CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Como otimizar a gestão em escritórios de advocacia

Como otimizar a gestão em escritórios de advocacia

Você sabe como melhorar a gestão do seu escritório de advocacia? Se não, é hora de aprender, especialmente porque o mercado deverá ficar muito mais competitivo nos próximos anos.

Segundo o CNJ, o número de processos em tramitação em 2018 foi de 78,7 milhões. Com as previsões de que o número de advogados chegue a 2 milhões em 2023, o mercado se tornará muito mais competitivo.

Para poder sobreviver, seu escritório precisará de uma excelente estratégia de gestão para alcançar o melhor resultado possível, diminuir custos e ganhar uma margem de lucro maior.

Mas como fazer isso? É o que veremos a seguir. Para isso, siga a leitura!

Faça uma auditoria de processos dentro do seu escritório de advocacia

Imagine que você vai em um personal trainer e diz que gostaria de otimizar a sua forma física, ou seja: quer ficar mais magro e com mais músculos desenvolvidos.

Qual será o primeiro passo do personal trainer na sua opinião? Será que ele vai mandar você fazer 100 flexões diárias? Talvez ordenará alguns anabolizantes? Quem sabe mandará você comer um monte de alface?

Nenhuma das opções. O personal trainer enviará você para um médico para fazer uma checagem completa do seu corpo. Por quê? Porque para otimizar qualquer coisa, em primeiro lugar é preciso saber qual o estado atual daquilo que deseja otimizar.

Para otimizar a gestão do seu escritório de advocacia, você precisará em primeiro lugar entender qual a situação atual da sua atuação profissional. Mas como fazer isso?

A resposta é simples: uma auditoria jurídica completa para entender quais são os processos realizados na sua empresa.

Uma auditoria ajudará a entender como cada processo é gerido internamente, como o dinheiro do escritório é controlado, qual a taxa de inadimplência dos clientes e dezenas de outras informações que permitirão formar um mapa completo dos procedimentos do seu escritório.

Com base nisso, você perceberá gargalos de produtividade e outros pontos negativos que deverão ser consertados.

Comece a usar um software jurídico para o seu escritório

Uma das maneiras que ajuda a otimizar a gestão do seu escritório de advocacia é utilizar um software jurídico de qualidade para o controle dos processos judiciais da sua empresa.

Um programa para advogados é um pedaço de software que realiza funções e auxilia na gestão de processos de um escritório.

A utilização de um programa do tipo pode trazer resultados fantásticos para um escritório de advocacia que se sinta pesado e com baixa produtividade. O SAJ ADV, por exemplo, gera uma economia média de 20 horas por mês por cada advogado em um escritório, 74% maior garantia de prazos e 30% mais lucratividade para os escritórios que o utilizam em sua gestão.

O software consegue fazer isso ao utilizar Inteligência Artificial para realizar uma série de funções que exigem muito tempo se forem feitas manualmente (preenchimento de documentos, sugestão de tarefas e captura de desenvolvimento de processos no sistema do Judiciário), além de aplicar a computação em nuvem para tornar todos os documentos mais facilmente acessíveis aos advogados.

Estabeleça um método de gestão em seu escritório de advocacia

Além do uso de um software jurídico, é importante ter um sistema de gestão bem estabelecido em seu escritório de advocacia.

Um sistema de gestão é um conjunto de regras e conceitos que ajudam a desenvolver protocolos para conduzir os casos do seu escritório de maneira padronizada.

Existem muitas metodologias diferentes disponíveis no mercado, cada uma usando um conceito diferente. Por isso, vale a pena realizar uma pesquisa para encontrar qual delas fala mais com a sua ideia de trabalho e trará mais resultados para a sua empresa.

Monte métricas de desempenho no seu escritório de advocacia

Não importa quantos softwares jurídicos você possa usar ou quantos métodos de gestão poderá aplicar. Tudo será inútil se você não tiver como medir e acompanhar o desempenho do seu escritório de advocacia.

Por isso, estabeleça métricas importantes para poder acompanhar a gestão da sua empresa e propor as melhores ações possíveis para otimizar seu sistema atual.

Dentre as métricas mais importantes para um escritório de advocacia, estão elementos como:

  • número de leads;
  • taxa de conversão de clientes;
  • casos abertos;
  • casos encerrados;
  • taxa de vitórias;
  • taxa de inadimplência de clientes;
  • tempo médio de cada processo;
  • tempo médio de cada advogado.

Essas métricas ajudarão a dar uma ideia do funcionamento do seu escritório e identificar problemas. Depois, basta usar o método científico para propor mudanças e notar os resultados obtidos para entender o que ajuda e o que atrapalha o seu escritório.

Analise as métricas continuamente para otimizar a gestão

Muitos gestores imaginam que o processo de otimização de gestão do seu escritório de advocacia é feito uma única vez. É algo que fazemos e depois podemos deixar para lá.

Essa impressão está errada. Um bom escritório de advocacia precisa estar sempre monitorando o seu desempenho e sempre testando novos recursos para encontrar resultados cada vez melhores.

Só dessa maneira é possível crescer e ter sucesso em um mercado altamente competitivo e que não perdoa falhas dos seus atores.

Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil otimizar a gestão do seu escritório de advocacia. Assim, seu escritório irá se destacar no mercado e poderá competir de frente com outros profissionais do segmento.

O que achou das nossas dicas? Conte pra gente em um comentário abaixo!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Diego AndradeNovo na comunidade