CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como pedir desculpas ao cliente

Crédito: Desculpas sinceras

O empresário americano Michael Michalowicz é especialista em empreendedorismo. Ele também apresenta um programa de TV nos EUA e escreveu o livro The Toilet Paper Entrepreneur, onde dá dicas para empresários.
Em seu blog, onde ele escreve sobre o tema do livro, ele listou uma série de dicas sobre um tema que nem sempre é tratado pelos empresários. “Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem dos seus clientes. Eles são o que faz seu negócio respirar. Quando você faz alguma besteira com algo (o que sempre acontece alguma hora), é sempre bom ter algumas cartas na manga, então guarde algumas dessas dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo”:
Fale agora – Quando você cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução ainda, fale pro seu cliente que você o contatará assim que a encontrar.
Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail – Erros podem resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails. Encontre seu cliente ou pelo menos telefone-o.
Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.
Assuma o erro – Reconheça que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.
Lamente sinceramente – Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido.
Valorize – Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.
O conserto – Conclusão, você precisa consertar as coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo de restituição.
Arranque a raiz – Depois que você resolver o problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso. Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca mais.
Versão brasileira do blog Saia do Lugar – www.saiadolugar.com.br

Fonte: Blog Empreendedorismo em Mato Grosso do Sul

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae