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Como montar um negócio de banho e tosa: passo a passo

Como montar um negócio de banho e tosa: passo a passo

Como montar um banho e tosa: passo a passo

Sabia que com apenas R$ 30 mil você já pode montar um serviço de banho e tosa?
Montar um banho e tosa é bem simples.

No entanto, se você começar esse processo sem planejamento e organização, a sua chance de ir à falência é grande.

O valor a ser investidor depende apenas de você.

Se começar pequeno, poderá dar incío ao negócio com algo em torno de R$ 30 mil, mas se quiser caprichar, o investimento pode chegar a mais de R$ 100 mil.

CURSO BANHO E TOSA

 

No entanto, cuidado.

No Brasil, 6 de cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de vida, segundo o Sebrae.

Isso significa que o brasileiro não possui todas as habilidades necessárias para começar um negócio do zero e levá-lo ao sucesso.

Há quem acredite que ter dinheiro é a coisa mais importante para empreender. Isso não é verdade.

Conhecimento é o fator mais importante. E é isso que vamos compartilhar com você neste texto.

Acredite, você já está em vantagem por estar lendo esse artigo e se preparando.

Leia até o final para saber como montar um banho e tosa do zero, quais equipamentos comprar, funcionários que deve contratar e claro, como divulgar o seu negócio e atrair mais clientes.

Fique atento!

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final do texto.

Boa leitura para você!

Veja como NÃO montar um banho e tosa!

A primeira informação que você precisa saber quando está abrindo um negócio, é se de fato ele possui boas chances de crescimento.

Ou seja, pesquise quais as próximas tendências e se ainda há espaço para atuar nele. Investir em um mercado saturado sem um grande diferencial é abrir um negócio com prazo para ser fechado.

Portanto, para te auxiliar criamos um post somente sobre isso! Para saber mais informações sobre o mercado pet, acesse nosso infográfico clicando aqui.

Antes de mostrar como montar um banho e tosa completo, precisamos alertar você sobre os erros mais comuns a serem evitados. Se você deseja aumentar suas chances de sucesso, fique atento a essas dicas:

Evite começar muito grande

Quem não quer ter o melhor pet shop com banho e tosa da cidade? No ponto mais movimentado e com os melhores equipamentos?

Um dos segredos do sucesso nos negócios é começar pequeno.

‘Dê o passo de acordo com o tamanho da sua perna’.

É melhor começar um negócio pequeno e crescer conforme a necessidade do que abrir uma grande empresa e ter de cortá-la pela metade depois.

Não quer dizer que você precise fundamentar todas suas decisões com base no preço. Procure sempre pelo melhor custo-benefício e expanda sua estrutura de acordo com a procura dos clientes.

Não tenha pressa

Ninguém começa grande. Então, seja paciente. Provavelmente você não acertará de primeira. O segredo aqui é não se desesperar.

Muitas pessoas, nesse momento, começam a mudar o negócio inteiro de uma vez. Duas coisas podem acontecer: você piorar a situação ou melhorar e não saber quais das mudanças deram certo.

Faça uma mudança por vez e analise o que está dando certo. Gerir uma empresa também é uma atividade de autocontrole.

Não seja igual aos concorrentes

Concorra apenas consigo mesmo. No começo, você pode e deve analisar os seus concorrentes, mas não para imitá-los em tudo.

Se você for bem-sucedido nisso, terá apenas um serviço idêntico a milhares.

Veja principalmente quais são suas maiores falhas e crie um negócio completamente novo na cidade.

Descubra como montar um banho e tosa com pontos fortes que ninguém mais tem.

Passo a passo para montar um banho e tosa lucrativo
tosa e banho completo
Saiba como montar um banho e tosa completo do zero.
Descubra a estrutura básica, equipe e equipamentos que você precisa para participar desse lucrativo mercado.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

 

Ponto de Venda

A primeira coisa a se avaliar é aonde sua loja irá se estabelecer, e isso pode terminar o futuro do seu negócio.

Procure saber se há movimentação de pets naquela região, de quem são os concorrentes e se de fato os consumidores da área seriam receptivos para sua loja. E não há modo de saber isso se não for por pesquisa de mercado.

Com esses dados, você pode alocar o melhor lugar para montar sua pet shop.

Após ter o local determinado, é o momento de deixar ele alinhado com a sua marca e com o que você pretende comunicar.

Aqui você pode saber mais sobre como montar o ponto de venda ideal.

Equipamentos

Como toda empresa, os equipamentos profissionais certos podem salvar o tempo do seu time e claro, do seu cliente que terá de esperar menos para receber o seu amigo de estimação tosado e cheiroso.

A nossa dica é, primeiro monte uma estação de banho e tosa. Ela será o seu teste e com base na sua experiência, saberá se deve investir nas mesmas marcas nas próximas.

Iremos listar aqui, alguns dos equipamentos fundamentais para iniciar o seu negócio:

Tanque;
Soprador (recomendamos a Kyklon);
Secador;
Máquina de tosa profissional;
Gaiolas;
Mesa de tosa com girafa;
Tesouras;
Toalhas;
Pentes;
Escovas;
Cortadores de unhas; e
Pinças para limpeza de ouvidos.

Ter bons equipamentos é imprescindível para a produtividade e qualidade. Pode apostar, esse não é o momento de pensar apenas em preço.

Se você deseja aprofundar mais sobre todos os equipamentos necessários, acesse nosso check-list completo.

Equipe

Bons equipamentos não trabalham sozinhos. Eles precisam de uma equipe capacitada para operá-los e trazer os lucros.

A sua equipe deve ter muita paciência e profissionalismo. Além, de algo muito importante: o amor pelos animais.

Então, se não puder pagar bem pelos profissionais mais experientes, invista em pessoas com força de vontade e treine até que sejam os melhores no que fazem.

Muitas pet shops, principalmente aquelas que possuem o foco na venda de serviços, apostam na ideia de comissionamentos, ou propor metas e recompensar o seu time quando bater os objetivos.

Geralmente, os funcionários ganham um salário fixo que podem variar de R$900 a R$1200,00.

Mas, se você decidir inserir um incentivo financeiro, pode comissionar em torno de 2 a 2,5% sobre o serviço executado pelo profissional.

Isso o auxiliará a efetuar mais serviços, e com isso, os dois lados (empresa-funcionário) saem ganhando.

Produtos e serviços a serem ofertados

Bom, agora que você já determinou o lugar e ele está equipado e com os devidos funcionários, está na hora de pesquisar quais serviços e produtos podem ser oferecidos aos clientes.

A ideia de um negócio não é comprar tudo que o fornecedor lhe oferece em grande quantidade e colocar na sua loja e esperar que os produtos se vendam.

Você precisa pesquisar e saber quais são os produtos mais vendidos do mercado, as marcas preferidas pelos clientes, entre outros. Produto parado no estoque significa também dinheiro parado.

Já para aqueles que possuem o foco em serviços, a ideia é a mesma. Saber quais são aqueles que agradam mais seu cliente, o que ele busca quando procura você para atender seu pet.

Aqui você pode encontrar alguns dos principais serviços oferecidos nas pet shops. Além disso, saber o preço correto a cobrar a partir do custo exato que você possui pode determinar o seu sucesso a curto prazo. Portanto, fique atento e aprenda a calcular o preço de venda correto.

Estude muito!

O conhecimento em gestão é essencial. Não basta apenas gostar de animais e saber vender ou fazer serviços.

Agora você está adquirindo uma empresa.

Sendo assim, deverá saber administrá-la de maneira adequada.

E por isso estamos aqui para te ajudar. Para os mais iniciamos, temos uma dica excelente: sobre os cinco pilares de gestão de uma pet shop.

Para além disso, busque sempre estar se aperfeiçoando, busque empresas que dão os melhores cursos para pet shops do mercado, tanto para você quanto os seus funcionários.

Se manter atualizado é imprescindível para ser competitivo no mercado atual.

Marketing de banho e tosa

Equipamentos e equipe são metade da sua empresa. Eles representam a qualidade do seu serviço.

A outra metade do seu negócio é o que os clientes acham da sua marca.

Como assim? Se as pessoas acharem que seu banho e tosa é o melhor da cidade, ele será.

Para trabalhar essa expectativa, você precisa ter uma boa propaganda de pet shop.

Hoje em dia, o seu marketing pode ser realizado praticamente de graça. Você só precisa ter um smartphone e internet.

Crie uma página no Facebook e um Instagram para o seu negócio. E poste fotos e vídeos sobre como vocês trabalham. Foque sempre na qualidade, e não em promoções.

Faça transmissões ao vivo mostrando o passo a passo para fazer um banho e tosa e se tiver algum dinheiro para investir, aplique algumas dezenas de reais para que mais pessoas vejam o seu conteúdo.

Isso deve atraí-las e reforçar a sua imagem como empresa de qualidade em seu segmento.

Considerações Finais: Dica bônus

Cuidar de um banho e tosa pode ser complexo.

O gestor de pet shop precisa ter em mente que o seu negócio deve funcionar como uma máquina. Mesmo que ele não tenha a memória de um computador.

A solução perfeita é contar com um sistema de gestão de banho e tosa. Esse programa manterá você informado em tempo real sobre tudo o que está acontecendo na sua empresa.

Produtos que devem ser comprados, performance dos seus colaboradores e o mais importante: o histórico dos seus clientes.

Imagine poder abordar clientes que não voltaram há mais de 30 dias? Pode ser a diferença entre um mês com prejuízo ou lucro.

Com um sistema de gestão de pet shop você estará no controle do seu negócio. Saiba todas as funções e benefícios de contar com essa ferramenta lendo esse outro artigo completo.

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo.

Obrigado por ler até aqui!

 

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