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Como planejar conteúdo para o seu canal no Youtube?

Como planejar conteúdo para o seu canal no Youtube?

Se a sua empresa quer fazer marketing em vídeo ou você quer aumentar sua área de influência na Internet, é necessário saber como planejar conteúdo para o seu canal no YouTube.

Afinal, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, tem o segundo maior buscador do planeta e uma audiência de 2 bilhões de pessoas, que assistem a 1 bilhão de horas de vídeos por dia.

Portanto, saber como planejar conteúdo para o seu canal no YouTube é essencial não só para usufruir dessa plataforma, como também se destacar em um meio tão concorrido.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Comece determinando sobre o que você quer falar e que tipo de canal quer ter

Existem algumas pedras fundamentais que devem ser definidas antes sequer de abrir uma conta no YouTube.

Mais precisamente, você deverá definir sobre o que falar e que tipo de canal você quer ter.

Por exemplo, imagine um influenciador que fale sobre o mundo fitness e exercícios físicos e uma academia de ginástica, cada um com o seu canal.

Tecnicamente, serão canais com o mesmo assunto. No entanto, os vídeos serão completamente diferentes. Não só em termos estéticos, de duração e edição, mas também de foco e estratégia.

O canal pessoal tende a ser mais íntimo e abrir espaço para uma série de ações. Já o canal corporativo pede por outros elementos.

Um canal de influenciador, por exemplo, abre espaço para uma miríade de assuntos que, normalmente, não se dialogam. Por exemplo, uma mesma pessoa pode falar sobre culinária, arrumar a casa e moda, caso ela tenha esses interesses.

Já um canal de empresa, no entanto, tem um foco um pouco mais restrito, embora também traga bons resultados.

Dessa forma, é essencial definir as pedras fundamentais do seu canal antes sequer de começar a pensar em planejamento de conteúdo.

Saiba como planejar conteúdo para o seu canal no YouTube de forma estratégica

Assim que você entender qual será o tipo de conteúdo que fará no seu canal e quais os temas serão tratados, é importante começar a pensar na sua curadoria de conteúdo de forma estratégica.

Na prática, será importante entender 3 elementos:

  • quem é o seu público;
  • como fazer a edição de vídeo online para o seu canal;
  • como conduzir o seu público pelo seu funil.

Isso significa que você precisará entender que tipo de público quer atrair para o seu canal. Quando entender isso, poderá estabelecer os principais temas, linguagem e até mesmo que tipo de recurso usar na edição de vídeo para deixar o conteúdo mais adequado.

Em seguida, será preciso entender para onde direcionar o seu público. A ideia é vender algo? Enviar para o site? Ou só mantê-los dentro do canal?

Essas perguntas ajudarão a compreender qual será a lógica de produção mais adequada para você.

Monte um calendário editorial com base em ideias evergreen e de tendência

Quando já tiver uma base boa de conteúdos planejados, será a hora de planejar um calendário editorial. Na prática, isso significa definir dias para publicação e a ordem do conteúdo.

No entanto, lembre-se de que um dos segredos de como planejar conteúdo para o seu canal no Youtube é dividir os vídeos entre materiais evergreen e de tendência.

Um vídeo evergreen é aquele que sempre será valioso para o seu público. Ou seja: você vai publicá-lo hoje e as pessoas ainda estarão pesquisando e vendo o vídeo em 2 ou 3 anos.

Já um vídeo de tendência é aquele que é feito para surfar na onda de algum assunto muito popular do momento.

Ambos são essenciais para o sucesso do seu canal e para angariar mais público e visualizações para você.

Use análise de dados para moldar a sua estratégia com o tempo

Você provavelmente conhece o canal Porta dos Fundos. Afinal, eles estão entre os mais populares do Brasil, chegando a ter fama internacional.

O canal conta com esquetes de humor criadas por grandes nomes do humor nacional, como Rafael Portugal, Fábio Porchat ou Gregório Duvivier.

No entanto, talvez você não lembre do fato de que o canal não começou assim. O Porta dos Fundos, no começo, era um programa inteiro de aproximadamente 30 minutos que era dividido em pequenas esquetes e tinha outros quadros no meio.

Com o tempo, no entanto, a equipe compreendeu que seria mais vantajoso fazer apenas as esquetes.

Isso foi percebido pela análise de dados da audiência e do comportamento do público. Não fazia sentido, por exemplo, manter uma estratégia que apenas parcialmente era bem-sucedida.

Essa é uma lição importante para quem quer saber como planejar conteúdo para o seu canal no Youtube.

Por isso, é importante analisar os resultados obtidos pela sua estratégia para traçar insights que permitirão otimizar o seu desempenho e ter mais sucesso com o seu canal.

E aí, aprendeu como planejar conteúdo para o seu canal no Youtube? Agora é só colocar a mão na massa para conseguir mais visualizações para a sua estratégia!

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

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