O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, empreendedores que desejam se aventurar neste mercado, precisam adotar estratégias eficientes para que sua empresa sobreviva e se desenvolva, seja ela uma distribuidora de martelete demolidor, ou uma loja de roupas.
Essas estratégias devem ter como objetivo a atração do público-alvo, afinal, o sucesso de um negócio sempre irá depender de como ele é visto no mercado pelo consumidor.
Para elaborar estratégias adequadas, é preciso em primeiro lugar elaborar o funil de vendas.
Neste texto iremos falar sobre o que é exatamente um funil de vendas e como montá-lo. Fique conosco e acompanhe.
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas pode ser definido como a representação de um modelo estratégico que mostra o percurso do cliente, desde o momento que ele tem o primeiro contato com uma empresa, até o momento da compra do produto ou serviço desta empresa.
O funil ilustra as etapas e gatilhos para dar o suporte necessário ao cliente conforme a etapa em que ele se encontra com o intuito de atraí-lo a realizar uma ação.
O funil de vendas é composto por três etapas:
- Topo de funil: nesta etapa de funil o visitante descobre que tem um problema a ser resolvido quando acessa o conteúdo de sua empresa, problema que até então, era desconhecido por ele.
Uma empresa fabricante de placa de circuito impresso, por exemplo, nesta fase de funil proporciona ao cliente conteúdos informativos como e-books que podem ser enviados ao cliente após ele preenche um formulário com seus dados e passa a ser um potencial cliente;
- Meio de funil: nesta fase de funil o potencial cliente está buscando resolver seu problema. A função da empresa é apresentar dicas relacionadas ao seu produto ou serviço para que o potencial cliente amadureça a idéia para um próximo passo;
- Fundo de funil: nesta etapa do funil o possível cliente já está predisposto a consumir o seu produto ou serviço. Portanto, é o momento de investir na abordagem para venda. Em suma, o funil fecha quando o cliente passa de potencial cliente para cliente que comprou o produto de sua empresa.
Como montar um funil de vendas?
- Mapeie a jornada de compras: é importante definir a persona de sua empresa, ou seja, o perfil do seu cliente com características, hábitos,interesses e necessidades. Para isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado ou um questionário junto ao público.
A identificação da persona proporciona informações valiosas sobre a jornada de compra e as preferências deste cliente.
Uma empresa de embalagens plásticas, por exemplo, tem um perfil de cliente que tanto pode ser pessoa física, quanto jurídica e descobrir seu perfil ajuda tanto nas ações de marketing, quanto nas ações de venda;
- Defina as etapas dos processos de venda: as etapas do processo de venda são para visitantes, potenciais clientes, oportunidades e clientes. Essas quatro etapas precisam estar bem claras. Com isso, é possível definir as estratégias adequadas;
- Otimize e escale o funil de vendas: é importante que este funil de vendas possa ser sempre utilizado. Claro, que pode ser necessário em algum momento adotar novas estratégias, revisar e ajustar algo.
Para que o funil seja escalável, de fato, é importante focar na produtividade e eficiência, reduzindo o ciclo de vendas e aumentando a taxa de conversão.
O funil não é um modelo engessado, embora o ideal seja que ele tenha uma estrutura escalável, mas aperfeiçoar é sempre necessário.
Nosso post sobre funil de vendas foi útil para você? Compartilhe-o nas redes sociais e continue acompanhando nossas postagens.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.