Ao buscar o desenvolvimento, as organizações costumam prestar mais atenção ao controle financeiro do empreendimento.

Até porque, para uma empresa que deseja um crescimento constante, ter capital de giro é fundamental, pois a partir dele é possível promover melhorias na organização, com foco no impulsionamento produtivo ou como investimentos.

De forma simplificada, planejar o seu controle financeiro vai ajudar o seu empreendimento a se desenvolver e promover a munição necessária para que esse desenvolvimento ocorra.

Sem contar que, com um bom planejamento, a empresa pode driblar possíveis imprevistos ou até mesmo, aumentar sua competitividade no mercado. Você já sabia a importância do controle financeiro?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga

Deixe um comentário