Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como o software pode auxiliar no recrutamento e seleção

Como o software pode auxiliar no recrutamento e seleção

A tecnologia presente no dia a dia de empresas de diferentes segmentos, como uma fábrica de bisnaga de plástico, vêm tornando os processos de rotina muito mais simples, otimizando o tempo e a energia dos colaboradores de um empreendimento.

Dessa forma, é importante saber escolher quais são os softwares ideais para cada um dos departamentos do seu negócio. E quando falamos de recrutamento e seleção, muitas dúvidas acabam sendo geradas. Com isso em mente, confira neste conteúdo, como essas ferramentas podem auxiliar sua empresa nesse processo!

Como funciona o processo de recrutamento e seleção

O processo conhecido como recrutamento e seleção se define a partir do planejamento de atividades e da elaboração de uma vaga de emprego. Assim, o setor de Recursos Humanos (RH) consegue selecionar os profissionais mais aptos e eficazes para atuar em determinada oportunidade.

Sendo assim, para garantir que esse planejamento ocorra da melhor forma possível, o recrutamento e seleção deve seguir algumas etapas, independentemente do segmento de seu negócio, como uma empresa de manutenção de geradores. Confira algumas delas a seguir!

  • Definir as necessidades do seu negócio, indicando requisitos, atribuições, competências e mais;
  • Divulgar a vaga em diferentes plataformas (redes sociais e sites de vagas);
  • Criar uma triagem de currículos, analisando habilidades técnicas e diferentes experiências profissionais de cada um dos candidatos;
  • Realizar uma primeira análise do perfil e uma entrevista prévia;
  • Aplicação de testes técnicos (conhecimentos gerais, língua portuguesa, língua inglesa, etc);
  • Entrevista final com o gestor do departamento da vaga;
  • Contratação do colaborador;
  • Feedback positivo e negativo para os demais candidatos.

Quando utilizar o software de recrutamento e seleção

Voltados para facilitar a vida do recrutador, os softwares de recrutamento e seleção podem digitalizar vagas, gerenciar o volume de processos e armazenar bases de currículo, além, é claro, de auxiliar na seleção do candidato ideal.

Pensando nisso, confira alguns tópicos onde a ferramenta de recrutamento e seleção pode auxiliar o RH do seu negócio logo abaixo!

Candidatos qualificados

Ao permitir que a candidatura para uma vaga seja feita através de uma plataforma digital, o software de recrutamento e seleção pode realizar uma certa triagem a partir das competências técnicas dos candidatos e o perfil comportamental, realizado em testes online. Sendo assim, você economiza tempo da sua equipe, diminuindo também os possíveis erros na contratação.

Histórico de candidatos

O histórico automatizado de cada um dos candidatos evita possíveis erros, como uma mesma pessoa se apresentar duas vezes para o mesmo gestor. Afinal, contar com o fato do recrutador lembrar de características e informações individuais de cada profissional se torna um grande tiro no pé.

Além disso, a partir do banco de informações do software de recrutamento e seleção, é possível armazenar as informações de excelentes candidatos que não foram aprovados neste momento. Assim, você terá um grande banco de talentos para futuras oportunidades profissionais.

Fonte de candidatos

Ao receber um grande número de candidaturas para uma certa vaga, é muito difícil entender qual a principal e melhor fonte de candidatos, não é mesmo? Portanto, com um software específico, é possível entender quais são as origens dos currículos enriquecidos. Dessa forma, você saberá os melhores meios, acelerar esse processo de seleção e onde cortar custos.

Mantenha o processo em um único lugar

Mantendo seu software sempre atualizado, sendo uma plataforma completa com todo o histórico de contratação, fica muito mais fácil tomar decisões em cada uma das etapas. Além disso, por conta dessa praticidade, fica fácil enviar o feedback para outros candidatos não aprovados.

Otimização do processo

Como dissemos, independentemente da área do seu negócio, como uma empresa especializada na locação de elevador de carga ou uma agência de publicidade, os softwares de recrutamento e seleção facilitam o dia a dia deste departamento.

Facilitando a visualização de informações e a tomada de decisão, os processos se tornam mais otimizados e o tempo gasto pela equipe é reduzido de maneira significativa.

Agora que você já sabe quais as vantagens de se apostar em um software no setor de recrutamento e seleção, que tal escolher qual a melhor opção de ferramenta para sua empresa? Faça uma pesquisa das melhores soluções e facilite o dia a dia deste departamento em seu negócio, além de garantir os melhores profissionais para suas vagas!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados